O primeiro passo para se estimular um bebê tão novinho é apresentar-se para ele de forma afetiva, ao trocar a fralda, conversar com ele, perceber seus movimentos, suas respostas por meio de olhares, sorrisos, desconfortos gerais. Com 6 semanas o bebê começa a ampliar sua memória e lembrar de cheiros, reconhecer pessoas e até 1 ano e meio ele poderá lembrar de brincadeiras, músicas e situações.
O segundo passo é mostrar para a criança que o chute, o grito e o choro também lhe incomodam, olhando a criança com seriedade e fazendo careta de tristeza. Beijar e abraçar a criança, mostrar o que ela faz bem e lhe deixa contente,pois ela está registrando pelas primeiras vezes em seu pequeno cérebro o que pode ser agradável e desagradável para as outras pessoas. E ser aceita no futuro fará com que ela perceba os sentimentos e as reações das outras pessoas nessas brincadeiras do tipo “ TEATRINHO”. Usar bonequinhos da própria criança para fazer vozes e contatos de carinho, alegria e tristeza. Ter muito cuidado com ruídos e barulhos no desenvolvimento auditivo dela.
O terceiro passo é cantar para a criança dormir, colocar músicas de CD que não sejam de influência desagradável, pois, como dissemos anteriormente, o cérebro novinho dela está registrando o meio externo de forma inconsciente que terá resultados futuros como resposta a esses estímulos psicológicos. Respeitar o gosto da família, em caso de músicas clássicas, religiosas, new age e outras modalidades, desde que façam a criança dormir em paz. Músicas agitadas não servem para dormir pois a criança se acostumará com agitação em casa todos os dias antes de dormir, chorando e perturbando as pessoas dormindo assim cansada e estressada pelo ambiente.
Algumas famílias de dupla nacionalidade e que têm a necessidade de ensinar a criança a se comunicar em mais de uma língua costumam estimular os bebês desde os 6 meses de idade para vários idiomas, portanto, o sono e o relaxamento também podem ser feitos com músicas em outras línguas. Este é o momento de conversar com a criança, estimulando seu cérebro para a fala e expressões corporais de sentar, rolar, levantar com cuidado pois seu esqueleto não fica em pé sozinha e seus músculos precisam de elasticidade para outros movimentos que estarão se aprimorando no engatinhar diário.
O bebê, assim que conseguir sentar, precisa ser estimulado a se movimentar mais, seja no berço, no tapete, na cama, com o cuidado constate de um adulto. Desta forma ele terá vigor para andar e se levantar mais rápido, até 1 ano e meio de idade. Cada criança tem o seu tempo de andar, seja por estímulos ou condições biológicas, crianças maiores e mais pesadas demoram mais tempo. Por isso o cuidado com os alimentos são importantes, pois a gordura e o excesso de carboidratos de pães e massas dificulta a estrutura óssea do bebê, já o leite e o cálcio dos vegetais ajuda. Frutas e legumes, portanto, são leves e nutritivos essenciais e indispensáveis em qualquer idade. O uso do andador também é uma atividade diária assim que a criança conseguir sentar e ter firmeza nos movimentos.
Curiosidades: O cérebro da criança pequena tem capacidade de aprendizagem primária, feita por meio de repetição, assim, tudo o que será necessário para ela na fase adulta pode ser iniciada de forma sutil e natural durante o sono e com músicas durante o dia, imagens e objetos significativos para que farão parte de sua cultura, como livrinhos de banho, bonecas, animais de brinquedo e sons do chocalho, pianinho, tamborzinho e outros instrumentos.
by: Manu Emmanuela
0 comentários:
Postar um comentário