

* Quando você quer brincar em casa, na esc ola ou na rua, como escolhe seus amiguinhos?


* Quando vamos realizar algo, nos unimos a pessoas que pensam como nós.
Assim aconteceu, na história que narraremos em seguida, quando Jesus escolheu os seus discípulos, ou seja, aqueles que seguiam as suas idéias.








"A ESCOLHA DOS DISCÍPULOS"
Uma espreguiçadeira forrada com alvo lençol e uma confortável almofada abrigavam o homem adormecido.Sua cabecinha branca, seu rosto sereno, seus olhinhos cerrados pelo sono . . . que coisa tão linda!
Foi assim que o rapazola esguio, recém-entrado na adolescência , encontrou seu avô, repousando na varanda repleta de samambaias. Emocionado, curvou- se e beijou- o docemente.
- Ângelo, meu querido, já de volta?
- Vovô Carlindo ... desculpe-me, não tinha intenção de acordá- lo.
- Não se aborreça, filho. Na minha idade, o sono já não é tão profundo. Fica- se ronronando como os gatinhos
... O que o intriga desta vez?
- Nada de tão grave, vovozinho ... apenas estou com um dilema: como o senhor sabe, eu tenho uma infinidade de amigos que me são muito caros e estou achando difícil selecionar entre eles os que devam vir em minha casa, sair em minha companhia, enfim, fazer parte do meu cotidiano.
- Ora, querido, vou contar- lhe como Jesus escolheu seus discípulos. Acho que isso vai ajudá- lo. E o velhinho começou:
- Ele tinha bom senso; procurou escolher, dentre a multidão que o acompanhava por toda parte, os verdadeiramente entusiasmados pelas suas idéias, aqueles seguidores fiéis, que seriam capazes de conduzir os outros homens, tal como o pastor que sabe guiar as suas ovelhas pelos lugares mais seguros, onde elas ficariam abrigadas e felizes.
Desse modo, Jesus começou a fazer convites. Passando pelo Mar da Galiléia, chamou os dois irmãos: Simão (que Ele chamou de Pedro) e André, que eram pescadores.
Prosseguindo, encontrou outros dois irmãos: Tiago e João, que também foram convidados. E assim, Jesus continuou até convidar doze homens, que Ele sabiam seriam capazes de levar sua mensagem por todo o território da Judéia.
Esses homens, seus discípulos, chamados, mais tarde, apóstolos, foram os seguintes: Simão Pedro, Tiago, João, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago (filho de Alfeu), Simão e Judas Iscariotes.
Eram as pessoas certas; Jesus sabia que com eles a sua doutrina amorosa não seria perdida e ficaria sempre entre os homens.
O vovô terminou aí. Ângelo comentou:
- Essa história, vovô, mostra- me a seguinte verdade: devo selecionar, para conviverem comigo, os amigos cujos hábitos de vida, desejos e sonhos mais se assemelhem com os meus. Como o Mestre Jesus percebi que deverei escolhê- los, usando o mesmo critério de amor e justiça com que Ele escolheu os seus discípulos.
Rosenir Teixeira Pereira
Extraída do Livro "O melhor é Viver em Família" volume 12
(Fonte: Enviada por Jac ira ((Casa do Ceará ) - partic ipante da sala Evangelize CVDEE)
0 comentários:
Postar um comentário