Jogo das Virtudes na Evolução



A última atividade que utilizei na evangelização com o 3º ciclo da infância foi o Jogo das Virtudes na Evolução, disponível no site http://www.edicoesgil.com.br (veja abaixo). Nossas aulinhas desenvolvem-se uma vez por semana, e as crianças já haviam estudado sobre Intercâmbio mediúnico, Reencarnação, Livre arbítrio, lei de causa e efeito, Evolução espiritual e Pluralidade dos mundos habitados.

Durante as aulas, nossa equipe de evangelizadores frisou bem a necessidade de praticarmos o bem para seguirmos nossa evolução espiritual. Mesmo nas nossas pequenas ações diárias, devemos sempre refletir buscando fazer o melhor a nosso alcance, desenvolvendo as virtudes da paciência, do trabalho, da justiça, entre outras, pois nosso objetivo é, um dia, atingirmos a perfeição. E não lograremos alcançá-la se não começarmos pelas pequeninas coisas a nosso alcance: respeitar o colega na escola, não bater nos irmãos em casa, ajudar os pais nas tarefas domésticas... Demos exemplos simples, de acordo com a realidade dos evangelizandos e de sua faixa etária. O jogo das virtudes rendeu reflexões às crianças, além de ter sido muito divertido. Vale a pena.
Jogo das Virtudes na Evolução
Baseado na atividade proposta por Selma Said em seu livro "Meu Coração Perguntou", Ed. Vozes.


  • Objetivo: Compreender algumas virtudes e seu papel na nossa evolução espiritual.
  • Material: Folha de papel Kraft, cola, tiras de papel, canetinhas, folha de questões e respostas (para o coordenador).
1) Divida a turma em duas ou três equipes e desenhe, numa folha de papel Kraft, uma escada de dez degraus para cada uma.


2) Entregue dez tiras de papel para cada equipe escrever suas respostas. As tiras devem ser da mesma altura dos degraus e largas o suficiente para caberem as palavras.

3) Explique que vamos fazer um jogo. Você dará algumas pistas para descobrir o nome de uma virtude. Cada equipe terá 20 segundos para dialogar e responder, numa palavra, a que virtude você está se referindo. Veja abaixo as dez questões e respostas:

QUESTÕES E RESPOSTAS PARA O COORDENADOR
  • Saber esperar nossa vez e não ficar irritado quando as coisas demoram são mostras desta virtude. Como se chama? PACIÊNCIA
  • Ajuda-nos a colocar idéias em ação e faz com que nos sintamos úteis. Tudo - os livros, as casas, a comida, as invenções - é fruto dele. O que é, o que é? TRABALHO.
  • Dar a cada um segundo suas obras e seu merecimento faz parte desta virtude. Qual é ela? JUSTIÇA.
  • Saber agradecer pelo que temos e recebemos todos os dias é o significado desta virtude. Como se chama? GRATIDÃO.
  • Feita de palavras e ações, é a virtude que nos pede para cumprir nossos deveres e promessas. Quem a possui faz sempre o melhor possível. Qual é ela? RESPONSABILIDADE.
  • Quem ajuda, estende a mão a quem precisa, põe em prática esta virtude. Qual é ela? CARIDADE.
  • Transparente e sincera, não finge nem inventa de ser o que não é. Quem é? SIMPLICIDADE.
  • Estabelecer objetivos e levá-los a sério, fazendo o que for necessário para atingi-los, sem desanimar, fazem parte desta virtude, que é a ... DISCIPLINA.
  • Aceitar um desafio ou resolver um problema? Quem possui esta virtude não tem medo de enfrentar dificuldades. O que é, o que é? CORAGEM.
  • Querer bem e gostar são parte de um sentimento que faz a vida valer a pena, e que se chama... AMOR.
4) As respostas corretas serão coladas na escada, começando de baixo para cima. As respostas erradas não serão usadas. Vence a equipe que chegar mais alto.
5) Peça para um representante de cada equipe desenhar uma "pessoinha" no degrau onde conseguiram chegar.


6) No final, equipe vencedora irá abraçar os demais jogadores.

7) Diálogo: Olhando para estas escadas, podemos compreender um pouco como é que os Espíritos evoluem moralmente. Quanto mais virtudes conquistamos para nosso coração, significa que mais evoluímos. Mas não basta tê-las, é preciso agir com elas e sempre aprimorá-las...

8) Opção: a equipe que se lembrar das virtudes que faltaram na sua escada e escrever numa folha separada, ganhará um ponto extra.

2 comentários:

Silvana Pádua disse...

Muito boa essa sua idéia para trabalhar virtude e evolução de maneira prática e atrativa.
Excelente a sua proposta de divulgar isso num blog, assim temos opção quando vamos montar uma aula.
Que Jesus te abençoe na iniciativa de divulgar e trabalhar em Sua seara.
Abraços.

Anônimo disse...

Que legal esse material, as crianças e jovens amam esse tipo de trabalho! Obrigada por compartilhar. Deus abençoe você.

Postar um comentário