OBJETIVO: Você já reparou como carregamos coisas desnecessárias? e que alguns acontecimentos terminam, mas não o deixamos ir embora?
COMO APLICAR: converse com o grupo sobre a nossa tendência a guardar coisas que vão se acumulando e ocupam um espaço que poderia estar sendo mais bem aproveitado. Estaremos falando de um lixo interior, mas você pode iniciar sua aula dando exemplos materiais, abrindo a mochila de um aluno e vendo o que ele carrega e separando o que é imprescindível. Faça o mesmo com sua bolsa ou pasta. Abra um armário que esteja em sua sala de aula e verifique o que está guardado ali dentro. O que é útil para o grupo e o que poderia ser descartado ou passado adiante.
Distribua os papéis e lápis para sua turma e peça que escrevam aquilo que está dentro deles e pode ser descartado:
Depois de um determinado tempo, circule com a lixeirinha pela sala e a medida que cada um vai jogando fora seu lixo, peça que falem sobre a situação ou sentimento, compartilhando com todos, esvaziando o lugar.
Para finalizar, busque com o grupo sugestões para preencher os espaços vazios:
Será que todos ficaram mais leves?
Escrito por glauciadebarros
Escrito por glauciadebarros
0 comentários:
Postar um comentário