MEDIUNIDADE IV


Mediunidade

Prece inicial

         Primeiro momento: contar a história [A curiosidade de Mariana] (anexo), adaptada. Esta história foi publicada no periódico Seara Espírita de responsabilidade do Grupo Espírita Seara do Mestre. Você a encontra neste site, em histórias.

         Segundo momento: estabelecer um diálogo com os evangelizandos, sobre o "Mundo Espiritual" e "Espírito protetor".

         Terceiro momento: distribuir folhas em branco para que cada um desenhe um dos seguintes temas: Mundo Espiritual, Reunião Mediúnica ou Espírito Protetor.
Subsídios ao evangelizador
          Mediunidade: é a capacidade de sentir e transmitir a influência dos espíritos, realizando a comunicação entre encarnados e desencarnados.

          Médium: pessoa que serve de meio, de instrumento de comunicação entre encarnados e desencarnados. Há médiuns que ouvem ou vêem os desencarnados.

          Mundo Espiritual: local onde estão os espíritos que desencarnam. No Plano Espiritual os espíritos estudam, trabalham, auxiliam uns aos outros. Existem flores, música, meio de transporte, praças, hospitais e lugares para morar. É organizado com Governos e Ministérios.

          Espírito Protetor: Espírito superior (ao encarnado auxiliado) que se encarrega de assistir a uma pessoa que reencarnou; pode ser um espírito amigo ou familiar. Ele inspira bons conselhos, auxiliando a seguir no caminho do Bem. Para ser auxiliado deve-se estar em sintonia, prestar atenção ao que ele intui.


         Sugestão de texto para distribuir aos evangelizandos

Conceitos Espíritas

         Mediunidade: é a capacidade de sentir e transmitir a influência dos espíritos, realizando a comunicação entre encarnados e desencarnados.

         Médium: pessoa que serve de meio, de instrumento de comunicação entre encarnados e desencarnados. Há médiuns que ouvem ou vêem os desencarnados.

         Mundo Espiritual: local onde estão os espíritos que desencarnam. No Plano Espiritual os espíritos estudam, trabalham, auxiliam uns aos outros.

         Espírito Protetor: Espírito superior que se encarrega de assistir a uma pessoa que reencarnou; pode ser um espírito amigo ou familiar. Ele inspira bons conselhos, auxiliando a seguir no caminho do Bem.

         Sugestão: primeiro e segundo ciclos


         Prece de encerramento
ANEXOS:



         Mariana era pequena, mas conhecia bem a rotina do Grupo Espírita onde sua família trabalhava. Ela freqüenta a Evangelização, aos sábados à tarde; e nas quartas-feiras, de vez em quando, acompanhava seus pais aos trabalhos do Grupo.
         Apenas uma coisa Mariana não conhecia no Centro (e ela estava cheia de curiosidade!): era aquele tal de "Grupo Mediúnico". Quando terminava a Palestra, vários adultos iam para uma sala. Como a porta não ficava aberta, ela não tinha a menor idéia do que eles faziam...
         Naquela noite, ela resolveu ir espiar. Logo ouviu bem baixinho, uma voz que dizia:
         - O que está fazendo aí, mocinha?
         Era Eduardo, o rapaz da Biblioteca! Mas que susto a menina levou! E os dois riram baixinho, para não atrapalhar ninguém...
         Mariana explicou sua curiosidade: queria saber o que era esse "Grupo Mediúnico". Eduardo disse que também tinha essa curiosidade... Ele sabia o que é Mediunidade1 e o que é um Médium2, mas não sabia muito bem o que eles faziam nessas reuniões...
         Eles esperaram a reunião terminar e foram tirar suas dúvidas com o "Seu Ernesto", o dirigente do Grupo Mediúnico. Com a maior paciência, ele explicou:
         - Primeiro, nós fazemos uma prece e estudamos um pouco da Doutrina Espírita. Depois, com a ajuda dos médiuns, os espíritos conseguem se comunicar com a gente: por escrito ou pela voz, nós recebemos mensagens deles. Mas também há os espíritos que estão confusos que ainda não se acostumaram com a volta à vida espiritual: então nós conversamos com eles, tentando ajudá-los. Encerramos a reunião com uma prece. É isso que nós fazemos em uma reunião mediúnica!
         Eduardo e Mariana acharam muito bonitos o trabalho das Reuniões Mediúnicas: encarnados e desencarnados ajudando uns aos outros!
         E aprenderam que, em vez de ficarem imaginando mil coisas, poderiam ter perguntado antes!

         1 - Mediunidade: capacidade de comunicação entre espíritos desencarnados e nós, encarnados.
         2 - Médium: pessoa que serve de "meio", de "instrumento" de comunicação entre encarnados e desencarnados.
Mariana descobriu que, quando não sabemos algo, perguntar é melhor do que ficar tentando adivinhar. 

         Junte os círculos, os quadrados e os triângulos e descubra o significado das palavras. Depois desenhe um grupo mediúnico.

(chegou sem menção de autoria ou fonte. Se Souber qual seja, por favor nos informe, afim de darmos os devidos créditos)
         

0 comentários:

Postar um comentário