USE O BOM SENSO: Pense o quão importante é o relacionamento entre vocês, e qual é a questão e as emoções que estão envolvidas. Use estes fatores para avaliar a situação
PERCEBA QUE A OUTRA PESSOA PODE NÃO ESTAR AGINDO OU FALANDO RACIONALMENTE: Quando as pessoas estão bravas, elas geralmente dizem e fazem coisas que não pretendiam. Ouça a outra pessoa, mas não se envolva em uma guerra de insultos. Lembre-se, ataque o problema, e não a pessoa!
FAÇA COM QUE A OUTRA PESSOA SAIBA QUE VOCÊ SE PREOCUPA: Garanta à pessoa que o problema é importante para você e que você quer resolvê-lo. Pergunte à pessoa quando seria um bom momento para conversar.
ESCOLHA UM BOM LUGAR PARA CONVERSAR: Um lugar privado, silencioso e aberto é o melhor lugar para se conversar com alguém que está bravo. Evite espaços fechados e situações onde há muitas pessoas.
OBSERVE A LINGUAGEM CORPORAL DA PESSOA: Se você acha que está em perigo, esteja preparado para ir embora rapidamente. Contudo, não corra, a não ser que a situação seja uma ameaça a sua vida.
OBSERVE A SUA PRÓPRIA LINGUAGEM CORPORAL: Esteja certo de que você não está dando sinais ameaçadores à outra pessoa. Não fique muito perto.
TRATE OS OUTROS COMO VOCÊ GOSTARIA DE SER TRATADO: Não seja arrogante ou condescendente. Sua atitude é um dos fatores mais importantes para resolver o conflito com sucesso.
COMPROMETA-SE A RESOLVER A QUESTÃO DE FORMA JUSTA E APROPRIADA: Largar mão de tudo é tentador (e, nós devemos confessar, que algumas vezes é até apropriado), porém, é mais eficiente trabalhar com o problema até que ele seja resolvido.
by: GLAUCIA DE BARRO
1 comentários:
AMEI
Postar um comentário