a) Música e dança: ( trenzinho, marcha soldado, bate palma, bate o pé, rebolar e sambar, trabalhar o equilíbrio corporal da criança com um pé só)
O brincar nesta fase é muito importante, é o momento de aprender a se equilibrar, movimentar os músculos, se divertir e desenvolver a auto estima, pois a criança precisa se gostar para gostar dos outros, evitando atos de violência no futuro, sentimentos de ansiedade, depressão e outros de ordem emocional. Além disso a dança faz parte da psicomotricidade, ou seja, dos movimentos fundamentais de reconhecimento do cérebro para outras atividades mais difíceis quando crescer, assim como noções de direita e esquerda, alto e baixo, longe e perto, macio e áspero, claro e escuro, grande e pequeno, abrir e fechar, pular e abaixar, dentre outras que ajudarão inclusive na alfabetização e reconhecimento de sentidos, imagens e percepções diversas. Trabalhar também o corpo humano, cabeça, ombros, joelhos, pés, mãos, braços e pernas, o rosto e etc.
Nesta fase a criança precisa rabiscar todos os dias, o ideal seria comprar um caderno de desenhos e no início ajudá-la a pegar no giz de cera grande, ensinar os movimentos segurando na mãozinha e depois que ela observar, deixar rabiscar sem rasgar o papel, que no início acontece por falta de coordenação motora, todo dia será um caminho que ela percorreu a mais e dos riscos virão as bolinhas, dos movimentos circulares virão formas significativas de mamãe e papai com uma cabeça e corpo, irmãozinhos, a babá e amiguinhos a escola. Depois a criança vai tentar escrever, pois ela tendo contato com livrinhos e com um cantinho da história dentro de casa ela saberá o significado de se comunicar com as pessoas escrevendo e fará vários “mmmm” e “MMMMMM” que inicia a pré-alfabetização.
c) Teatrinhos fantoches: (escovar os dentes dos bonecos, imitar a mamãe e o papai, vestir roupas e acessórios diferentes como chapéu, fazer pinturinha de índio)
O teatro ajuda a criança a ter criatividade, a ter fantasias infantis e demonstrar seus sentimentos para que os adultos ajustem algum problema psicológico que ela esteja guardando. O brincar de animais, índios, personagens de filmes e outros criados por elas faz com que a alegria da infância seja significativa e lembrada futuramente.
d) Brincadeiras: de mímica, senta-levanta, cambalhotinha, futebol, esticar e espreguiçar, colagem de papel crepom e outros materiais, pinturinha a dedo, pintura das mãos e dos pés, carrinho, boneca, corre-cutia, hora da historinha, além da criatividade dos adultos.
As atividades pedagógicas de movimento, pintura, colagem, montagem de mosaicos em E.V.A, ajuda a criança a melhorar a coordenação motora, a atenção, aprender cores, reforçar imagens e conhecer objetos, reconhecer o próprio corpo e conhecer texturas, aprender a colar, cortar com as mãozinhas e se divertir.
by: Manu Emmanuela
by: Manu Emmanuela
0 comentários:
Postar um comentário