Sono e Sonhos I





Prece inicial

         
 Primeiro momento: contar a história "Sonhos" (anexo)

        
  Segundo momento: sugestões de comentários ao evangelizador:

         
  É importante nos prepararmos para dormir? Sim. Como? Com refeições leves, diminuindo o ritmo, lendo uma história ou uma leitura agradável, fazendo uma prece antes de adormecer. Também é importante não assistir filmes violentos, e ouvir uma música agradável.

         
  Quando dormimos o que acontece como o nosso corpo físico? E com o nosso Espírito? Nosso corpo repousa, mas nosso espírito continua acordado e pode se afastar do corpo físico, ficando ligado a ele pelo fio de prata, que é uma espécie de, como o nome diz "cordão" que liga o perispírito e, conseqüentemente, o espírito ao corpo físico; é também denominado de cordão astral, cordão fluídico, cordão de luz, fio de prata, cordão perispirítico.

         Durante o sono, o espírito, liberto, procura os seus afins, e se liga àquilo que lhe interessa, de acordo com seu grau evolutivo. Os mais inferiores geralmente ficam mais ligados ao corpo e as suas sensações, pouco se afastando – até pela ignorância. Os espíritos mais evoluídos podem entrar em contato com o mundo espiritual e lá encontrar seus afetos, seu espírito protetor ou parentes e amigos que já desencarnaram (se ambos estiverem em condições e com merecimento para isso). Também é possível estudar, aprender, ouvir palestras e até trabalhar em favor dos outros, além de encontrar outros encarnados, que também estão dormindo.

         Os sonhos podem ser:

         
  Fisiológicos: refletem o que sentimos no corpo físico. Se estivermos com frio, sonhamos que estamos em meio à neve, por exemplo.

         
  Psicológicos: são resultados de nossos pensamentos, interesses e preocupações. Se tivermos um problema a resolver é comum sonhar com a situação.

         
  Espirituais: são as lembranças (às vezes simbólicas ou não muito exatas) do que vimos, sentimos ou fizemos, em espírito, enquanto dormíamos. Esses sonhos são mais nítidos e, geralmente, coloridos. 

         
  Repetitivos: são, muitas vezes, reflexos de alguma dificuldade que já vivenciamos, nesta ou nas reencarnações passadas. Não significa que vai acontecer de novo, apenas que foi uma experiência difícil e importante.

         
  Premonitórios: podem acontecer, mas são raros. O mais comum é sonhar com algo que nos preocupa, como por exemplo, um parente vai viajar e ficamos preocupados e sonhamos com um acidente. Pode ser também um aviso da espiritualidade para que a pessoa tome mais cuidado ao dirigir porque a estrada está esburacada.

         Podemos pedir, em oração, para que durante o sono possamos nos encontrar com o nosso espírito protetor e dele receber conselhos, força e coragem nas dificuldades da vida, para saber qual a melhor atitude a tomar diante de determinada situação. Com o tempo, o exercício e o nosso merecimento, podemos receber as respostas através de intuição durante o dia. Também podemos encontrar alguém de quem não gostamos para fazer as pazes e nos harmonizarmos, preparando o perdão e o desfazimento da mágoa e do ódio que vão ocorrer quando estivermos acordados. Pode-se, também, encontrar pessoas, aprender, assistir aulas, trabalhar e fazer o bem no Mundo Espiritual.

       
   Terceiro momento: atividade: desenhar ou descrever um sonho que teve ou gostaria de ter e, posteriormente classifica-lo em fisiológico, psicológico, espiritual, repetitivo ou premonitório.

         Obs.: sugerimos ao evangelizador, se possível ler no livro “Espiritismo, tudo o que você precisa saber”, de Richard Simonetti, os capítulos "Sonhos" e "Ainda os sonhos", editora CEAC.

         Prece de encerramento

        
  Sugestão: terceiro ciclo, podendo ser adaptada ao segundo ciclo.

ANEXO 1:

Sonhos*

         Naquela noite, Estela leu algo tranqüilo e fez uma prece sincera antes de adormecer, pois ela sabe que para ter uma boa noite de sono é necessário se preparar para dormir.

         Como acontece com todas as pessoas, quando Estela adormece, seu corpo físico repousa, mas ela, em espírito, permanece acordada e pode se afastar do corpo, ficando ligada a ele por um fio, chamado cordão de prata.

         Naquela noite, Estela adormeceu e sonhou... No outro dia, quando acordou, ela tinha a lembrança de um sonho colorido, lindo. Não era a primeira vez que ela sonhava com tio Inácio, que havia desencarnado há um ano. Foi logo contar para a irmã mais velha:

         - Tio Inácio me disse para eu estudar, obedecer meus pais, continuar a ir às aulas de evangelização e só fazer o bem.

         - Legal! - disse Marília. Bem coisa do tio Inácio, ele adorava dar conselhos, você lembra? Isso aconteceu porque nós podemos encontrar, em espírito, as pessoas que amamos, desencarnadas ou encarnadas, você sabe disso, não sabe?

         - Sei sim. Eu costumo sonhar bastante - completou Estela. Semana passada sonhei com uma prova de matemática que eu tinha que fazer no outro dia.

         - Ah! Mas esse é um sonho diferente! - esclareceu a irmã. Quando você sonhou com a prova, você levou para os sonhos as suas preocupações do dia. Esses sonhos são chamados sonhos psicológicos. Com tio Inácio você teve um sonho espiritual, pois você, em espírito, vivenciou a situação. Podemos lembrar desse tipo de sonho ou apenas guardar uma sensação boa ou ruim, dependendo do que aconteceu.

         - Eu já sonhei que precisava fazer xixi, e sai procurando um banheiro no sonho... - Estela contou em meio a risos.

         - Eu também já sonhei isso... Ainda bem que acordei a tempo... - as duas meninas riram. E também já sonhei que estava no Pólo Norte e acordei com muito frio. Esse tipo de sonho que tem a ver com o que sentimos no corpo são chamados de sonhos fisiológicos.

         Estela ficou contente em saber que quando dormimos, dependendo do nosso merecimento e dos sentimentos que cultivamos, podemos encontrar pessoas, aprender, assistir aulas, trabalhar e fazer o bem no Mundo Espiritual.

         Quando a conversa acabou, ela estava cheia de planos: ia pedir ao seu espírito protetor que, se possível, gostaria de aprender enquanto o seu corpo dormia, e também desejava encontrar sua prima Ana, pois tinha muita saudade da amiga.

         E você, o que pretende fazer nesta noite, enquanto seu corpo dorme?


         *História criada por evangelizadoras do 2º Ciclo do Grupo Espírita Seara do Mestre (Santo Ângelo/RS) e utilizada na aula "Sono e Sonhos".

1 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite! Quero te parabenizar pelo seu blog. Adorooo ele, e sempre na hora de preparar minhas aulinhas dou uma Muito obrigada pela paciência e dedicação. Que Jesus ilumine seus caminhos. Com Carinho Fernanda.

Postar um comentário