Objetivo: Conversar sobre o que é ser adolescente hoje e auxiliar os adolescentes a identificarem suas possibilidades.
Com o grupo todo reunido, o facilitador solicitará a realização das seguintes tarefas:
- Falar da infância:
- Imagine uma criança, seu nome, idade, o que ele gosta de fazer e de brincar.
- Representem o que imaginaram através de um objeto.
- Falem do seu objeto para o grupo e, juntos, definam (numa frase ou numa imagem) o que é ser criança.
- Falar da adolescência:
- Pensem que a criança cresceu e entrou na adolescência.
- Falem sobre o que aconteceu com ela.
- Escolham um objeto que represente o adolescente ou sua própria adolescência.
- os adolescentes apresentam seus objetos, conversam e definem o que é adolescência.
- Discutem qual o objeto que representa melhor a passagem da adolescência para a vida adulta.
- Falar do novo na adolescência:
- Solicitar que os participantes façam uma lista de acontecimentos importantes em suas vidas, destacando a "primeira vez" em que ocorreram.
- Refletir se é fácil ser adolescente.
- Por que é fácil para algumas pessoas e difícil para outras.
- Com quem os adolescentes conversam sobre essa etapa de suas vidas.
Verbalização de diferentes e semelhantes histórias de vida.
Oportunidade de reconhecer mudanças físicas e identificar pessoas com quem dividir essa etapa da vida.
Possibilidade de avanço no tema com a montagem de uma história, a partir da lista por eles elaborada. Montam a história, criam personagens e enredos. Encenam ou relatam para o grupo e juntos discutem as cenas.
Podem surgir situações como o primeiro beijo, o primeiro não, a primeira transa e outras. O facilitador não deve sugerir, ele deve esperar trabalhar com o material que surge do grupo, inclusive com o silêncio e as inibições que possam eventualmente aparecer, tentando apontar seu significado.
(chegou sem menção de autoria ou fonte. Se Souber qual seja, por favor me informe, afim de darmos os devidos créditos)
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