Material:
·
Quatro folhas de
papel 40kg (a folha de papel deve ser maior que a altura das crianças. Se as
crianças da turma forem grandes para o papel 40g,utilize papel pardo)
·
Lápis, borracha e
pilot para contorno
·
Lápis de cor ou
giz de cera para pintar
·
Retalhos de pano
ou de TNT
Atividade:
A atividade se dará toda através de diálogo com as
crianças, então desde este primeiro momento podem surgir oportunidades de
aprendizado. Escute o que eles comentam, pergunte e aguarde respostas e a
partir daí, construa o aprendizado de acordo com a receptividade e resposta do
grupo.
1.
Com todos
sentados em círculo no chão, comece a “brincadeira” com a descoberta de quem
são os menores da turma. Selecionar um menino e uma menina com a menor altura.
2.
Escolha um para
ser o primeiro e com o papel no chão, posicione uma criança deitada sobre ele.
Trace o contorno do corpo com lápis.
3.
Retire a criança
e comece a reforçar o contorno com o pilot enquanto incentiva o diálogo.
4.
Narre as partes
do corpo que contorna (pés, pernas, braço...) mas não acrescente nada no miolo
do desenho.
5.
Incentive a
participação:
– O que falta aqui?
As crianças naturalmente vão
falando as partes mais óbvias tipo olho, boca, nariz...
Vá completando o desenho com
as partes que eles indicam.
Em algumas turmas falam
coisas detalhadas como umbigo, unha, mas não citam os órgãos sexuais. Se
citarem aja normalmente, se não citarem pergunte:
Não falta nada? Tem certeza?
E como ele (a) vai fazer xixi?
Após eles citarem, desenhe e
fale normalmente sobre o órgão e sua necessidade pra fazer xixi e coco por
exemplo. Não deve citar o ato sexual nessa idade, mas nas meninas pode reforçar
que os seios crescerão para ela poder amamentar o bebê quando for mãe, por isso
os seios das meninas crescem e dos meninos não...
6.
Após o desenho
“completo” ressaltar que essas são partes íntimas que só quem pode ver
ou mexer é a mamãe ou o médico, e por isso devemos manter vestidos. Usar o
tecido para fazer a cueca / calcinha / sutiã
7.
Repetir o mesmo
processo para o menino e para a menina, com a participação de toda a turma.
8.
Após concluído,
dividir em 2 grupos – meninos e meninas -
para que pintem o desenho livremente.
O material final pode ser
colocado em um mural ou pode ser fechado no contorno e “recheado” de sacolas
plásticas vazias por exemplo para ficar com um boneco com volume.
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