DINÂMICA: PARA ENTRAR NO TEMA, FAREMOS A BRINCADEIRA DA HISTÓRIA A SER COMPLETADA. EU COMEÇAREI COM A FRASE “ERA UMA VEZ...” E UM PEDACINHO DE HISTÓRIA. O PRÓXIMO DEVERÁ ACRESCENTAR UMA FRASE À HISTÓRIA, ATÉ CHEGAR AO ÚLTIMO.OBJETIVO: MOSTRAR QUE, NOSSAS AÇÕES, NO CENTRO ESPÍRITA, DEPENDEM, COMPLEMENTAM, INTERAGEM, SOCIALIZAM-SE ÀS AÇÕES DE NOSSOS COMPANHEIROS DE IDEAL. PORTANTO, DEVEREMOS ESTAR ATENTOS PARA QUE TODAS AS NOSSAS AÇÕES SE COMPLEMENTEM PARA O BEM DA TAREFA, SE HARMONIZEM PARA O BEM DE TODOS.
TEORIA: BASEADA NAS QUESTÕES 798 A 800 DO LIVRO DOS ESPÍRITOS, LIVRO DOS MÉDIUNS, CAP. XXIX, ITEM 334 A 342
EVANGELHO DE MATEUS, CAP. 18 VERSÍCULO 20, EVANGELHO DE MATEUS, CAP. 9 VERSÍCULO 37.
LIVRO EDUCANDÁRIO DE LUZ (EMMANUEL) – CAP.: NO GRUPO ESPÍRITA.
REFERÊNCIA PRÁTICA: HISTÓRIA A FORÇA DO EXEMPLO QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR ILUSTRADA NESTE POST ANEXO1
ATIVIDADE: BASEADA NA LIÇÃO “NO GRUPO ESPÍRITA” (EMMANUEL) DO LIVRO EDUCANDÁRIO DE LUZ.
OS JOVENS RECEBERÃO A MENSAGEM PARA FAZEREM UMA REFLEXÃO. NA FOLHA SEGUINTE, ESTARÁ UMA CASINHA DESENHADA, DIVIDIDA EM PARTES ONDE ESTARÃO ESCRITAS ALGUMAS FRASES DA LIÇÃO. OS JOVENS DEVERÁO COLORIR AS PARTES QUE JA CONSIDERAM EDIFICADAS NELES MESMOS.
VOCÊ PODE ENCONTRAR, TAMBÉM UMA SUGESTÃO DE DOBRADURA ANEXO2
ANEXO1
ANEXO2
Não é bonitinho?
Já fiz com praticamente todas as idades.
Originalmente fiz essa mesma dobradura com o tema LAR, com um texto diferente, claro. Aí, fiz um mural enorme com ruas, árvores, céu azul... Todo decoradinho, e cada criança colava lá o lar que fez. Eu finalizei dizendo que, se aprendermos a viver bem, em paz e harmonia em nosso lar, a sociedade será melhor, porque ela é formada por vários lares. Foi muito bom!
Acho, inclusive, que pode caber em vários outros temas, mudando-se o enfoque e o texto!
Use sua criatividade e modifique conforme as necessidades de suas crianças.
TEORIA: BASEADA NAS QUESTÕES 798 A 800 DO LIVRO DOS ESPÍRITOS, LIVRO DOS MÉDIUNS, CAP. XXIX, ITEM 334 A 342
EVANGELHO DE MATEUS, CAP. 18 VERSÍCULO 20, EVANGELHO DE MATEUS, CAP. 9 VERSÍCULO 37.
LIVRO EDUCANDÁRIO DE LUZ (EMMANUEL) – CAP.: NO GRUPO ESPÍRITA.
REFERÊNCIA PRÁTICA: HISTÓRIA A FORÇA DO EXEMPLO QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR ILUSTRADA NESTE POST ANEXO1
ATIVIDADE: BASEADA NA LIÇÃO “NO GRUPO ESPÍRITA” (EMMANUEL) DO LIVRO EDUCANDÁRIO DE LUZ.
OS JOVENS RECEBERÃO A MENSAGEM PARA FAZEREM UMA REFLEXÃO. NA FOLHA SEGUINTE, ESTARÁ UMA CASINHA DESENHADA, DIVIDIDA EM PARTES ONDE ESTARÃO ESCRITAS ALGUMAS FRASES DA LIÇÃO. OS JOVENS DEVERÁO COLORIR AS PARTES QUE JA CONSIDERAM EDIFICADAS NELES MESMOS.
