- Comece sua aula contando a história do pacote de biscoito. Esta história circulou na internet e está no livro A luz que dissipa trevas,volume 2, página 67, sob o título As bolachas. (anexo)
Se você for usar a ilustração (anexo), vá colocando pouco a pouco e deixe que as crianças contem o que estão vendo e vá complementando.
Na primeira cena são duas pessoas que não estão prestando atenção uma 'a outra. Estão numa sala de espera, talvez para uma consulta médica, para esperar o horário de um ônibus ou o vôo de um avião. Uma está comendo e a outra está lendo. A moça resolve comer biscoito e nota que outra pessoa também está comendo. Sua expressão muda totalmente. Antes, concentrada em sua leitura, passa a acompanhar o movimento do outro ao seu lado. Quando ela vai se servir de mais um biscoito, sua mão quase esbarra na do rapaz. Sua indignação aumenta, seu olhar é ameaçador, continua a comer, embora o biscoito bata mal, mas precisa ser firme e mostrar quem está no controle. Ele continua comendo. Ela também. A situação está tensa, o pacote de biscoitos chega ao fim e, para surpresa da moça, o rapaz quebra a última bolacha, come metade e deixa a outra parte na cadeira. Agora não dá mais! ela precisa dizer poucas e boas para este rapaz!
Mas ele se retirou. A moça resolve guardar seu livro e ir embora. Ao abrir a sua bolsa, vê lá dentro o seu pacote de biscoito. Ooh! Que vergonha!
.
Faça uma lista dos sentimentos e emoções que podemos ver na história. Observe se aparecem mais sentimentos negativos do que positivos. Fale sobre cada sentimento, seu significado, que sensação passamos para o corpo, que comportamentos acompanham aquele sentimento. Valorize a tranquilidade que o rapaz manteve, mesmo sendo julgado, recriminado e mal querido pela moça.
Faça uma lista dos sentimentos e emoções que podemos ver na história. Observe se aparecem mais sentimentos negativos do que positivos. Fale sobre cada sentimento, seu significado, que sensação passamos para o corpo, que comportamentos acompanham aquele sentimento. Valorize a tranquilidade que o rapaz manteve, mesmo sendo julgado, recriminado e mal querido pela moça.
Agora que as crianças já sabem o que significa ira, raiva, paciência, estressado, tranquilo, bondoso, furioso, pacífico, entre tantos outros que eles vão listar;
- distribua diferentes formatos de recorte no papel, como por exemplo, nuvem, raio, sol, estrela, gota, coração, lâmpada, balão.
- Faça quantidades suficiente para que todos recebam pelo menos um papel e que haja repetição de formas. Se sua turma for muito grande você pode dividi-la em grupos menores que trabalharão em cima de um formato escolhido em consenso.
- Explique a turma que iremos conversar sobre sentimentos e as sensações que eles nos causam. Deixe cada um escolher o formato de recorte relacionado ao sentimento que irá descrever ou que possui como característica marcante.
- Por exemplo, o recorte em forma de raio se relaciona a raiva, cólera, impaciência. O recorte em forma de nuvem pode ser relacionado a paz, a calma, a mansuetude. Peça que cada um escreva de um lado do papel o nome do sentimento, e do outro lado do papel, uma situação que ele tenha vivido em relação a este sentimento, pela facilidade ou pela dificuldade de lidar com ele.
- Não é necessário identificar quem escreveu. Quando todos tiverem terminado , chame alguém do grupo e peça para ler para o grupo o que está relatado. A discussão é aberta para todos. Chame outra criança para falar sobre outro sentimento e vá chamando até que todas as formas escolhidas tenham sido expostas e compreendidas.
Molde com exemplos de formas:
by: GLAUCIA DE BARROS
0 comentários:
Postar um comentário