ADOLESCÊNCIA - Relações Masculinas e Femininas




Objetivo: Analisar a maneira pela qual o fato de ser homem ou mulher afeta as reações das pessoas e suas relações.
Duração: 30 a 40 minutos.
Material: Ficha de Trabalho.
Desenvolvimento:
  1. Distribua a Ficha de Trabalho.
  2. Divida o grupo em subgrupos e peça que cada um escolha um relator.
  3. Escolha um caso para cada subgrupo.
  4. Solicite um jovem de cada subgrupo para que leia o caso indicado, em voz alta, para o seu subgrupo.
  5. Cada subgrupo deverá analisar as seguintes questões:
    • Como você reagiria nesta situação?
    • Como você acha que seus pais teriam reagido quando eram jovens?
  6. Após 10 minutos, reúna todo o grupo para comentar as reações apresentadas e os pontos de discussão.
Sugestões para reflexão:
  • Peça a voluntários que expliquem por que teriam aquelas reações e como acreditam que as pessoas reagiriam 20 anos atrás.
  • O que mudou?
  • O que provocou essas mudanças?
  • De que forma os papéis sexuais afetaram as relações entre homens e mulheres? Você considera essas mudanças positivas ou negativas?
Atividades opcionais: Peça aos jovens que conversem com seus pais a respeito das reações a essas situações 20 anos atrás e perguntem a eles que reações teriam. Discuta na sessão seguinte. 

Ficha de Trabalho - Reações Masculinas e Femininas
Estudo de casos
1. Miguel vai convidar Laura para sair com ele pela primeira vez. Ele gostaria de jantar fora e depois ir ao cinema. Miguel acha que Laura deveria dividir a conta com ele. O que deve fazer? O que ela deve fazer?
2. Rosa está interessada em Roberto há alguns meses. Ela acha que ele também está interessado nela, mas que é muito tímido para convidá-la para sair. Rosa pensa em falar com ele e convidá-lo para sair com ela, mas tem medo de assustá-lo. O que acontecerá se ela o convidar?
3. Marina e José estão casados há dois anos. Os dois sempre trabalharam fora. Agora Marina está grávida, mas quer voltar a trabalhar o mais rápido possível, após o parto. Seu marido quer que ela fique em casa até que a criança entre na escola. O que ela deve fazer?
4. Samuel quer comprar uma boneca para seu irmão de 3 anos. Ele já viu algumas muito bonitas na loja. Mas, quando comenta isso com seu amigo João, este responde: "Meninos não brincam com bonecas". O que Samuel deve fazer?
5. Margarida está doente e Carlos lava a roupa e cozinha, porque eles não têm dinheiro para pagar uma empregada. Carlos começa a perceber que seus amigos zombam dele e dizem que essas tarefas são para as mulheres. O que Carlos pode fazer para que seus amigos deixem de aborrecê-lo, sem magoá-los nem brigar com eles?
6. Maria e Pedro vivem no campo e estão casados há pouco tempo. Pedro vai à capital para trabalhar durante dois meses. Enquanto ele está fora, a casa tem de ser reparada e pintada devido aos estragos provocados pelas chuvas. Como Pedro está ausente, Maria tem de fazer o serviço. Quando Pedro volta, seus amigos o recriminam por não cuidar de sua mulher. O que ele deve fazer? Maria agiu corretamente?




(chegou sem menção de autoria ou fonte. Se Souber qual seja, por favor me informe, afim de darmos os devidos créditos)

0 comentários:

Postar um comentário