Evolução material e espiritual



Primeiro momento: iniciar escrevendo no quadro a palavra EVOLUÇÃO. Perguntar aos evangelizandos o que significa. Evoluir é mudar para melhor. Evolução é sinônimo de progresso, de transformação positiva.
Segundo momento: contar a história E=E+E+T+P. Se possível, leve para a sala de aula um skate, bilhetes azuis e o e-mail, a fim de ilustrar a narrativa (os bilhetes podem ser distribuídos aos evangelizandos, a medida que se conta a história). Conversar com os alunos acerca da história, perguntando qual a mensagem, o que é preciso para evoluir (ESTUDO, ESFORÇO, TRABALHO E PERSEVERANÇA).(anexo 1)
Terceiro momento: colocar vários objetos em cima da mesa: telefone, lâmpada, caneta, chuveiro, remédio, livros. Perguntar se eles sabem como surgiram aqueles objetos. (Alguém um dia acordou e disse: Hoje vou criar o telefone? Não.) Todos esses objetos foram resultado de muito estudo, esforço, trabalho e perseverança. Lembrar que:
-Alexander Graham Bell, o inventor do telefone, nasceu em Edinburgo, na Escócia, em 1847; em 14 de fevereiro de 1876, solicitou a patente pelo “telefone elétrico falante”;
-Thomas Alva Edison estudou e trabalhou muito para criar a lâmpada elétrica, fez milhares de tentativas para conseguir o sucesso almejado;
- as vacinas e os remédios são utilizados após anos de pesquisa e trabalho;
-o primeiro povo que utilizou a escrita, que origina os livros, foram os Simérios, que viviam no sul da Mesopotâmia (hoje Oriente Médio), há 3.000 a.C;
- a água encanada é resultado de trabalho e pesquisa de muitas pessoas.
Pedir, por um momento, que eles imaginem a vida sem água encanada, sem remédios, sem escrita, sem telefone. Concluir que evoluir é importante, muda para melhor a vida das pessoas (água encanada, luz elétrica), saúde (vacinas, remédios), divulga o conhecimento (livros). Perguntar que tipo de evolução é esta? Evolução Material. Essa evolução não acontece de um momento para outro, é fruto de muita pesquisa, trabalho, esforço e persistência. Levar um cartaz (ou escrever no quadro) EVOLUÇÃO = ESTUDO + ESFORÇO + TRABALHO + PERSISTÊNCIA.
Quarto momento: perguntar que outro tipo de evolução existe? Evolução espiritual. Evoluímos espiritualmente quando, através de nossas atitudes e pensamentos, nos esforçamos para ser uma pessoa melhor. Também essa evolução não acontece de uma hora para outra, precisamos de:
- ESTUDO: analisar nossas atitudes para ver como podemos mudar;
- ESFORÇO E PERSISTÊNCIA: é preciso esforçar-se para ser uma pessoa melhor, mais caridosa, mais fraterna. A mudança não ocorre de um dia para outro; ninguém diz: “agora tenho paciência” e passa a sempre ter paciência; é preciso esforçar-se para, a cada situação, ser paciente, até que tenha realmente desenvolvido a virtude da paciência. Não se pode desistir, é necessário perseverar, continuar tentando, dedicar-se a mudar;
- TRABALHO: trabalhar-se internamente, vigiando as atitudes para ser alguém que toma as decisões certas, é educado, gentil, faz o bem, respeita os outros; é um trabalho interno de melhora, onde a pessoa, por meio do seu esforço, se torna melhor.
Quinto momento: pedir que as crianças citem exemplos de como podemos evoluir espiritualmente:
- estudar, fazer os temas;
- participar das aulas de evangelização;
- ajudar nas tarefas domésticas;
- cuidar do irmão sem reclamar;
- não falar mal dos outros;
- respeitar todas as pessoas;
- cuidar dos bichos de estimação;
- não ficar emburrado;
- emprestar os brinquedos e os livros;
- cuidar do que pegou emprestado, etc.
Sexto momento: distribuir a cada criança o desenho de um coração, a fim de que eles escrevam em um dos lados uma qualidade que eles possuem e no outro lado uma atitude que eles desejam melhorar ou uma virtude que eles queiram conquistar (evolução espiritual). (alguns exemplos anexo 2)
Sugestão de texto para distribuir aos evangelizandos:

