- Pergunte ao grupo se alguém sabe o que é "auto-estima". Se ninguém souber, explique que a auto-estima é a forma como uma pessoa se sente a respeito de si mesma, e que a auto-estima está estreitamente relacionada com nossa família e nosso meio ambiente. Mostre que, a cada dia, enfrentamos situações que afetam o modo como nos sentimos a respeito de nós mesmos. Por exemplo, se brigarmos com nossos pais ou se um amigo nos critica, isso pode prejudicar nossa auto-estima.
- Entregue uma folha de papel para cada participante, explicando que representa sua auto-estima. Explique que você lerá uma lista de situações que podem ocorrer, ocasionando prejuízo à nossa auto-estima.
- Diga que cada vez que você ler uma frase, eles devem arrancar um pedaço da folha de papel, na mesma proporção em que essa situação afetaria a auto-estima. Dê um exemplo: leia a primeira frase, rasgue um pedaço de sua própria folha de papel, dizendo: "Isso me afeta muito, ou isso não me afeta muito".
- Leia as frases que julgar adequadas, ou crie suas próprias frases.
- Depois de ler todas as frase que afetam a auto-estima, explique que agora eles vão recuperar a auto-estima. Diga que reconstituirão sua auto-estima aos pedaços, também.
- Comente os pontos de discussão.
Observação: Certifique-se deter a mesma quantidade de frases para reforçar a auto-estima e para enfraquecê-la. Adapte ou crie frases, de forma que reflitam o mais fielmente possível as situações vividas pelos jovens em sua comunidade.
Afetar a auto-estima (imagine que, na última semana, aconteceu o seguinte:)
- Uma briga com seu/sua namorado
- Seu chefe ou seu professor criticou seu trabalho
- Um grupo de amigos íntimos não o convidou para um passeio
- Seu pai ou sua mãe o chamou de malcriado
- Umo amigo revelou um segredo que você contou a ele
- Surgiu um boato sobre sua reputação
- Seu/sua namorado o deixou por causa de outro
- Um grupo de amigos zombou de você por causa de sua roupa ou de seu penteado
- 9. Você tirou péssimas notas numa prova, ou fracassou no trabalho
- 10. Seu time de futebol perdeu um jogo importante
- 11. Umo menino de quem você gosta recusou um convite para sair com você
- Algumo colega de trabalho ou da escola pediu seus conselhos sobre um assunto delicado
- Um rapaz/uma moça de quem você gosta convidou-o para sair
- Seu pai ou sua mãe lhe disse que gosta muito de você
- Você recebeu uma carta ou um telefonema de umo amigo
- Você tirou boas notas numa prova, ou se saiu bem em seu trabalho
- Um rapaz/uma moça aceitou seu convite para sair
- Seu time ganhou um jogo importante
- Seus colegas da escola o escolheram como líder
- Você ganhou uma bolsa de estudos
- Seu/sua namorado mandou-lhe uma carta de amor
- Todos os seus/suas amigos elogiaram sua roupa ou seu penteado
- Todos recuperaram sua auto-estima?
- Qual foi a situação que mais afetou sua auto-estima? Por quê?
- E qual causou menos danos?
- Qual foi a situação mais importante na recuperação da auto-estima?
- Que podemos fazer para defender nossa auto-estima quando nos sentimos atacados?
- Que podemos fazer para ajudar nossos amigos e familiares quando sua auto-estima está baixa?
- Crie alguns pontos de discussão para as perguntas que surgirem.
- Peça aos jovens que façam uma lista sobre como reagiriam a situações que afetassem sua auto-estima, como poderiam se defender do efeito que essas situações pudessem causar.
- Peça aos jovens que elaborem uma lista, durante um dia, sobre coisas ou fatos que melhoraram sua auto-estima, e que apresentem suas listas em pequenos grupos. (chegou sem menção de autoria ou fonte. Se Souber qual seja, por favor nos informe, afim de darmos os devidos créditos)
1 comentários:
tem me ajudado bastante as aulas e tudo que tem no site
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