FÉ RACIOCINADA III



Palestra FÉ RACIOCINADA
Hoje eu vou contar pequenos fragmentos de vida de alguns garotos:

Vamos começar pelo Pedro – 01 ano
O Pedro, apesar da pouca idade, já está ficando mal acostumado com alguns sabores. Ele gosta do leite com bastante açúcar e sistematicamente tem rejeitado papinhas que contenham legumes.
Após a consulta médica de rotina sua mãe foi  orientada para diminuir a quantidade de açúcar em seu leite e deixa-lo passar um pouco de fome e insistir na papinha de legumes, e assim ela fez.
Pedro faz birra, cospe o leite e a papinha fora e no fundo deve se achar injustiçado, não entendendo sua mãe.

Mas o Pedro tem um irmão Leonardo – 06 anos.
Leonardo que já passou por uma fase semelhante à do Pedro é um menino forte, cheio de vida e acaba de ganhar uma bicicleta de seu pai.
Seu pai tenta que ele ande sem as rodinhas. O incentiva dizendo: Firme, comece a pedalar  segurando forte o guidão que você não cai.
Mas o pai, sabendo que por medo, se Leonardo cometer um vacilo poderia cair, corre atrás (sem que o Leonardo saiba) para se for preciso segura-lo.
Mas Leonardo trava. Seu medo é maior.

Lucas – 17 anos Vizinho dos irmãos Pedro e Leonardo.
Lucas se desespera, briga com seu pai, se tranca no quarto. Triste, se considera injustiçado, não entende porque todos os seus amigos já podem dirigir, alguns tem motos , mas seu pai não permite que ele pegue o carro antes de tirar a habilitação, nem facilita sua vida para que ele ande de motocicleta.

Poderíamos contar uma infinidade de casos aqui que apesar de aparentemente diferentes, tem o mesmo pano de fundo. E vocês perguntariam:
- Qual a conexão entre um bebê manhoso, um menino medroso e um adolescente revoltado?
Eu diria: A visão embaçada, a falta de conhecimento da realidade, a presunção (filha do orgulho) e principalmente a falta de fé.
E diria mais: Eu você, todos nós continuamos tendo 01, 06 e 18 anos em nossas vidas. Continuamos cometendo EXATAMENTE os mesmos erros.

Hoje mais maduros: Qual conselho  daríamos para o Pedro?
- Querido, entregue sua vida para sua mãe. Faça o que ela determina e tudo correrá bem. Ela te ama e está cuidando de você, afinal, você ainda não sabe se cuidar sozinho.
Diríamos para o Leonardo: Garoto- solte sua vida nas mãos de seu pai. Ele nunca deixará você se machucar. Confie na sua força e competência que irá se equilibrar na bicicleta, mas acima de tudo, tenha fé no seu pai.
E ainda aconselharíamos o carrancudo Lucas: cada coisa a seu tempo. A paciência é uma grande virtude. Mas se você não conseguir entender os motivos da espera, espere mesmo assim. Entregue esse tempo ao seu pai, até porque você tem dois caminhos. Ficar trancado no quarto chorando ou ir para a vida a pé, mas feliz... Porque o carro você não vai pegar mesmo.

Pedro, Leonardo e Lucas, acreditavam saber o que era melhor para eles.
Pedro, Leonardo e Lucas, não acreditavam que seus pais queriam e faziam o melhor para eles.

Alguém aqui se identifica com os garotos?

Vamos começar com uma  perguntinha básica: Os pais (humanos , consequentemente cheios de erros), que ainda não conhecem o amor incondicional e todas as leis da natureza, querem o bem para seus filhos, certo?
DEUS, o Pai que é o próprio Amor o que faz pelos seus filhos?

Então vai a pergunta:
Você acredita em DEUS?
- Claro, rezo para ele todos os dias. Ontem mesmo eu pedi que Ele me curasse da diabete.
E você está certa que o melhor para você, nesse momento é conseguir a cura?
E se você ainda não aprendeu o que precisava com a doença? E se você ainda não mudou seus sentimentos de amargor que se somatizou na doença?
Não seria melhor pedir: Senhor, me de lucidez para entender o porquê dos meus problemas, força para mudar aqueles que eu  posso e resignação para enfrentar os que não posso mudar?


Vamos nos colocar no lugar do Pedro:
Se ele não tem fé que sua mãe sabe o que é melhor ele vai pedir. Mãe me dê apenas balas e doces, não permita que eu coma essas coisas desagradáveis.
Leonardo: - Pai, Não me torture mais, deixe-me andar para sempre com as rodinhas. Não me deixe enfrentar meus medos.
Lucas: - Ó Pai amantíssimo. Deixe-me pegar o carro e bater no primeiro poste....