Importante: caso o tempo disponível para a aula não seja suficiente para abordar os dois tipos de evolução, pode-se dividir a aula sugerida em duas etapas: em um encontro aborda-se a Evolução Material e no seguinte (após uma recapitulação breve da aula anterior) desenvolve-se a parte da aula acerca da Evolução Espiritual.
ANEXO 1
História:
E = E + E + T + P
Os olhos de Talita brilharam quando ela viu o presente enviado por sua tia: um skate. Seus primos tinham o brinquedo, mas não deixava ela andar, dizendo que ela era muito pequena e podia se machucar. Talita sonhava em um dia disputar os campeonatos de skate que assistia pela televisão e fazer todas aquelas manobras radicais.
Pegou o skate, pôs um pé e … caiu. Percebeu então, que ao lado do skate havia um capacete, joelheiras, cotoveleiras e um envelope. Colocou o equipamento de proteção e descobriu que no envelope havia uma carta . Nela a tia parabenizava a sobrinha pelo aniversário e lembrava que andar de skate pode ser perigoso e que era necessário uma qualidade que Talita ainda não tinha: paciência. Mas dizia também que para aproveitar bem o presente, Talita deveria usar a fórmula: E = E + E + T + P, que vinha explicada em 3 bilhetinhos azuis, numerados. A garota deveria abrir um bilhete por dia, a fim de entender o recado.
A garota achou estranho, mas adorava a tia, que sempre tinha idéias divertidas, e resolveu entrar na onda.
Assim, abriu o bilhete número um. Nele estava escrito apenas: EVOLUÇÃO = ESTUDO + E + T + P. Abaixo, em letras menores: Observe os bons exemplos. O que era aquilo? Uma fórmula de matemática? Ela não entendeu. Foi perguntar a sua mãe, que respondeu com uma cara de quem já conhece o esquema:
- Acho que tua tia está querendo te ensinar a andar de skate.
Como assim? A mãe disse então que aprender é uma forma de evoluir e que a tia devia estar se referindo a aprender a andar de skate. E que não diria mais nada. A garota ficou mais intrigada ainda. Entendeu a parte da EVOLUÇÃO, mas e ESTUDO? Como assim, estudo? Ela não conhecia sites de como andar de skate, não havia livros sobre o assunto… Pensou um pouco e resolveu ir até a pista de skate perto de sua casa, para observar os bons exemplos, conforme dizia o bilhete.
Chegando lá, tentou novamente andar e… nova queda. Só que desta vez ela estava de capacete, joelheiras e cotoveleiras. Sentou em cima do skate e ficou observando… Olhou como os garotos faziam com os braços e as pernas para se equilibrar. Logo tentou novamente, ficou em pé em cima do skate e …caiu de novo. E assim passou a tarde: observava, estudando os movimentos dos outros meninos skatistas e tentava fazer também. Chegou em casa, à tardinha, exausta, mas satisfeita com os seus progressos.
No dia seguinte, abriu o segundo bilhete. Nele estava escrito: EVOLUÇÃO = ESTUDO + ESFORÇO + T + P. Mas era o que ela havia feito no dia anterior: estudava os movimentos dos garotos e se esforçava para fazer igual. Assim, ao final do segundo dia, Talita já andava de skate, mas sem a graça e a leveza que ela tanto admirava nos outros skatistas.
Ao abrir o terceiro bilhete, a garota já não tinha o mesmo entusiasmo, afinal, ela já andava de skate. O bilhete dizia: EVOLUÇÃO = ESTUDO + ESFORÇO + TRABALHO E PERSEVERANÇA. Quando voltou para casa naquela tarde, percebeu que era verdade o que diziam os bilhetes, pois para participar dos campeonatos de skate seria preciso muito trabalho, durante muito tempo, afinal, as manobras radicais não eram tão fáceis como ela imaginou.
Naquela noite, havia um e-mail para Talita. Era de sua tia, perguntando se ela havia gostado do presente e se havia aberto os bilhetes na ordem certa. Nele a tia também explicava que, assim como para andar de skate, que é um tipo de aprendizado, para aprender a ter paciência Talita poderia usar a mesma fórmula:EVOLUÇÃO = ESTUDO + ESFORÇO + TRABALHO + PERSEVERANÇA. Estudar suas atitudes, entendendo quando e por que fica impaciente, esforçar-se para mudar, trabalhar a paciência, praticando-a todos os dias e ser perseverante, ou seja não desistir de ser mais calma e ter paciência quando a situação exigir. Terminava o e-mail prometendo que viria, em breve, ver os progressos da sobrinha skatista.
Talita guardou com carinho o envelope com os bilhetinhos azuis e o e-mail da tia. Aquele foi um aniversário especial, pois aprendeu a usar a fórmula E = E + E + T + P para se tornar uma boa skatista e, principalmente, para adquirir outras virtudes importantes ao longo de sua vida.
Claudia Schmidt
ANEXO 2
 

 

 

2 comentários:

Arlete Pitondo disse...

gostei muito!Estava com tanta dificuldade,mas esta aula me ajudou como trabalhar o tema com as crianças.Obrigada.

Unknown disse...

Usei suas dicas para montar uma aula muito boa, obrigado e parabéns!

Postar um comentário