LEI DE REPRODUÇÃO / SEXUALIDADE- 3 e 4 anos




Material:
·         Quatro folhas de papel 40kg (a folha de papel deve ser maior que a altura das crianças. Se as crianças da turma forem grandes para o papel 40g,utilize  papel pardo)
·         Lápis, borracha e pilot para contorno
·         Lápis de cor ou giz de cera para pintar
·         Retalhos de pano ou de TNT


Atividade:
A atividade se dará toda através de diálogo com as crianças, então desde este primeiro momento podem surgir oportunidades de aprendizado. Escute o que eles comentam, pergunte e aguarde respostas e a partir daí, construa o aprendizado de acordo com a receptividade e resposta do grupo.
1.       Com todos sentados em círculo no chão, comece a “brincadeira” com a descoberta de quem são os menores da turma. Selecionar um menino e uma menina com a menor altura.
2.       Escolha um para ser o primeiro e com o papel no chão, posicione uma criança deitada sobre ele. Trace o contorno do corpo com lápis.
3.       Retire a criança e comece a reforçar o contorno com o pilot  enquanto incentiva o diálogo.
4.       Narre as partes do corpo que contorna (pés, pernas, braço...) mas não acrescente nada no miolo do desenho.

5.       Incentive a participação:

 – O que falta aqui?

As crianças naturalmente vão falando as partes mais óbvias tipo olho, boca, nariz...
Vá completando o desenho com as partes que eles indicam.

Em algumas turmas falam coisas detalhadas como umbigo, unha, mas não citam os órgãos sexuais. Se citarem aja normalmente, se não citarem pergunte:

Não falta nada? Tem certeza? E como ele (a) vai fazer xixi?

Após eles citarem, desenhe e fale normalmente sobre o órgão e sua necessidade pra fazer xixi e coco por exemplo. Não deve citar o ato sexual nessa idade, mas nas meninas pode reforçar que os seios crescerão para ela poder amamentar o bebê quando for mãe, por isso os seios das meninas crescem e dos meninos não...

6.       Após o desenho “completo” ressaltar que essas são partes íntimas que só quem pode ver ou mexer é a mamãe ou o médico, e por isso devemos manter vestidos. Usar o tecido para fazer a cueca / calcinha / sutiã

7.       Repetir o mesmo processo para o menino e para a menina, com a participação de toda a turma.

8.       Após concluído, dividir em 2 grupos – meninos e meninas -  para que pintem o desenho livremente.

O material final pode ser colocado em um mural ou pode ser fechado no contorno e “recheado” de sacolas plásticas vazias por exemplo para ficar com um boneco com volume. 

0 comentários:

Postar um comentário