NÓS SOMOS CRIANÇAS.
E o nosso crescimento. Seremos eternamente crianças?
força da dupla(nós e Deus)  para andarmos de bicicleta e provar ( para nós mesmos - para Ele não precisa)



Um dia um pai desesperado levou seu filho a JESUS:
“ Senhor, tem compaixão de meu filho que é lunático. As vezes cai no fogo , outras na água e tendo levado aos seus discípulos eles não o puderam curar”.
E Jesus respondeu:
“- Ò geração incrédula, até quando hei de estar convosco?Trazei-o. E Jesus expulsou o demônio curando imediatamente o rapaz.
Os discípulos perplexos o chamaram em particular:
-“Jesus, Por que não pudemos nós lança-lo fora?”
E  Ele respondeu: - “ Por causa da vossa pouca fé. E lhes digo. Se tiveres a fé do tamanho do grão de mostarda direis a esse monte: passa daqui para lá e de lá para cá. E nada vos será impossível.”


Jesus nos ensinou que com a fé e a perseverança, transportamos as montanhas do desespero e da dor.

VOCE TEM FÈ em Deus? Ou Acredita em Deus?

Eu não acredito em Deus(poderia deixar de acreditar). EU SEI QUE ELE EXISTE! E que faço parte Dele e ele de mim. Isso é mais que simplesmente acreditar.
E o dia que realmente tivermos essa fé, nada nos abalará.
Doenças , mortes, perdas financeiras, e daí?
Foi a vontade dEle e com CERTEZA é o melhor para meu crescimento, ou seja, minha aproximação definitiva com a LUZ , com a PAZ , com o AMOR:


       Semelhanças Entre a Fé e a Caridade
  

amigos tão diferentes, nós temos também a felicidade de possuir amigos que são muito, mas muito semelhantes entre si. São amigos nossos que são... irmãos gêmeos.

Por exemplo: se passa por você, na rua, uma pessoa que não se parece em nada com Roberto Carlos, você nem nota essa diferença. Todo mundo é diferente de 
Pois bem, falando em Codificação Kardequiana, é bem lá, na Codificação, no Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo décimo primeiro, “Amar ao Próximo Como a si Mesmo” que nós vamos encontrar o Espírito da Verdade nos dizendo:

A Terra, orbe de provação e de exílio, será então purificada e verá praticadas, na sua superfície, a Fé e a Caridade, que são virtudes filhas do amor.
 
Portanto, Fé e Caridade são dois magníficos presentes que recebemos da Bondade Infinita de Deus, o Senhor da Vida.
 
A Sabedoria Popular, com o seu fantástico poder de síntese, reduziu essa afirmativa para “A fé remove montanhas”. Se a Fé remove montanhas, a Caridade, sua irmã gêmea, não ia ficar atrás. A Caridade também remove montanhas. Se não, vejamos:
   
Ah!... Mas se você pegar a Caridade que está dentro de você – porque ela continua lá!... – e transforma-la em boa vontade, em iniciativa e ação... Se você sair do seu sofá, da frente da sua televisão, do seu computador, e for visitar alguém!... Se você dedicar algumas horas do seu tempo para levar conforto, atenção e diálogo, a alguém que esteja completamente só...

Se você for aos hospitais, aos asilos, aos orfanatos, aos presídios e – com a sua simples presença – levar um pouco de vida a quem está morrendo de solidão...
 
Você sabe o que é não ter – absolutamente nada para vestir? Outra montanha!...

Foi pura e simplesmente para ressaltar esses aspectos da Caridade que Jesus afirmou:
 
“Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; eu estava com sede, e me deram água. Eu era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim. Eu estava na cadeia, e foram me visitar. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos e irmãs, foi a mim que fizeram." ( Mateus – 25: vv 35, 36 e 40).

Realmente, nesta linha de raciocínio, a Fé e a Caridade, ambas, removem montanhas!

Por outro lado, quando falamos em Fé, com base na Doutrina dos Espíritos, vamos encontrar o modelo de Fé que os Espíritos Superiores nos recomendam: A Fé Raciocinada.

“A fé raciocinada, por se apoiar nos fatos e na lógica, nenhuma obscuridade deixa. A criatura então crê, porque tem certeza, e ninguém tem certeza senão porque compreendeu. Fé inabalável só o é a que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.”


“Façam aos outros somente o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas.”

A Fé e a Caridade gostam de andar juntas. Quem crê de verdade que Deus é Amor, jamais se omite de fazer o bem. Quem faz o bem sempre é movido por uma Força Maior, na Qual acredita, à Qual respeita e obedece. Onde encontramos a Fé, se olharmos com mais atenção, encontraremos também a Caridade. Onde encontramos a Caridade sendo praticada, não tenhamos dúvida: a Fé está presente!
 
 - “Ainda que eu tenha a Fé possível, até o ponto de transportar montanhas, se eu não tiver Caridade, eu nada sou.”
 

 a Fé e a Caridade. As duas, juntas, funcionam. Isoladas, elas não conseguem tirar o homem da triste condição de um pássaro de uma só asa, que não conhece a maravilha de voar.

Portanto, meus irmãos, sejam a Fé e a Caridade essas nossas duas asas, neste nosso voar infinito, na direção d’Aquele que nos criou e nos mantém.

Sejam a Caridade e a Fé o nosso mapa, o nosso roteiro e os nossos guias, nesta peregrinação em que buscamos os Tesouros do Reino dos Céus.
 

(chegou sem menção de autoria ou fonte. Se Souber qual seja, por favor nos informe, afim de darmos os devidos créditos)


0 comentários:

Postar um comentário