VOCÊ PODE ENCONTRAR, TAMBÉM UMA SUGESTÃO DE DOBRADURA ANEXO2
ANEXO1
A FORÇA DO EXEMPLO
ILUSTRAÇÃO Nº 1
José do Espírito Santo, modesto espírita de Nilópolis, Estado do Rio, falava à porta do Centro, a pequeno grupo de amigos:
– Sim, meus irmãos, a caridade é a maior bênção...
ILUSTRAÇÃO Nº 2
Nisso, passam dois estudantes, ouvem breves trechos da palestra e avançam conversando:
– Você ouviu? Todo espírita é só “fachada”!
– Realmente. Fazem as coisas “para inglês ver.”
ILUSTRAÇÃO Nº 3
Logo depois, os rapazes deparam com infeliz mendigo. Pálido e doente. Sem paletó. Camisa em frangalhos. Pele à mostra.
A tiritar de frio, estende-lhes a mão magra.
Um dos estudantes dá-lhe alguns centavos.
Notam, então, que José do Espírito Santo vem vindo sozinho, pela rua. E um deles diz:
– Olhe! Lá vem o “tal”! Aposto que não dará nada a esse homem.
– Sim. Vamos ver. Afastemos um pouco, senão ele vai querer “fazer cartaz.”
ILUSTRAÇÃO Nº 4
Os dois jovens ficaram escondidos na esquina, um pouco adiante.
O pedinte roga auxílio.
José chega junto dele e o abraça, fraterno.
Em seguida, apalpa os bolsos e exclama:
– Infelizmente, meu amigo, estou sem um níquel...
Os jovens entreolham-se, rindo... Um deles recorda:
– Não lhe disse?
ILUSTRAÇÃO Nº 5
O espírita condoeu-se, vendo a nudez do homem que tremia de frio. Deitou um olhar em torno para ver se estava sendo observado.
Sentiu a rua deserta.
Num gesto espontâneo, tirou o suéter e, em manga-de-camisa, vestiu-o no companheiro boquiaberto, mas encantado.
A seguir, disse com simplicidade:
– Meu amigo, é só isso que tenho hoje. Volte aqui mesmo amanhã.
E apressou o passo para frente, enquanto o necessitado sorria, feliz.
ILUSTRAÇÃO Nº 6
No outro dia, os dois estudantes entravam no templo espírita, motivados pelo exemplo do espírita.
Obs: Para abrir as figuras em tamanho maior, basta clicar em cima delas.
ANEXO2
á usei essa dobradura para finalizar aula sobre o centro espírita. Você vai seguindo o roteiro, falando com as crianças enquanto faz e ensina a dobradura. E vira, ainda, a lembrancinha pra levar pra casa!
O roteiro é o seguinte, conforme a numeração que você pode ver na figura:
Um dia Allan Kardec, que foi o codificador do Espiritismo, ao ver que os espíritos respondiam suas perguntas, resolveu juntar todas as perguntas e as respostas e escreveu um livro chamado O LIVRO DOS ESPÍRITOS (1). E este livro falava de coisas muito importantes. Falava de Deus, de Seu amor e justiça, da Imortalidade da Alma, da Reencarnação, da Vida dos Espíritos... (2). Quando as pessoas liam, era como se uma JANELA em suas almas se abrissem (3) para uma nova realidade. Então, Allan Kardec ficou tão feliz com tudo o que os espíritos falaram que resolveu procurar um lugar para começar a colocar tudo aquilo em prática. Um lugar onde houvesse carinho compartilhado e oportunidades de servir, onde se pudesse aprender lições importantes, motivando nossa inteligência. Um lugar onde pudéssemos exercitar todos as virtudes que nos conduzem à felicidade e onde a felicidade tivesse chance de nascer, como o Sol. Só que ele descobriu que era preciso construir esse lugar, com seus sonhos (4), com seus sentimentos, com sua dedicação (5), com pequenos gestos de atenção. E ao construí-lo... compreendeu o que ele era. Era o CENTRO ESPÍRITA.
Não é bonitinho?
Já fiz com praticamente todas as idades.
Originalmente fiz essa mesma dobradura com o tema LAR, com um texto diferente, claro. Aí, fiz um mural enorme com ruas, árvores, céu azul... Todo decoradinho, e cada criança colava lá o lar que fez. Eu finalizei dizendo que, se aprendermos a viver bem, em paz e harmonia em nosso lar, a sociedade será melhor, porque ela é formada por vários lares. Foi muito bom!
Acho, inclusive, que pode caber em vários outros temas, mudando-se o enfoque e o texto!
Use sua criatividade e modifique conforme as necessidades de suas crianças.
0 comentários:
Postar um comentário