A Piedade



Objetivo: Reconhecer a piedade como a virtude que mais nos aproxima dos espíritos superiores, é irmã da caridade que nos conduz a Deus.

Sensibilização: descobrir a palavra escondida: PIEDADE. O evangelizador deverá trazer numa folha o seguinte modelo: ­­__ __ __ __ __ __ __ . De acordo com as letras que as crianças forem falando e acertando, a palavra será descoberta.

Estudo/ Atividade: desenvolver o estudo através desta brincadeira. Trazer o modelo pronto numa folha.
COMO APLICAR: *1. Formar dois grupos com as crianças, sendo um grupo do xis e o outro o da bolinha. Defina uma pergunta para cada coordenada: Ex.: A-1, A-2, etc. *2. Os grupos responderão às perguntas alternadamente (quem começa pode ser definido por sorteio). A equipe escolhe o quadro desejado antes da pergunta ser feita. Ex.: B-2. *3. Se acertar, o seu símbolo será colocado no quadro apontado. Se errar, será colocado o símbolo do outro grupo.


Perguntas a serem feitas (o evangelizador ao fazer as perguntas deverá desenvolver o assunto, comentando, explicando, ouvindo as crianças):
A1: A __________ é a virtude que mais nos aproxima de______. (Piedade - Deus)

A2: A piedade é a irmã da__________ que nos conduz a Deus. (Caridade)

A3: Devemos deixar que o nosso ______________ se enterneça diante das misérias e dos sofrimentos dos nossos semelhantes. (Coração)

B1: A piedade bem sentida vem do __________ . ( Amor)

B2: O amor é devotamento, é abnegação em favor dos infelizes, é a virtude por excelência, aquela que _________ praticou em toda a sua vida. (Jesus)

B3: Quando a doutrina do amor for praticada por todos os povos, trará a felicidade para a _______, onde reinará, a concórdia e a ______. (Terra - Paz )

C1: A piedade é o sentimento mais próprio para nos fazer progredir, domando o nosso egoísmo e o nosso ________. (Orgulho)

C2: A piedade nos comove até o mais íntimo do nosso ser, diante dos ___________ dos nossos irmãos. (Sofrimentos)

C3: Jesus nos enviou um _____________, para dar-nos apoio e ensinamentos, para darmos coragem e esperança a um irmão infeliz. (Consolador)

Concluir:*O Amor verdadeiro manifesta-se nas formas de paciência, compaixão, dedicação etc., sem esperar receber nada em troca.
*O Amor torna feliz quem o sente; dá alegria de viver, bem estar e ajuda a manter a saúde.
*O Amor é a “marca” dos verdadeiros missionários.
*Jesus, a expressão máxima do amor na Terra, afirmou:
“Nisto conhecerão todos que são meus discípulos, se tiverem amor uns aos outros.” (João - 13: 35)
HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE - Na forma habitual. Pedir que todos procurem sentir a presença amorosa de Jesus, como se estivessem junto a ele. Visualizar uma luz dourada no centro do grupo, irradiando-se sobre todos e trazendo saúde e paz. Fazer uma pequena prece.

Atividade: Montar um mural com as crianças, com o título: Como posso auxiliar o meu próximo?

by: 

0 comentários:

Postar um comentário