Evolução material e espiritual III





      
         Primeiro momento: contar a estória “A Evolução das Borboletas”, (baseada no livro Borboletas, de Rita Foelker). Levar um cartaz com várias borboletas coloridas, de diversos tamanhos, de EVA, de revistas, etc. Também pode ser usada a história "Bellinha e a Lagarta Bernadete" de Adeilson Salles, editora FEB. Outra opção é contar como acontece o ciclo de vida da borboleta (anexo1).

         Veja sugestões de desenhos abaixo.

         Ovo

         Lagarta

         Crisálida

         Casulo

         Borboleta

         Segundo momento: conversar com eles a respeito do assunto. 
      
Vocês já viram uma borboleta?
        
   O que uma borboleta era antes de ser borboleta? Borboletas nem sempre foram borboletas, elas nasceram lagartas e passaram por uma transformação que a gente chama metamorfose (utilizar as gravuras para mostrar a transformação).
     
 Como era ela?
          
 As borboletas são criaturas criadas por Deus, são lindas e diferentes, elas ajudam a reprodução das flores, levando em suas patinhas o pólen (pólen é um pozinho amarelo que as flores precisam trocar entre si, para se reproduzirem, isto é, para continuar gerando mais flores).
  
   Assim como a lagarta se transforma, nós também vamos modificando nosso corpo desde que nascemos até a velhice. Demonstrar com gravuras a evolução ou transformação do ser humano: bebê, criança, em vários estágios, adolescente, jovem adulto e idoso. O evangelizador também pode levar fotos suas, desde que era bebê, depois criança, adolescente e adulto. Ou pode-se pedir, na aula anterior, para aqueles alunos que possuem álbum com fotografias desde bebê trazer para fazer uma análise das fotos, seu crescimento, o que fazia em cada idade, ou fase de sua vida.
         Terceiro momento: assim como nosso corpo evolui existem outros tipos de evolução. Vocês sabem como podemos evoluir? Evoluir é progredir, mudar para melhor. Existem dois tipos de evolução: a evolução material e a evolução espiritual.

         
Evolução material é a mudança para melhor das condições físicas do ambiente: saúde (medicamentos, vacinas, exames), educação (melhores escolas, professores mais preparados), habitação (casas mais confortáveis e seguras), transportes (aviões mais rápidos, carros mais confortáveis e seguros), comunicação (tv, internet, celular). A evolução material melhora as condições de vida das pessoas.
         Evolução espiritual é uma mudança interna, que se traduz pela melhora dos pensamentos e das ações. Ocorre através da mudança de atitudes para melhor e da prática do bem.
         Obs.: o evangelizador pode levar fotos ou gravuras de carros, casas, aviões antigos e atuais, bem como de situações que mostram alguém fazendo o bem.
         Quarto momento: confeccionar uma borboleta com cone de papel higiênico, pintar com tinta guache, nas asas colar pedacinhos de EVA coloridos. Também pode ser feita uma borboleta com o desenho das mãos das crianças, veja sugestão abaixo.

       Sugestão de atividade (anexo)

         Evangelizadoras: Ângela, Kátia e Fernanda.
       

Ciclo de vida da borboleta
         Existem cerca de 200 mil espécies de borboletas, mas somente 120 mil são registradas. A borboleta fêmea procura uma planta para colocar seus ovos. Em alguns dias os ovos se abrem e saem às lagartas, que comem as cascas dos ovos e começam a comer muitas folhas.

         A lagarta vive cerca de 60 dias. De repente ela pára de comer e fica completamente imóvel, como se estivesse morta. Então ela começa a tecer um casulo fechando-o totalmente sobre si com os restos de sua última troca de pele. Lá dentro morre a lagarta para iniciar o estágio da pupa ou crisálida.

         A imobilidade da crisálida sugere que está parada, sem qualquer atividade, mas no interior está ocorrendo uma intensa transformação biológica, tudo sendo preparado para a grande metamorfose. No fim de três semanas o casulo se rompe e começa a surgir à borboleta, fazendo um grande esforço para sair e abrir suas quatro asas ainda úmidas. Quando sua asa está esticada e seca, a borboleta está pronta para voar.

         A borboleta quase não come, se alimenta do néctar de vegetais e das flores. Ela pesa entre 0,3 e 3 gramas e pode ter até 32 centímetros de asa a asa. As borboletas vivem em média duas semanas.



  
  
Borboleta de mãos recortadas
SUGESTÃO DE ATIVIDADE

         1 - Fazer o contorno das mãos das crianças, pintar com várias cores para ficar bem colorido e recortar;

         2 - Riscar o corpo e cabeça em cartolina e pintar. Montar a borboleta como na figura;

         3 - Colar dois olhinhos (comprados prontos ou recortados em cartolina);

         4 - Cole também as anteninhas feitas de arame de flor (fininho) com bolinhas nas pontas (contas).

         5 - As asas (mãos) podem ser enfeitadas com lantejoulas ou Glitter.

0 comentários:

Postar um comentário