Os animais têm alma?



24.8.07 Publicado por Francisco

Todos sabemos que nos assemelhamos a muitos animais no funcionamento do corpo físico, mas intelectualmente já não é bem assim... no entanto os animais são dotados de inteligência.

E isso quer dizer o quê? Têm ou não alma?

Vamos espreitar O Livro dos Espíritos:
“597. Pois se os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de acção, há neles um princípio independente da matéria?
— Sim, e que sobrevive ao corpo.
597-a. Esse princípio é uma alma semelhante à do homem?
— É também uma alma, se o quiserdes; isso depende do sentido em que se tome a palavra; mas é inferior à do homem. Há, entre a alma dos animais e a do homem, tanta distância quanto entre a alma do homem e Deus.
598. A alma dos animais conserva após a morte sua individualidade e a consciência de si mesma?
— Sua individualidade sim, mas não a consciência de si mesma. A vida inteligente permanece em estado latente.
599. A alma dos animais pode escolher a espécie em que prefira encarnar-se?
— Não; ela não tem o livre-arbítrio.
600. A alma do animal, sobrevivendo ao corpo fica num estado errante como a do homem após a morte?
— Fica numa espécie de erraticidade, pois não está unida a um corpo. Mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade; o dos animais não tem a mesma faculdade. É a consciência de si mesmo que constitui o atributo principal do Espírito.”
Vemos então que os animais têm um princípio inteligente que sobrevive após a morte embora não tenha consciência de si mesmo, e que a distância entre a alma dos animais e dos homens é enorme.
Neste ponto existem duas teorias:
Uma defende que esse princípio inteligente reencarna sempre enquanto animal, mantendo-se assim por toda a eternidade.
Outra defende que esse princípio inteligente vai evoluindo ao longo de milhões de anos até que chegará ao estado hominídeo, começando então a ganhar consciência de si próprio e dando os primeiros passos no grau de evolução onde nos encontramos.
A primeira teoria merece todo o nosso respeito, bem como as pessoas que a defendem, no entanto para nós não faz sentido que Deus tenha criado seres inferiores para permanecerem nessa situação eternamente, essa possibilidade não condiz com o conceito de Deus infinitamente justo, mais, no ultimo paragrafo da resposta 540 de O Livro dos Espíritos pode ler-se uma passagem que parece apontar nesse sentido:
“(…) tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo. Admirável lei de harmonia, que o vosso acanhado espírito ainda não pode apreender em seu conjunto!”

Ainda somos muito pequeninos não é?

Voltando à questão inicial, os animais têm alma? Como podemos verificar pelos ensinamentos dos espíritos superiores, ao princípio inteligente dos animais falta ainda a centelha divina que dá a consciência de si próprio, também a capacidade intelectual e moral, mas penso que tal como é dito na resposta à questão 597-a já se poderá chamar de "alma", ainda numa fase muito primitiva é certo, ainda sem livre-arbítrio e consciência, sem capacidade de entender o que é moralmente correcto ou não, mas em evolução.

Para finalizar e já que o post fala em animais, nunca é demais relembrar que os animais têm direitos e nós como seres mais evoluídos temos o dever/responsabilidade de os tratar bem e com toda a dignidade que eles merecem!


0 comentários:

Postar um comentário