Homenagem à Bezerra de Menezes




Objetivo: Reconhecer que "o verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, amor e caridade na sua maior pureza."

Material:
- Folhas de papel Kraft (aquele marrom de embrulhar encomenda/sedex que é mais barato) para desenhar com canetinha a flor (só contorno, sem miolo)
- Imprimir a folha do miolo da flor, rosto do Bezerra de Menezes, e recortar, ou cortar em quadrados e entregar e pedir para que eles recortem (em circulo)
- Revistas velhas ou papel de presente colorido (velho, já usado, ou então pedir em lojas alguns pedaços, colorido fica mais bonito) para eles fazerem bolinhas para colar em cima do contorno da flor.
- Impressão das figuras da historia
- Impressão da musica.

Prece inicial

Primeiro momento: Introdução ao tema: Dizer que irá contar uma história verdadeira
de um médico que sempre fez as coisas certas em todas as fases da sua vida para relembrar. Que eles já ouviram falar dele e que já estudamos sobre a vida dele.
                                     
Segundo momento: Narrar a história

Um bebê sadio e de lindos olhos azuis nasceu numa cidadezinha do Ceará, trazendo alegria para sua mamãe e seu papai. Recebeu o nome de Adolfo.
Fig. 1 Adolfo cresceu, brincando e estudando, como devem fazer todos os bons meninos. Era muito querido por ser obediente, gentil e bondoso. Adolfo era um rapazinho quando resolveu ser médico. Mas seus pais não teriam como pagar seus estudos. Mesmo sabendo que passaria algumas dificuldades, Adolfo não desistiu de estudar.
Fig. 2 Ele não podia comprar livros caros, mas estudava na biblioteca pública, onde todos podem ler os livros.
Fig. 3 Assim tornou–se um grande médico: o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes.
Fig. 4 Dr. Bezerra, como era chamado, cuidava com muito carinho e atenção de todos os seus clientes. Gostava de tratar das crianças, mesmo que seus pais não pudessem pagar a consulta. E muitas vezes, ainda dava remédios, comprando com seu próprio dinheiro.
Fig. 5 Dr. Bezerra sabia também consolar as pessoas tristes e falava do amor de Jesus por todos nós. Dr. Bezerra foi um perfeito homem de bem! Como toda gente, um dia Dr. Bezerra morreu, ou melhor, deixou o corpo.
Fig. 6 Agora ele vive em espírito e continua a ouvir os nossos pedidos. Continua a ajudar–nos quando estamos doentes ou aflitos. Cuida, principalmente, das criançinhas, a quem muito ama. Dr. Bezerra é também um grande amigo e protetor da Ordem Espiritualista Bezerra de Menezes.

(Indicar, sucessivamente a figura de Dr.Bezerra de Menezes.)


 ANEXO:









Terceiro momento: ATIVIDADE CRIATIVA
Entregar as crianças (para cada uma) uma folha de papel Kraft (aquele marrom de embrulhar encomenda/sedex que é mais barato) com o contorno de uma flor (grande). E a figura do Bezerra de Menezes já recortada para que eles colem no centro da flor.
Pedir que as crianças façam bolinhas com as folhas de revista e colem no contorno da flor. Após isso solicitar às crianças que escrevam alguma coisa bonita sobre Dr.Bezerra nas pétalas da flor. Para as crianças que não sabem escrever as professoras deverão auxiliar escrevendo.
No final pedir para que cada um escreva atrás seu nome e recolher. Dizer que essas flores representarão o carinho de toda a turma por Bezerra de Menezes no dia 23, na homenagem que será feita ao Bezerra de Menezes. Dizer que cada um irá segurar sua flor enquanto cantar lá na frente.

Quarto momento: Entregar a eles a folhinha com a musica do Dr. Bezerra e lembrá-los
do ritmo cantando junto com eles algumas vezes. Pedir para que ensaiem em casa.

ANEXO 2:

Querido Vovô Bezerra és o meu amor
com todo o meu carinho dou-te esta flor
Felizes estamos nós
num dia de tanta luz
aqui te festejando com Jesus.
Lá lá lá lá lá....
Lá lá lá lá lá....
Felizes estamos nós
num dia de tanta luz
aqui te festejando com Jesus.

MIOLO DA FLOR:
(chegou sem menção de autoria ou fonte. Se Souber qual seja, por favor nos informe, afim de darmos os devidos créditos)



5 comentários:

simone disse...

gostaria de encontrar o cd c a música em homenagem a Dr Bezerra

Unknown disse...

Muito boa aula, me ajudou bastante, sou professora de uma escola espírita em Cuiabá, teremos a aula especial Bezerra de Menezes... Vai ser bem útil a sua aula!

Obrigada

Gislene Naves.

Anônimo disse...

Contribuiu muito, o mais importante é o sentimento de amor que a história passa, muito gratificante. Obrigado

Anônimo disse...

Excelente esta aula, me ajudou bastante obrigada.

Unknown disse...

boa noite , vai me ajudar muito,vocês são muita luz..grata

Postar um comentário