Evolução Espiritual



         Obs.: na aula anterior deve ser solicitado aos evangelizandos que, durante a semana, se esforcem para realizarem algo de bem em uma situação que, normalmente, seria difícil para eles, de acordo com as dificuldades individuasi que cada Espírito traz para superar. Ex.: não fazer fofocas, não responder com má educação, respeitar professores e colegas, não mentir, ser paciente, eis alguns exemplos que surgiram em nossa aula. A realização dessa tarefa significa que estamos nos esforçando para evoluir, serve como exemplo de evolução espiritual.

      
    Primeiro momento: distribuir perguntas aos evangelizandos, solicitando que eles leiam a indagação e pensem na resposta.

       
   Sugestões de perguntas (anexo)
           Segundo momento: explicar que cada evangelizando vai ler em voz alta a sua questão, e respondê-la, se souber. Se responder corretamente, irá ganhar uma bala (ou um bombom). Se não souber responder, o primeiro colega a sua direita terá a chance de fazê-lo, ganhando igualmente a bala se acertar a resposta. Se este colega não souber, pode-se abrir a possibilidade de que um voluntário responda e ganhe a bala.

         
 Obs.: baseado nos subsídios abaixo, o evangelizador deve ir complementando as respostas dos evangelizandos, sempre procurando manter um diálogo e fazendo-os pensar a respeito das respostas. A atividade terá atingido seu objetivo se houver a participação dos evangelizandos, com a compreensão do tema da aula.

         
Ver subsídios ao evangelizador (anexo)
             Terceiro momento: contar o relato Uma nova oportunidade (anexo)

          
Anexos 


Uma nova oportunidade


         Há algum tempo, na Inglaterra, a Justiça estabeleceu um programa especial, em que as pessoas que haviam cumprido pena na cadeia recebiam um novo nome e iam para uma cidade diferente da que moravam na época do crime e da condenação, a fim de recomeçar uma nova vida.

         A troca de nome e de cidade era para que não houvesse discriminação por parte da população, e para que os jovens não fossem condenados outra vez, pelo preconceito. Enfim, eles recebiam uma nova chance de acertar o passo e evoluir, fazendo as escolhas corretas.

         Fazendo um paralelo com essa medida adotada pelas autoridades inglesas e a Justiça Divina, podemos entender um pouco mais a respeito da realidade da Lei da reencarnação.

         Deus nos oferece inúmeras chances de acertar o passo no compasso das Suas Soberanas Leis, por meio das reencarnações, quando trocamos de corpo físico, voltando à Terra em um novo corpo, com um novo nome, sem perder os conhecimentos adquiridos até então.

         Assumindo uma nova identidade, mas sem perder suas conquistas anteriores, o Espírito que errou no passado terá nova oportunidade de reconquistar as pessoas às quais prejudicou, obter novamente a confiança da sociedade e progredir.

         Um exemplo disso, provando que dá certo, é o caso de Judas, o traidor de Jesus.

         A Humanidade cristã ainda o espanca e o incendeia, personalizado num boneco, feito para ser malhado, até os dias de hoje, mesmo que seu delito tenha ocorrido há mais de dois milênios.

         Mas esse mesmo Espírito já voltou ao palco Terrestre inúmeras vezes e já está muito mais evoluído.

         Em sua última aparição, esse mesmo Espírito, usando uma nova identidade, ficou conhecido no mundo inteiro, como a brava guerreira francesa Joana D’arc.

         Com as possibilidades mediúnicas de que era portadora, a jovem francesa recebia orientações diretas dos amigos espirituais e as seguia com incontestável fidelidade, cumprindo a sua missão na Terra e evoluindo sempre, rumo a perfeição.

         A reencarnação é abençoada e valiosa oportunidade que cada Espírito recebe para a própria evolução. Cabe a cada um aproveitar a presente encarnação, que é um presente de Deus, para aprender e evoluir.
Adaptado do site www.momento.com.br
SUGESTÕES DE PERGUNTAS
         1 - Você fez o que foi proposto na aula anterior?

         2 - Quando fomos criados já sabíamos tudo o que sabemos hoje?

         3 - O que é evoluir?

         4 - Será que evoluir é muito complicado?

         5 - São iguais os Espíritos, ou há entre eles qualquer hierarquia?

         6 - Em quantas classes se dividem os Espíritos?

         7 - O que são demônios? Você acredita no diabo?

         8 - Qual são os maiores impedimento a nossa evolução?

         9 - Qual é o indicativo de que eu tenho que melhorar, preciso evoluir?

