MATERIAL: papel e lápis
COMO APLICAR: vamos perceber a facilidade de criticar e a dificuldade de colocar-se no lugar do outro. Vamos dar a oportunidade de todos experimentarem situações em que terão autoridade, respeito dos demais, poderão dar a última palavra, darão orientações e conselhos, etc.
Divida a turma em quatro grupos: professores, pais, mães e crianças, onde as crianças podem ser divididas em outro grupo de aluno e filhos. Cada grupo irá elaborar uma lista de reclamações a cada um dos outros grupos, destacando qual é o seu papel e o que é esperado do relacionamento com o outro grupo. Por exemplo, o que um aluno espera de um professor, que comportamento é adequado no caso de cola ou falta a uma prova ou briga dentro da sala de aula. Descubra situações que geram conflito e que solução pode ser encontrada. Veja os dois lados da história, daquele que tem a autoridade e daquele que deve obedecer. Coloque frases que costumamos usar como desculpa:
” Não dá tempo”
” eu gostaria , mas ele….”
” você não conhece nossa realidade”
” você não entende”
” se eu tivesse outra oportunidade”
” nesta escola não é possível”
” o professor não deixa”
” porque ele é que…”
” a culpa é de ….”
” se eu pudesse fazer dessa forma”
Ao final, conversar com o grupo:
- que conselhos úteis foram dados?
- consigo perceber a dificuldade de educar?
- e de ser educado?
- mudei meu ponto de vista?
- percebo melhor as boas intenções ?
- sou capaz de mudanças?
- será possível construir uma nova relação?
Escrito por glauciadebarros
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