Objetivo: Demonstrar como estereótipos e interpretações subjetivas interferem na comunicação e percepções sobre outra pessoa.
Material: Sala ampla e confortável, balões, pedaços de papel, canetas e música alegre e movimentada.
- Facilitador entrega um balão vazio e um pedaço pequeno de papel em branco para cada um dos participantes.
- Pede para cada adolescente escrever no papel 3 características pessoais, de maneira que, a partir dessas características, elo possa ser identificada pelos outros participantes.
- A seguir, os participantes dobram o papel e colocam-no dentro do balão.
- Cada pessoa enche seu balão e quando estiverem cheios, devem ser todos jogados para cima, ao mesmo tempo e ao som de música animada.
- Quando a música parar, cada um pega o balão que estiver na sua frente e o estoura.
- Finalmente, cada adolescente lê o papel que encontrou dentro do balão e tenta identificar a pessoa que tem as características descritas.
- Como adquirimos os estereótipos?
- Por que muitas vezes as aparências enganam?
- Os estereótipos influenciam no comportamento e nos sentimentos das pessoas? De que maneira?
- Tudo o que parece ser é? E o que é parece ser?
Reflexão sobre o modo das pessoas se relacionarem consigo mesmas e com os outros e sobre os estereótipos conhecidos pela comunidade.
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