         10 - E Jesus, onde se enquadra na Escala Espírita?


SUBSÍDIOS PARA O EVANGELIZADOR:
   1 - Você fez o que foi proposto na aula anterior? A tarefa era fazer algo difícil, algo no bem, que representa que estamos evoluindo. Ouvir as crianças.

         Neste item todos podem e devem dar a sua resposta.

         2 - Quando fomos criados já sabíamos tudo o que sabemos hoje? Todos fomos criados simples e em ignorância, isto é, sem sabedoria e com aptidão tanto para o bem como para o mal. Os que são maus assim se tornaram por vontade própria.

         3 - O que é evoluir? Evoluir é mudar para melhor. A evolução é contínua, não regredimos nunca, no máximo estacionamos – não aproveitamos a oportunidade da encarnação. O Espiritismo nos ensina que a reencarnação é o meio através do qual temos a oportunidade de evoluir.

         4 - Será que evoluir é muito complicado? Evoluímos através de atitudes simples, no dia-a-dia. O esforço é de cada um, temos o livre-arbítrio. O bom uso da liberdade e a responsabilidade são proporcionais ao grau de evolução espiritual a que tenhamos atingido. O evangelizador poderá retomar os exemplos que os evangelizandos deram na pergunta nº 1 (tema).

         5 - São iguais os Espíritos, ou há entre eles qualquer hierarquia?

         São de diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado. (questão 96 de O Livro dos Espíritos)

         6 - Em quantas classes se dividem os Espíritos? Escala Espírita - Ela compreende três ordens principais: os Espíritos imperfeitos, os bons Espíritos e os puros Espíritos. Estas classes não são espécies distintas, e todos os Espíritos são chamados a percorrê-las sucessivamente, isto é, da ignorância ao estado da perfeição. Dentro da escala espírita, os Espíritos podem estacionar, mas jamais retroceder.

         Três ordens principais– subdivididas em outras:

         Espíritos puros: nenhuma influência da matéria. Superioridade intelectual e moral absoluta, com relação aos Espíritos das outras ordens. Também são chamados de anjos. Mas não tem a ver com os anjos de guarda, que são Espíritos ainda imperfeitos, um pouco mais evoluídos que seus tutelados.

         Espíritos bons: predominância do Espírito sobre a matéria. Desejo do bem. Suas qualidades e poderes para o bem estão em relação com o grau de adiantamento que hajam alcançado.

         Espíritos imperfeitos: predominância da matéria sobre o Espírito. Propensão para o mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as paixões que lhe são consequêntes.

         7 - O que são demônios? Você acredita no diabo? Demônio vem de uma palavra grega daimön, que significa gênio, inteligência. É como eles chamavam os Espíritos, bons ou maus, indistintamente. Deus não cria Espíritos destinados eternamente ao mal. Há sim, Espíritos ainda estacionados na ignorância, pensando em vingança. Pode persistir nessa situação durante anos e séculos, mas chega sempre o momento em que sua teimosia em desafiar as leis divinas se abate diante do sofrimento, é então, ele reconhece o poder superior que o domina. Nenhum Espírito está na condição de nunca se melhorar. Se assim fosse ele estaria fatalmente destinado a uma eterna situação de inferioridade e escaparia a lei da evolução que rege providencialmente todas as criaturas.

         8 - Quais são os maiores impedimentos a nossa evolução? O egoísmo e o orgulho. Por que? Porque nos impede de reconhecer que estamos errados e precisamos mudar. (questão 785 de O Livro dos Espíritos)

         Egoísmo: amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios.

         Orgulho: amor-próprio demasiado; soberba.

         9 - Qual é o indicativo de que eu tenho que melhorar, preciso evoluir? É pelo sofrimento que a criatura acaba se dando conta que tem que mudar.Toda vez que percebemos que erramos, estamos preparados para avançar. O próximo passo é fazer certo nas próximas vezes. Dificuldades vão surgir, mas Deus sempre nos dá outra chance. Porém, a pressa em evoluir é de cada um, se eu me esforçar mais, prestar mais atenção nas minhas atitudes e pensamentos e tentar acertar, vou caminhar mais rápido rumo à perfeição e a felicidade.

         10 - E Jesus, onde se enquadra na Escala Espírita? Jesus é um Espírito puro, mas foi criado simples e em ignorância, assim como nós. Ele já evolui há muito tempo, tornando-se um Espírito puro antes da formação da Terra, sendo encarregado de governar este planeta.

0 comentários:

Postar um comentário