1) O que é a psicologia aplicada à educação espírita?
R. É a capacidade de entender as pessoas e suas relações . Jesus, tinha essa capacidade de ouvir cada um dos que lhe procuravam , e de aplicar a sua sabedoria com paciencia e amor, desse modo se fazia entender porque conhecia as pessoas e seus problemas mais profundamente, não criticava , não negava, ouvia com ouvidos de ouvir.
Acho que seria dessa forma que poderiamos aplicar a educação espírita,
Ouvir, conhecer , oferecer amor incondicionalmente, porém sem interferir no livre árbitrio.
"Quem tem ouvidos , Ouça" - Matheus 11:15

R. sim, o jovem e a criança tem que expressar seus sentimentos , e sentir-se seguros para expô-los, cabe ao evangelizador estar disposto a ouvir, auxiliar o entendimento e proporcionar o auto-conhecimento. Isso seria uma forma de psicologia orientada a luz da doutrina. O que chamamos de atendimento fraternal .
É importante ter noções de psicologia, mas a maior psicologia que se pode aplicar caso não se tenha essas noções é : "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei" , esse é um grande principio que deve praticar qualquer psicologo ou simpatizante de psicologia aplicada, utilizando com convicção esse principio, certamente estaremos preparados para orientar quem quer que seja.

Em todas as circunstancias a nossa "individualidade" é muito presente, é nela que vamos desenvolver o conhecimento da causa, por isso temos que realmente nos conhecer em profundidade, ter convicção daquilo que estamos responsáveis em transmitir, pois sempre o que prevalecerá são as nossas "verdades". No planejamento das aulas mesmo que apliquemos conceitos baseados em livros, teorias,conceitos, se nós não tivermos a certeza desses conceitos, isso transparecerá
Ex. Se estamos tristes não adianta esforços para demonstrar alegria .
"A sabedoria é demonstrada pelas suas ações " Matheus : 11:19

Aguardando a participação de vcs ;-)
O melhor de todos os recursos ? Eu diria que o The Best - se chama Evangelho Segundo o Espiritismo, mas temos muitos outros que podem nos ajudar muito.
Os recursos são imprescindíveis, não somente necessários, o conhecimento é tudo para um educador , que deve estar aberto a todo o entendimento, principalmente do seu próprio "eu" . Tem que haver o prazer na tarefa de evangelizar, fazê-lo por amor , sem esperar recompensas, buscar o "outro, ouvir com ouvidos de ouvir . (isso é psicologia aplicada)
Aí sim estaremos prontinhos para aplicar a máxima do Grande Psicologo da Terra.
"Ama o teu próximo, como a tí mesmo " - Matheus 22:39
Paty Bolonha -2006
Quando abraçamos a tarefa de "Evangelizar" antes de qualquer atitude temos que estar conscientes de que também somos "aprendizes" uns dos outros . Ninguém deve pensar em méritos ou recompensas, mas abraçar a tarefa com o "amor pleno e fraternal" que a doutrina nos aconselha.
Os irmãos de ideal devem transpor as barreiras dos sentimentos como ciúmes, invejas, disputas de poder e atenção.
"Somos todos um só coração, unidos por vibrações eletromagnéticas que nos fazem irmãos de verdade a trilhar os caminhos que levam ao Pai, através de incontáveis e maravilhosas moradas na sucessão das experiências reencarnatórias tão necessárias para a ascensão rumo aos planos excelsos onde as almas dos redimidos habitam em clima de concórdia, ou seja de União e Paz."
Assim seja !
BY:Paty Bolonha
0 comentários:
Postar um comentário