1. FINALIDADE DO ESTUDO (ANEXO)
Compreender o significado das provas e expiações e a razão pela qual delas devemos tirar o máximo proveito, enfrentando-as com dignidade, paciência, fé e resignação, com vistas a apressar o processo de nossa libertação espiritual.
1- Que são provas? (ANEXO)
Provas ou provações são tribulações que guardam relação com o futuro do Espírito Imperecível. São situações que testam a capacidade do indivíduo para superar as próprias imperfeições morais. Por exemplo: a prova da riqueza, da pobreza, da saúde, da inteligência, da perda de um ente querido, etc.
2- Que são expiações? (ANEXO)
São tribulações que se referem à quitação dos débitos do passado, contraídos pelo Espírito. Consistem nos sofrimentos físicos e morais conseqüentes à falta, seja na vida atual ou na espiritual, após a morte ou, ainda, em nova existência corporal. Toda expiação é também uma prova, mas nem toda prova é uma expiação.
2. OBJETIVOS DO ESTUDO (ANEXO)
1- Aceitar o mecanismo das provas e expiações como produto eficaz da bondade divina, para o ressarcimento dos delitos do passado ou o preparo do futuro, visando à felicidade do Espírito imperecível.
2- Contribuir para a imprescindível renovação íntima ou transformação moral, o mais precioso instrumento de nossa evolução espiritual.
3- Assegurar que a vitória plena do Espírito sobre suas provas e expiações é a condição indispensável e única para a conquista do império sobre si mesmo.
3. DESENVOLVIMENTO
O tema será estudado em quatro etapas semanais. Em cada semana, estudaremos cada uma das partes indicadas a seguir, acrescidas de mensagens, vídeos, imagens e comentários diversos. No final, apresentaremos uma Conclusão fundamentada nas obras da Codificação Kardequiana. Todas as mensagens iniciais de cada parte e a Conclusão serão postadas por este moderador.
1 - Primeira parte do estudo
As provas e a fé na vida futura – (Cap V, Item 24 do ESE).
2 - Segunda parte do estudo
As expiações e a lógica da Reencarnação – (Cap V. Item 6 do ESE).
3 - Terceira parte do estudo
Sobre a prova e a expiação – Resposta de Kardec (RE 1863, Vol 9).
4 - Quarta parte do estudoCasos históricos – A Condessa Paula (CI – 2ª Parte, Cap II).
ANEXOS
0 comentários:
Postar um comentário