Objetivo: Reconhecer algumas mensagens transmitidas pela televisão e outros meios de comunicação, sobre os papéis sexuais e as relações pessoais.
Observação: Antes de propor esta atividade, verifique se é adequada para a comunidade onde você está trabalhando. Nas áreas rurais, por exemplo, a televisão pode não ser muito comum. Nesse caso, utilize revistas, rádio e outros meios de comunicação existentes. (Leia "Atividades Opcionais"). Se nem todos os participantes do grupo tiverem televisão, uma opção é gravar em vídeo alguns anúncios e programas e assistir juntamente com o grupo.
- Sem muitas explicações, peça ao grupo que assista a programas de TV durante duas horas.
- Informe que as duas horas devem incluir pelos menos cinco anúncios, um programa sobre família e uma novela sobre relações entre casais.
- Distribua uma Ficha de Trabalho "Mensagens dos Meios de Comunicação" a cada participante e peça-lhe que a preencha quando terminar de assistir aos programas. Você pode dar alguns exemplos.
- Solicite aos jovens que tragam a Ficha de Trabalho na sessão seguinte, quando serão discutidos os seguintes pontos:
Parte I
- Em que tipos de atividades estiveram envolvidos os homens e as mulheres?
- Você percebeu alguns padrões nos quais homens e mulheres estivessem representados?
- Que tipos de produtos eram anunciados pelas mulheres? E pelos homens?
- Você acha que os anúncios são realistas?
Parte II
- Que papéis foram desempenhados por homens e mulheres em relação à família?
- Quem exercia papel dominante nas famílias? Alguém representou algum papel não tradicional?
- A família apresentada no programa parecia real?
- Quem eram os personagens que estavam envolvidos em relações românticas no programa sobre casais?
- Os casais apresentados eram casados?
- As relações românticas mostradas pareciam realistas?
- Você acha que a televisão reflete os valores de sua família? Ou de seus amigos?
1. Se na comunidade não existe televisão ou se deseja explorar outras fontes de mensagens, o coordenador pode propor uma "pesquisa sobre mensagens dos meios de comunicação". Esta atividade assemelha-se à "pesquisa sobre estereótipos" e consiste em procurar exemplos de estereótipos e mensagens sexuais na comunidade, incluindo cartazes, filmes, pessoas e eventos.
A seguir, estão alguns exemplos de imagens que os participantes podem apresentar:
- Uma mulher como objeto sexual.
- Um homem machista.
- Uma mulher vítima de violência.
- Uma imagem promovendo a promiscuidade.
- Uma imagem promovendo a paternidade responsável.
A discussão deve iniciar o conteúdo da mensagem e o que podemos fazer para mudar as imagens estereotipadas ou irreais pelos meios de comunicação.
2. Outra alternativa para esta atividade é solicitar que cada participante traga três dos seus anúncios preferidos. Peça que cada um apresente os anúncios ao grupo e que responda às seguintes perguntas:
- Que imagem das mulheres é apresentada?
- Que imagem dos homens é apresentada?
- O que esses anúncios mostram como sendo "correto" fazer?
- Como os anunciantes dizem que você mudará se consumir seus produtos?
- Você gostaria de que sua irmã ou seu irmão menor seguisse o modelo no anúncio? Por quê?
(chegou sem menção de autoria ou fonte. Se Souber qual seja, por favor me informe, afim de darmos os devidos créditos)
0 comentários:
Postar um comentário