FAMÍLIA I



PRIMEIRO MOMENTO: perguntar o que é família (escrever as respostas no quadro). Família é um grupo de pessoas que se reúnem para crescerem e aprenderem juntos.
Podemos lembrar que Jesus também teve família, pai, mãe e irmãos.
Explicar que há diferentes tipos de família:
§  famílias em que o pai e a mãe trabalham fora de casa;
§  famílias onde só a mãe ou só o pai trabalham fora de casa;
§  famílias com pai, mãe, filhos, avós ou tios;
§  famílias onde o pai, a mãe, os filhos ou os avós desencarnaram;
§  famílias em que os avós moram com os filhos e os netos;
§  famílias com filhos adotivos ou não;
§  famílias onde algum filho já casou e mora em outra casa;
§  famílias onde os pais são aposentados;
§  famílias com número diferente de filhos (um, dois, três);
§  famílias em que o pai ou a mãe não moram com os filhos;
§  famílias que têm apenas mãe e filhos ou só pai e filhos;
§  famílias em que os pais se separaram e não moram mais juntos;
§  famílias onde os pais se separaram e casaram de novo ou tem outra(o) namorada(o).
O evangelizador pode dar o seu depoimento, contando como é a sua família.
Exemplo: "Quando eu (evangelizador) tinha a idade de vocês minha família era formada de meu pai, minha mãe, minha irmã, meu avô e minha avó. Quando eu cresci, me casei e minha família ficou maior: meu marido e meus filhos também passaram a fazer parte dela. As famílias vão mudando com o tempo: meu avô desencarnou o ano passado e minha irmã casou; assim meu cunhado faz parte da minha família hoje. Mas não moramos todos na mesma casa: moro com meu marido e meus filhos; meus pais moram perto de minha casa; minha avó mora sozinha; e minha irmã mora com o marido dela. Mas nós todos nos amamos e nos respeitamos como uma família."
Incentivar as crianças a contarem como é a família de cada um, mas sem obrigar ninguém a falar.
Segundo momento: fazer os evangelizandos relacionarem família e caridade. Como podemos ser caridosos na família? Obedecendo, não brigando, respeitando os integrantes da família, realizando pequenas tarefas no lar (lavar a louça, arrumar a cama, guardar os brinquedos...).
Lembrar que nossos familiares também erram, acertam e merecem nosso carinho e perdão; que nossos pais nos amam e querem o melhor para nós, por isso nos ensinam o que é certo e o que é errado e nos educam.

Família

Nossa família são as pessoas que convivem com gente: o pai, a mãe, os irmãos, os avós, a madrasta, o padrasto, entre outros.
Nossos familiares trabalham, estudam, cuidam do lar, nos dão carinho e amor. Cada pessoa é única, tem gostos, qualidades e atitudes diferentes. Devemos amar e respeitar as pessoas como elas são.
As pessoas de nossa família são nossos amigos. Podemos conversar com elas quando temos problemas ou precisamos de ajuda.
Podemos colaborar na harmonia do lar não brigando, obedecendo aos pais, ajudando nas tarefas domésticas.

  
Terceiro momento: perguntar se eles acham que existe a família ideal. Após as respostas concluir que não existe um modelo certo de família, a família ideal. Cada família é ideal para as pessoas que a compõem. Lembrar que cada um tem a família certa para o seu crescimento e convive com as pessoas que podem lhe ajudar a evoluir moral e espiritualmente. Levá-los a perceber a importância de suas famílias e o respeito que devemos ter pelas famílias de nossos irmãos, eliminando assim o preconceito e o julgamento.
Quarto momento: há sentimentos que devem estar presentes em todos os tipos de famílias. Perguntar quais são e ir escrevendo no quadro. Exemplo: paciência, amizade, paz, carinho, bom humor, perdão, compreensão, união, respeito, caridade, amor, tolerância, alegria. Nesse momento o evangelizador poderá dar exemplos de situações familiares que envolvam os sentimentos citados.
           Quinto momento - atividade: fazer um acróstico (em nossa aula explicamos o que significava a palavra e fizemos um exemplo no quadro), com os nomes de alguns ou de todos os integrantes da família corporal, utilizando os sentimentos que devem estar presentes no convívio familiar.não, respeito, gratidão e amor.

0 comentários:

Postar um comentário