ADOLESCÊNCIA - Mensagens dos Meios de Comunicação





Objetivo: Reconhecer algumas mensagens transmitidas pela televisão e outros meios de comunicação, sobre os papéis sexuais e as relações pessoais.
Duração: 50 minutos.
Material: Ficha de Trabalho.
Observação: Antes de propor esta atividade, verifique se é adequada para a comunidade onde você está trabalhando. Nas áreas rurais, por exemplo, a televisão pode não ser muito comum. Nesse caso, utilize revistas, rádio e outros meios de comunicação existentes. (Leia "Atividades Opcionais"). Se nem todos os participantes do grupo tiverem televisão, uma opção é gravar em vídeo alguns anúncios e programas e assistir juntamente com o grupo.
Desenvolvimento:
  1. Sem muitas explicações, peça ao grupo que assista a programas de TV durante duas horas.
  2. Informe que as duas horas devem incluir pelos menos cinco anúncios, um programa sobre família e uma novela sobre relações entre casais.
  3. Distribua uma Ficha de Trabalho "Mensagens dos Meios de Comunicação" a cada participante e peça-lhe que a preencha quando terminar de assistir aos programas. Você pode dar alguns exemplos.
  4. Solicite aos jovens que tragam a Ficha de Trabalho na sessão seguinte, quando serão discutidos os seguintes pontos:
Sugestões para reflexão:
Parte I
  1. Em que tipos de atividades estiveram envolvidos os homens e as mulheres?
  2. Você percebeu alguns padrões nos quais homens e mulheres estivessem representados?
  3. Que tipos de produtos eram anunciados pelas mulheres? E pelos homens?
  4. Você acha que os anúncios são realistas?
Parte II
  1. Que papéis foram desempenhados por homens e mulheres em relação à família?
  2. Quem exercia papel dominante nas famílias? Alguém representou algum papel não tradicional?
  3. A família apresentada no programa parecia real?
  4. Quem eram os personagens que estavam envolvidos em relações românticas no programa sobre casais?
  5. Os casais apresentados eram casados?
  6. As relações românticas mostradas pareciam realistas?
  7. Você acha que a televisão reflete os valores de sua família? Ou de seus amigos?
Atividades opcionais:
1. Se na comunidade não existe televisão ou se deseja explorar outras fontes de mensagens, o coordenador pode propor uma "pesquisa sobre mensagens dos meios de comunicação". Esta atividade assemelha-se à "pesquisa sobre estereótipos" e consiste em procurar exemplos de estereótipos e mensagens sexuais na comunidade, incluindo cartazes, filmes, pessoas e eventos.
A seguir, estão alguns exemplos de imagens que os participantes podem apresentar:
  • Uma mulher como objeto sexual.
  • Um homem machista.
  • Uma mulher vítima de violência.
  • Uma imagem promovendo a promiscuidade.
  • Uma imagem promovendo a paternidade responsável.
A discussão deve iniciar o conteúdo da mensagem e o que podemos fazer para mudar as imagens estereotipadas ou irreais pelos meios de comunicação.

2. Outra alternativa para esta atividade é solicitar que cada participante traga três dos seus anúncios preferidos. Peça que cada um apresente os anúncios ao grupo e que responda às seguintes perguntas:
  • Que imagem das mulheres é apresentada?
  • Que imagem dos homens é apresentada?
  • O que esses anúncios mostram como sendo "correto" fazer?
  • Como os anunciantes dizem que você mudará se consumir seus produtos?
  • Você gostaria de que sua irmã ou seu irmão menor seguisse o modelo no anúncio? Por quê?



(chegou sem menção de autoria ou fonte. Se Souber qual seja, por favor me informe, afim de darmos os devidos créditos)


0 comentários:

Postar um comentário