• Corpo
Objetivo(s):
• Conhecer importância do corpo
• Identificar partes e tarefas do corpo e como cuidar dele
• Dar importância ao nosso corpo
Metodologia:
• Prece de abertura (incentivar à participação de cada um)
• Iniciar a abordagem do tema relembrando que temos um corpo, sua importância e para que serve.
• Visualizar imagens de tarefas que o corpo pode fazer.
• Diferenciar partes do corpo humano.
• No final, poderão fazer um desenho, ao gosto, relacionado com o tema da aula.
Atividades:
ATIVIDADE PARA IDADES dos 4 AOS 6 ANOS (+‐)
(AINDA NÃO SABEM LER, MAS JÁ VÃO DESENVOLVENDO A ESCRITA. NECESSITAM DE AJUDA PERMANENTE)
Realizar um cartaz identificando Coisas que se pode fazer com o Corpo, salientando deste modo a Importância do Corpo.Primeiro que tudo, recortar cada uma das caixas de palavras (pág.8) e ir colocando cada uma delas junto de uma imagem (a que melhor se conjugar) - os meninos desta faixa etária precisarão que lhe sejam lidas as palavras das caixas de texto. Só no final devem ser coladas, depois de se ter a certeza que todas as palavras estão no seu lugar certo. Existem palavras que podem ser colocadas em diferentes imagens, mas à medida que necessitam de distribuir todas as palavras, chegarão à conclusão que existem umas imagens mais adequadas do que outras (págs. 5 a 8).
No final, poderão fazer um desenho, ao gosto, relacionado com o tema da aula.
ATIVIDADES PARA IDADES 6 AOS 9 ANOS (+‐)
(JÁ SABEM LER, MAS AINDA NECESSITAM DE ALGUM APOIO, TANTO NA LEITURA COMO NA ESCRITA)
Realizar a ficha (pág.4) para identificar partes do corpo humano e cuidados a ter com ele.No final, poderão fazer um desenho, ao gosto, relacionado com o tema da aula.
ATIVIDADE PARA IDADES A PARTIR DOS 10 ANOS
(SABEM LER SEM DIFICULDADES E COM AUTONOMIA PARA TRABALHAREM SEM APOIO PERMANENTE)
Realizar a ficha (pág.3) para identificar partes do corpo humano e cuidados a ter com ele.No final, poderão fazer um desenho, ao gosto, relacionado com o tema da aula.
NOTA:
A ficha da página 3, apesar de parecer idêntica à da página 4, tem ligeiras diferenças, com grau de dificuldade diferente também.
0 comentários:
Postar um comentário