Batata Quente Diferente - Reencarnação

Este jogo é muito legal e as crianças gostam muito. Lembra da "Batata Quente"? Pois é, mas aqui vamos fazer diferente. Você arruma uma caixa de sapatos e decora ela, pra ficar bonitinha e demonstrar sua preparação, seu respeito e seu carinho pelas crianças.
Não sei onde arrumei esta imagem aí de cima. Se alguém souber, me fala para eu colocar os merecidos créditos.
Voltando ao assunto, você pega a caixinha decorada e coloca dentro alguma coisa, como se fosse um "prêmio". Eu sugiro uma mensagem, um livro. Alguma coisa que seja alimento do espírito!
Adivinha que exemplo eu vou usar? Em prol do Instituto Meimei, minha gente! Merchan do bem! Rsrs
Claro que o "prêmio" vai ser de acordo com a idade da criança. Mas não se preocupe: tem literatura espírita (ESPÍRITA) para todas as idades!
Então, você embrulha a caixa e, no embrulho, você cola uma pergunta a respeito do tema. Depois, faz outro embrulho e coloca outra pergunta sobre o tema. Mais um embrulho, outra pergunta... Faz um monte, em número mais ou menos ao número de crianças. Para crianças pequenas, você pode colocar papeis coloridos, e ler a pergunta para elas.
Você pode fazer surpresa sobre o que está na caixa, para fazer suspense.
Então, as crianças sentam em círculo, e vão passando a caixa. Você coloca uma música e, quando esta parar, a criança que estiver com a caixa lê a pergunta e responde, retirando um dos papéis de embrulho. Vai assim até que chegue na caixa.
Outro jeito: as crianças vão passando a caixa uma por uma e respondendo, sem ser na sorte. Aí é importante de haverem muitos embrulhos, para a caixa circular bastante e dar chance a todas.
Vamos a um exemplo: o tema Reencarnação. Você pode selecionar perguntas do Livro dos Espíritos ou fazer pequenas perguntas a respeito do tema.

O Livro dos Espíritos, questão 132:
  • Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? “Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação. Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada minuto, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.”
  • Claro que você não vai exigir da criança que decore a resposta. Mas você pode avaliar se ela se aproximou da resposta, com as próprias palavras.
E é lógico que você vai utilizar questões que citou em sua exposição.

  • Ou você pode fazer perguntas simples como: Quantas vezes reencarna um espírito até chegar na perfeição? (Na verdade, é a questão 169 de O Livro dos Espíritos, em outras palavras).
Para ficar mais legal, você também pode usar versinhos para a criança acabar de completar, por exemplo:

Reencarnação - eis a Lei

Que nos norteia o destino,
Ninguém aprende a ser grande
Sem se tornar pequenino!...
Espírito: Eurícledes Formiga

Você retira a palavra "pequenino" e a criança tem que adivinhar.
Você pode também pedir que a criança cite uma passagem do evangelho que fale sobre reencarnanção, que você citou na exposição. 
Pode pedir que cantem uma música sobre o tema, etc.
Vale a criatividade para a coisa ficar bem gostosa e interessante...
Acredito que está muito claro que pode ser feito em qualquer tema, para qualquer idade, cabendo ao evangelizador apenas adaptar as questões, o prêmio, etc...



1 comentários:

Otonieli machado da veiga disse...

Parabéns pela ideia!! Criativa e divertida. Realmente, dá pra adaptar pra vários outros temas. Inclusive para os ciclos da juventude, onde no meu caso, irei aplicar.
Um fraternal abraço!

Postar um comentário