Objetivos:
a) demonstrar que, muitas vezes, por presunção ou
“pré-conceitos”, fechamo-nos em pontos de vista que impedem a salutar
discussão e conseqüente elucidação de fatos, conceitos etc...
b)em função disto, poderemos distorcer e/ou
comprometermo-nos diante de momentos importantes em nossa existência.
Ativ. I – Incentivação: ”LABORATÓRIO”.
“O tempo que se emprega na
crítica pode ser usado em construção” (André Luiz-Sinal Verde)
1-O pensamento acima será escrito no quadro;
2- uma atividade sensorial será desenvolvida a fim de que
observemos mais profundamente, além das aparências;
3- dois copos iguais com água (um diluído com alvejante VEJA
e outro com vinagre) serão colocados sobre a mesa para observação dos jovens;
4-todavia, o coordenador trará um copo por vez;
5-suscitará observação séria e a conclusão: “são iguais ou diferentes em seu conteúdo? ‘
; “como e por que chegaram às suas certezas”(poderão
escrever em 5’o seu relatório);
6-Com base nas afirmações dos jovens o Coordenador concluirá
que sem CRITÉRIOS BÁSICOS sobre
qualquer que seja o assunto NÃO se pode afirmar veementemente coisa alguma;
7-Com uso do medidor de PH demonstrar-se-á o conhecimento
que se adquire após a EXPERIMENTAÇÃO
e o ESTUDO.
8-Com conceitos básicos de Química sobre a composição do
Vinagre (CH3CO2 + H20 = CH3CO2- + H2O + H+) E
do alvejante (NAOH + H20 = NA+OH- + H20), entrar-se-á no
tema do estudo.
ATIV II -
Desenvolvimentyo – ‘’INTERAÇÃO”.
·
Exposição dialogada e interrogativa sobre ‘O
Crítico’de OQEE,’ lincando’ à experiência acima.
·
Leitura com discussão da questão 6, pág. 60 do
livro, também com base na experiência.
·
Idem para as questões 7 e 8.
ATIV III - –
Avaliação – “SITUAÇÃO PROBLEMA”
=Um freqüentador do CEAK, há dois meses participa apenas das
reuniões públicas. Recebe o passe e vai embora.
=Procurou o presidente dizendo que, agora que observou e
sabe como “esticar ”as mãos, quer “dar”passes
também.
=Ele poderá fazer
isto? Tem ele os CRITÉRIOS necessários para a tarefa? Que critérios são
esses?
== levantamento dos critérios no quadro branco ===
=Quando informado de tudo isto, que fez ele? (ouvir e
concluir)
ATIV IV – Fixação
– “ESTALACTITE E
ESTALAGNITE”.
a) Conceituaremos
os itens acima;
b) Com
uso desta imagem, buscaremos ler o cap. 36 de SINAL VERDE, André Luiz: Temas da
Crítica.
c) “Lembre-se:
por vezes, basta apenas um martelo para arrasar aquilo que os séculos
construíram”.
d) Somos
verdadeiros críticos, na acepção de Kardec? Como desenvolvermos o senso de
crítica?
0 comentários:
Postar um comentário