Objetivo: A criança deverá identificar o
que seja um passe, suas características, para ir iniciando um
discernimento quanto à necessidade e oportunidade de sua utilização.
Referência Bibliográfica: Bases Evangélicas: Mateus, 8:15; 15:15;
Marcos, 1:41 - 5:22 e 23; Lucas 4; Bases doutrinárias: LM 2a parte: cap 8 ,
item 131; Obras subsidiária: Os Mensageiros , caps 19
e 44; Conduta Espírita
Incentivação Inicial: Mostrar vidros de
remédios, seringas, comprimidos, conversando sobre a utilidade destes
recursos(servem para ajudar na cura de doenças). Perguntar, por exemplo, se sabem
de outras formas para se curar, para se ajudar.
Desenvolvimento: Hoje nós vamos ouvir a
história de uma garotinha que esteve muito doente, e como foi que Jesus
fez para curá-la.
Narrar a passagem referida em marcos, 5:22
e 23.
Essa narração deverá ser com linguagem
apropriada ao entendimento das crianças da faixa etária.
Uma vez, quando Jesus andava por um lugar
bem longe, ensinando às pessoas e curando as doenças, chegou perto dele um
homem chamado Jairo.
Jairo estava muito aflito. Naquele tempo
não havia muitos médicos, comprimidos, injeções, hospitais.... E sua
filhinha estava quase morrendo.
Jairo disse:
_ Senhor, sei que és capaz de fazer muitas
curas, sei que ajudar as pessoas que lhe pedem, e eu quero fazer-te um
pedido: minha filhinha está muito mal, venha à minha casa e faze com que ela sare.
Jesus acompanhou Jairo. Chegando em casa,
viu a menininha deitada, parecendo morta. Jesus colocou as mãos sobre a
cabecinha da garota e orou. Ninguém via nada, mas Jesus era tão bom, tinha tanta
vontade de ajudar porque amava as pessoas, que de suas mãos saia luzinhas ,
como se fossem estrelinhas brilhantes, que passavam para a menininha.
E , daí a pouquinho, a filha de Jairo se levantou da cama. Ela estava
curada.
Jesus não usou os remédios que conhecemos,
mas usou do seu amor: usou o que a gente chama de passe. Vocês já viram um
passe, não é mesmo? Quando a gente não está muito bem, recebemos o passe de
uma pessoa que quer nos ajudar, e de suas mãos saem aquelas luzinhas que vão
entrar lá dentro da gente e nos ajudar a ficarmos bons, a melhorarmos.
Dar a cada criança uma folha onde esteja
reproduzida a garota assentada, pedindo-lhes que a pintem(guache). Depois
dar o desenho do passista recortado, para que o colem na posição
ideal junto à menina.
Lembrar às crianças que o passe é um
remédio muito bom para ajudar a curar machucados. Feres, dores de barriga,
carinhas emburradas, tristeza, vontade de chorar à toa, cansaço; que o passe não é
um remédio que se compra na farmácia ou se pega no posto de saúde; que
ele é dado de graça por pessoas de boa vontade.
Aplicar passe em quem estiver precisando,
pedindo que as demais crianças fiquem em prece ou cantando uma música
suave ou que tenha em sua letra sobre o passe ou pensando em Jesus e pedindo que
para quem está precisando do passe fique bom .
Figuras relativas à narrativa a ser feita.
Comprimidos, seringas, termômetro,
esparadrapo, gaze, algodão, etc..
(Fonte: AME/JF-MG)
obs: Durante nosso bate papo foi feita
ressalva na utilizaçao de medicamentos por crianças, sendo sugerido fosse
trocado por vitamina. Ainda foi sugerido Ter-se o cuidado em não passar a idéia
de que o passe seja remédio apenas e o cuidado para não se estar formando
futuros papa-passe.
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