O sentimento coletivo- Jovem



1º Momento: Uma dinâmica para refletir


Um voluntário se apresenta à frente. 
Pedimos que ele olhe a turma durante alguns segundos, observe todos que estão presentes. 
    Assim que terminar, pedimos que vire de costas e escreva no quadro o nome de todas as pessoas que estão presentes, depois dos que não estão presentes, incluindo os professores. 
     Assim que terminar, pedimos que coloque ao lado o nome de todas as pessoas da sua família, depois de todos os amigos e depois de todas as pessoas importantes de alguma forma para ele. 
    Pedimos que sente e então começamos a discutir sobre o que acaba de acontecer – a importância dos grupos sociais na nossa vida. Os amigos, a família, os colegas, etc. 

Lançar questão
Seria possível vivermos sem essas pessoas? Ou seja, sozinhos no mundo? Falar sobre o tema da aula – o sentimento coletivo

2º Momento: 
Apresentação das Leis Morais – destaque para a Lei de Sociedade
Jogo  
A turma será dividida em dois grupos – da seguinte forma: contamos os alunos que estão presentes e dividimos por grupos de nomes- afins pelas letras do alfabeto. Com o grupo dividido, começamos a brincadeira: 
Na parede estará colado um painel com a frase: as leis morais. 

  • Para saber quem começa, fazemos a seguinte pergunta: quantas são as leis morais?(Dez) 
  • O grupo que acertar começa – assim uma pessoa de cada grupo deve ir por vez até a mesa e pegar uma lei moral e colar no cartaz. A lei de sociedade estará destacada em outra cor. 
  • Terminado o jogo, perguntamos por que motivo a lei de sociedade está destacada? O que a lei de sociedade tem haver com sentimento coletivo, o nome da aula? 

3º Momento: A Lei de Sociedade – Cidadania – Direitos e Deveres – Leis     Divinas/ Leis Humanas

Jogo: 
Dentro de uma caixa há diversas frases relacionadas aos temas deste tópico. 
Pergunta: Em que livro da codificação espírita está a lição sobre a Lei de Sociedade?      ( Livro dos Espíritos) 
O grupo que acertar começa. 
Na parede estarão colados quatro folhas separadas. 
O primeiro do grupo pega uma folha na caixa. Lá estará alguma coisa sobre um dos quatro temas em questão. Ele deve colar em alguma das folhas. Haverá na caixa frases sobre os temas, incluindo os temas. O objetivo é que eles consigam colocar todos na ordem, de acordo com seu respectivo assunto. 
Feito isso, discutir sobre os temas. 

5º momento: Relação sociedade ideal/ sociedade atual 
Um voluntario de cada grupo ficará responsável por ser um a sociedade atual e o outro a ideal: cada grupo deve, por vez, colar neles as características que acham correspondentes com cada uma das sociedades. Discutir no final. 
O grupo vencedor deve propor alguma coisa legal para ser feito na aula seguinte. Algo que seja referente a aula do dia e que englobe toda a turma.

1 comentários:

Rodolfo Ourique disse...

Adorei vou usar na minha turma de Mocidade.

Rodolfo - Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz - Petrópolis - RJ

Postar um comentário