Objetivos: Refletir sobre o preconceito e os critérios pelos quais discriminamos pessoas.
Oficina 1: A discriminação
Dividir a classe em 5 subgrupos.
Apresentar a seguinte situação:
“ Cada Grupo está num barco em alto mar. O barco bate num recife e está prestes a afundar. Chega um barco salva vidas que tem capacidade para transportar a todas as pessoas menos uma. Assim cada grupo deve excluir um membro, segundo os critérios escolhidos e aceitos por todo o grupo”.
Os Excluídos de cada grupo se reúnem para discutir os critérios que os deixaram de fora.
Depois abrir os critérios que os deixaram de fora.Depois abrir a discussão com todos:
- Como interagiram as pessoas excluídas e as pessoas que excluem?
- Quais os sentimentos evidenciados na exclusão? (do grupo)
- Como se sentiu o grupo ao ter que excluir alguém?
Oficina: 2
Final Feliz
Objetivos: Refletir sobre os efeitos dos esteriótipos na vida pessoal.
1° passo.
“Tendo em conta os finais tradicionais dos contos tais como......( contar qualquer história) e viveram felizes para sempre”.Divide os participantes em subgrupos para responder as perguntas:
- Concordam com este final de conto de fadas?
- Que projeto pessoal de vida implica este final?
- Que modelo social reflete?
- Em que influencia ou tem influenciado o modelo social na sua vida pessoal. (Roda de conversa).
Oficina 3: O trem da solidariedade (fonte :Manual do adolescente PN DST/Aids -2002)
Objetivo : refletir e expressar os sentimentos de solidariedade
1º passo :
Organizar os participantes em fileiras de quatro ou cinco conforme o número total de participantes
Cada grupo receberá o nome de um vagão que ,junto aos demais, comporá um trem.
O grupo que forma a locomotiva puxará o trem.
Cada um puxará o trem.
Cada parte do trem estará associada a um sentimento de solidariedade escolhido pelo grupo ,por exemplo : um vagão representa respeito, e assim por diante.
O facilitador orientará o grupo da locomotiva a fazer o trem partir só quando estiver completo. A locomotiva deverá formar o trem dizendo : “ o trem da solidariedade quer partir ,mas falta... “ e citará os componentes do vagão para dizer em voz alta que sentimento está levando para o grupo que contém o vagão..
Todos os grupos que forem chamados dirão que sentimentos os levam, segurar-se -ão , pela cintura juntar-se à locomotiva ,que já começará a caminhar e a fazer evoluções pela sala.
Quando o trem estiver completo ,sai pela sala gritando o nome dos sentimentos que estará levando.Pontos para discussão :
Sugestões -respeito,amor,amizade,afeto, aceitação honestidade,carinho,compreensão, e outros.
Resultado esperado: através da manifestação dos sentimentos, os participantes terão feito uma reflexão sobre a solidariedade.
Oficina 1: A discriminação
Dividir a classe em 5 subgrupos.
Apresentar a seguinte situação:
“ Cada Grupo está num barco em alto mar. O barco bate num recife e está prestes a afundar. Chega um barco salva vidas que tem capacidade para transportar a todas as pessoas menos uma. Assim cada grupo deve excluir um membro, segundo os critérios escolhidos e aceitos por todo o grupo”.
Os Excluídos de cada grupo se reúnem para discutir os critérios que os deixaram de fora.
Depois abrir os critérios que os deixaram de fora.Depois abrir a discussão com todos:
- Como interagiram as pessoas excluídas e as pessoas que excluem?
- Quais os sentimentos evidenciados na exclusão? (do grupo)
- Como se sentiu o grupo ao ter que excluir alguém?
Oficina: 2
Final Feliz
Objetivos: Refletir sobre os efeitos dos esteriótipos na vida pessoal.
1° passo.
“Tendo em conta os finais tradicionais dos contos tais como......( contar qualquer história) e viveram felizes para sempre”.Divide os participantes em subgrupos para responder as perguntas:
- Concordam com este final de conto de fadas?
- Que projeto pessoal de vida implica este final?
- Que modelo social reflete?
- Em que influencia ou tem influenciado o modelo social na sua vida pessoal. (Roda de conversa).
Oficina 3: O trem da solidariedade (fonte :Manual do adolescente PN DST/Aids -2002)
Objetivo : refletir e expressar os sentimentos de solidariedade
1º passo :
Organizar os participantes em fileiras de quatro ou cinco conforme o número total de participantes
Cada grupo receberá o nome de um vagão que ,junto aos demais, comporá um trem.
O grupo que forma a locomotiva puxará o trem.
Cada um puxará o trem.
Cada parte do trem estará associada a um sentimento de solidariedade escolhido pelo grupo ,por exemplo : um vagão representa respeito, e assim por diante.
O facilitador orientará o grupo da locomotiva a fazer o trem partir só quando estiver completo. A locomotiva deverá formar o trem dizendo : “ o trem da solidariedade quer partir ,mas falta... “ e citará os componentes do vagão para dizer em voz alta que sentimento está levando para o grupo que contém o vagão..
Todos os grupos que forem chamados dirão que sentimentos os levam, segurar-se -ão , pela cintura juntar-se à locomotiva ,que já começará a caminhar e a fazer evoluções pela sala.
Quando o trem estiver completo ,sai pela sala gritando o nome dos sentimentos que estará levando.Pontos para discussão :
Sugestões -respeito,amor,amizade,afeto, aceitação honestidade,carinho,compreensão, e outros.
Resultado esperado: através da manifestação dos sentimentos, os participantes terão feito uma reflexão sobre a solidariedade.
by: Se sua empresa, escola ou instituição se interessar por algum desses projetos ou atividades
Fale com a gente!
Al. Campinas, 20 - São Paulo-SP CEP: 01404-000
telefone: (11) 3266-3345 e-mail:apta@apta.org.br
Visualizar com resolução de vídeo 800X600 pixels ou superior.Al. Campinas, 20 - São Paulo-SP CEP: 01404-000
telefone: (11) 3266-3345 e-mail:apta@apta.org.br
0 comentários:
Postar um comentário