Respeito
Mútuo (Ética – Angélica Sátiro, Paulo Volker)
Respeitar
é dar atenção para a outra pessoa. As pessoas não estão sozinhas no mundo. Em
torno de cada pessoa, existem outras, e é importante todos se lembrarem
disso. Tudo que se faz, de alguma forma afeta o outro. Estar atento para as
outras pessoas é se preocupar com isso.
Se o respeito
começa com a atenção, ele evolui, quando se entende que todos têm sua
importância e se valor. O Presidente da República, um grande milionário, um
artista, um pedreiro, um mendigo. São pessoas. Vivem em condições deferentes,
tiveram oportunidades diferentes, mas são humanos e habitam o mesmo planeta.
Como humanos, todos são iguais.
O afeto e a estima são parte da relação de
respeito. Ter carinho, gostar de uma pessoa é uma demonstração maior e mais
profunda de respeito. Por meio dessa relação, surgem as amizades. Na relação
de amizade, as pessoas conseguem entender o outro, saber do que ele gosta e o
que pensa. Dessa forma, evitam agredi-lo e machuca-lo.
Quando conseguimos
ser amigos do outro, somos capazes de lidar com os conflitos que ocorrem
porque somos pessoas diferentes; assim, evitamos as brigas e os
desentendimentos. Não é uma tarefa fácil, mas nos torna pessoas mais felizes.
Procure lembrar-se
dos momentos em que você brigou com seus amigos. Em geral, qual foi a causa
das brigas? Com um pouco mais de respeito por parte de cada um poderia ser
resolvida a mesma questão sem tanta briga?
Maior respeito se
tem quando as pessoas se amam. O amor entre duas pessoas carrega sempre muito
respeito. Na relação de amor, o outro é uma pessoa muito importante, por isso
cada detalhe da relação é cuidada.
-
Douglas,
você já bateu em menino menor do que você?
-
Já.
-
Você
acha isso justo?
-
Quando
eu bati achei que fosse, hoje já não acho mais.
-
Por
que você achou que era justo?
-
Porque
eu achava que tinha que mostra para todo mundo que era forte.
-
Mas
você mostra que á forte batendo em alguém menor?
-
Não,
mostro que sou covarde.
-
Tina,
o que é a justiça?
-
É o
modo de mostrar que todo mundo merece a mesma vida que eu tenho.
-
Lena,
qual é a maior injustiça?
-
Não
ensinar para as crianças o que é a justiça e como construí-la.
-
Luíza,
como se pode ensinar a justiça na escola?
-
Ah, é
muito fácil.
-
Como? -
-
Fale
algumas.
-
Quando
o professor não ouve um aluno. Quando um aluno não ouve o professor. Quando
ninguém ouve ninguém na sala
-
A
escola sendo justa, fazendo justiça e mostrando para os alunos como se faz.
-
João,
como a injustiça pode acontecer na escola?
|
-
De
várias maneiras.
-
Fale
algumas.
-
Quando
o professor não ouve um aluno. Quando um aluno não ouve o professor. Quando
ninguém ouve ninguém na sala
Bom relacionamento
Você já fez um balanço das suas
atitudes com os colegas, funcionários, professores e as pessoas encarregadas da
direção da escola? Pois saiba que o ambiente onde você permanece por tantas
horas, deve ser visto com carinho. Aquele “cara” mal-humorado, negativo e que
só sabe badernar e criticar já era! O lance é ter alto astral!
Um bom ambiente de estudo, com
amizade e companheirismo é fundamental para o bom relacionamento. Abaixo,
relacionamos algumas atitudes positivas na convivência em grupo:
-
Bom dia, obrigado e por
favor são palavras mágicas, quando sinceras.
-
É bom trabalhar ao lado
de pessoas alegres e disponíveis para ajudar.
-
Bom-humor é importante,
mas cuidado com brincadeiras de mau gosto.
-
Exponha suas idéias, mas
sem desrespeitar o limite dos outros.
-
Mostre interesse pelo
outro. Pergunte sobre suas preferências, família, lazer.
-
Nuca perca a oportunidade
de elogiar e incentivar os colegas.
-
Quem está ao seu lado tem
vida própria, com seus problemas e alegrias. Respeite os sentimentos alheios.
(COPASA – Líquido & Certo
– Informativo Interno – no 1 setembro de 2000 p.4.)
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