PRECE II




Objetivos:
  1. Analisar as justificativas científicas de Kardec para a necessidade da prece.
  2. Discutir a atitude postural durante a prece.
  3. Discutir a atitude emocional durante a prece.
  4. Explicar o que pode ser recebido com a prece.
  5. Desejar viver a vida em prece.

Conteúdos fundamentais:
  1. A prece é uma atitude de adoração.
  2. Emoções presentes em quem ora: sinceridade, humildade, caridade, arrebatamento de gratidão, vontade de melhora.
  3. Conceitos cognitivos presentes em quem ora: consciência de sua fraqueza, compreensão seu pensamento, é um estudo de si mesmo.
  4. Finalidades da prece: louvar, pedir, agradecer.
  5. A eficácia da prece se baseia na existência do livre-arbítrio.
  6. Eficácia da prece: sugestão de bons pensamentos, força para a alma, força para o corpo, provoca arrependimento, desperta desejo de fazer o necessário para se tornar feliz, sentimento de felicidade.
  7. Para quem orar: para si mesmo, para os outros, para os mortos.

Dinâmica:

  • Distribuir uma bala (doce) para cada mãe. Ao fazer isso, realizar da forma mais espontânea possível, pois ao receber e agradecer pela gentileza sem perceber, mesmo que de forma singela, está fazendo uma prece. Esse momento pode ser utilizado mais adiante, no decorrer da atividade.
  • Colocar a letra da música embaixo de um refratário (prato) de vidro transparente. Por, no prato, um pouquinho de água. Pedir a alguém que leia a prece que está em baixo do prato (a água, sendo transparente, não impede a leitura). Enquanto ele lê a prece, pingar, aos poucos, tinta escura, até que não seja possível continuar a leitura (a água vai ficando de outra cor, até ser impossível ler a prece). Explicar que a água é o fluido cósmico universal e que a tinta significa a falta de concentração. Se não estamos concentrados, a prece não atinge seus objetivos. Lembrar que um pequeno agradecimento, feito com o coração, é uma prece. Podemos citar de exemplo o agradecimento feito pela bala, no início da aula.
  • Tocar a música. Essa música que estamos ouvindo nos traz uma mensagem. Vocês sabem o que é uma mensagem?(ouvi-los e concluir que mensagem é um recado, uma comunicação) 


  • O canto é um meio de expressão tão valioso que podemos dizer que a música é a linguagem da alma. 

Hoje vamos analisar uma mensagem que nos veio por meio de uma canção. Vamos então nos dividir em grupos e ver qual recado que nos traz essa canção.


 ANÁLISE: A Montanha (de Roberto e Erasmo Carlos) 


Eu vou seguir uma luz lá no alto.
Eu vou ouvir
Uma voz que me chama
Eu vou subir
A montanha e ficar
Bem mais perto de Deus e rezar...
Eu vou gritar
Para o mundo me ouvir e acompanhar
Toda a minha escalada e ajudar
A mostrar como é
O meu grito de amor e de fé...
Eu vou pedir
Que as estrelas não parem de brilhar
E as crianças não deixem de sorrir;
E que os homens jamais

Se esqueçam de agradecer.
Por isso eu digo:
Obrigado, Senhor, por mais um dia
Obrigado, Senhor, que eu posso ver.
Que seria de mim
Sem a fé que eu tenho em Você?
Por mais que eu sofra
Obrigado, Senhor, mesmo que eu chore;
Obrigado, Senhor, por eu saber
Que tudo isso me mostra o caminho
Que leva a Você
Mais uma vez
Obrigado, Senhor,
Por outro dia;
Obrigado, Senhor,
Que o sol nasceu;
Obrigado, Senhor,
Agradeço Obrigado, Senhor,
Por isso eu digo:
Obrigado, Senhor,
pelas estrelas
Obrigado, Senhor,
Pelo sorriso
Obrigado, Senhor,
Agradeço, Obrigado, Senhor,
Mais uma vez
Obrigado, Senhor,
Por um novo dia

Obrigado, Senhor,
pela esperança
Obrigado, Senhor,
Agradeço, Obrigado, Senhor,
Por isso eu digo
Obrigado, Senhor,
Pelo sorriso
Obrigado, Senhor,
Pelo perdão
Obrigado, Senhor, agradeço.
Obrigado, Senhor,
Mais uma vez
Obrigado, Senhor,
Pela natureza
Obrigado, Senhor,
Por tudo isso
Obrigado, Senhor,
Agradeço, Obrigado, Senhor.

Perguntas sugeridas:

  • 1) Você acha que, subindo uma montanha, nós estaremos mais perto de Deus? Por quê? 
Não, porque a montanha é uma coisa material.

  • 2) O que nos coloca mais perto de Deus? 
É o nosso estado de alma. É a maneira como estamos nos sentindo

  • 3) Preste atenção à canção, que diz: "Eu vou gritas para o mundo me ouvir e acompanhar toda a minha escalada” Que me diz disso? 
A criatura traduz aqui o desejo de progredir em massa. Não seriamos felizes mesmo conquistando nossos anseios, se alguém a quem amamos continuasse em estado de ignorância e sofrimento.
  • 4) O que você costuma pedir a Deus em suas preces? 
  • 5) Vimos nessa canção duas maneiras de orar: uma vez pedindo e outra agradecendo. O que foi que ele pediu?

que as estrelas não parem de brilhar
  • 6) O que foi que agradeceu? 
  •  7) Além de tudo isso que ele agradeceu, o que mais você agradeceria a Deus? obrigado , Senhor, por mais um dia
  • 8) Leia com atenção e comente aqui esta quadra: 

"por mais que eu sofra,

Obrigado, Senhor, mesmo que eu chore:

Obrigado, Senhor, por eu saber

que tudo isso me mostra o caminho que leva a Você..."

  • 9) E agora que você já entendeu a mensagem desta canção, diga-me uma coisa: por que será que as pessoas se interessaram tanto por ela a ponto de torná-la um sucesso? 
Nota: Estas perguntas são apenas sugestões nossas que o evangelizador poderá usar em sua totalidade ou não, procurando atender o nível da turma.

(cartaz)

Eficácia física da prece
Força para o corpo (LE 662,
RE 1866 10)
Força para a alma, ação magnética (LE 662, Ev XXVII 14)

Eficácia cognitiva da prece
Atração de bons Espíritos (LE 660, 662, 664)
Intuição de bons pensamentos (LE 662)
Identificação com o mundo espiritual (RE 1866, 10)

Eficácia emocional da prece

Arrependimento (LE 664)
Desejo de fazer o necessário para se tornar feliz (LE 664)
Sentimento de felicidade (Ev XXVII 23)
Mais forte contra as tentações do mal (LE 660)



by: recibi email Rose (Itapema SC)


0 comentários:

Postar um comentário