Corpo - instrumento do Espírito


Faça o desenho de um vovô em uma cartolina, bem colorido, com uma mala e cole no quadro. Veja abaixo modelo do vovô.


Primeiro momento: iniciar a aula apresentando o vovô João (Dr. João, advogado aposentado), um Sr. com bastante idade (não dizer a idade).

Apresentação: como vocês podem observar ele já não é nenhum menino. O vovô João é espírita, participa de grupo de estudos (Evangelização dos adultos) e trabalha como voluntário na biblioteca do Grupo Espírita. O vovô João vai fazer uma viagem que ele sempre soube que faria e está pensando no que levar em sua mala. Perguntar as crianças o que elas acham que ele deve levar em sua bagagem. Anotar no quadro as respostas das crianças.

Segundo momento: explicar as crianças, após as anotações, que esquecemos de explicar que ele não pode levar nada de material, palpável, que se possa tocar,ver. Fazer novamente a pergunta às crianças.  que então o vovô João pode levar em sua mala? Anotar as respostas no quadro.

Terceiro momento: concluir que ele levará o conhecimento que adquiriu, mas não os livros. Levará os bons momentos que vivenciou, mas não poderá levar o cargo que ocupava no trabalho (lá ele não será o Dr. João, será apenas o João), nem os títulos, nem o dinheiro que juntou. Levará as boas atitudes ou as más ações que fizer, a lembrança dos amigos, o amor, a caridade, o perdão, os bons pensamentos, o respeito. O carinho da família, mas ninguém poderá ir com ele nesta viagem. Todas as coisas materiais como nossa casa, nossas roupas, nossos brinquedos ficarão na Terra ao desencarnarmos.

Quarto momento: explicar às crianças que todos vamos morrer (desencarnar) um dia. Que não sabemos quando será esse dia. Mas que quando morremos, apenas o nosso corpo físico morre, o espírito continua vivo e passa a viver no mundo espiritual.
O vovô João procurou aprender e vivenciar os ensinamentos de Jesus. Quando chegar o momento de seu desencarne, que ele não sabe quando será, estará tranqüilo para fazer sua viagem ao Mundo dos Espíritos. Ele sabe que vai se separar por um tempo dos amigos e da família, mas que tornará a revê-los.

Explicar o que significa:

Espírito encarnado: quando o espírito está junto do corpo físico. Vivemos no mundo material.
Espírito desencarnado: quando só existe o espírito. Vivemos no mundo espiritual.
Desencarnar: morrer, isto é, deixar o corpo físico; mas nosso espírito, que nunca morre, continua vivo no Mundo espiritual
Reencarnar: renascer em um corpo novo (espírito mais corpo físico). Nascimento de um bebê.
Quinto momento: distribuir pequenos pedaços de cartolina para que cada um anote uma das coisas boas que o vovô João quer levar em sua bagagem. Posteriormente cada criança colará sua sugestão na mala do vovô João.
Atividade: cada criança irá fazer uma mala com as coisas que quer levar desta reencarnação. Distribuir várias tiras de cartolina para cada evangelizando anotar as coisas que quer levar desta reencarnação, junto com o xerox da mala. DESTA VIDA
(ENCARNAÇÃO) LEVAREI... Veja modelo da mala abaixo.
Modelo de Vovô e da mala:



by: Mamy


0 comentários:

Postar um comentário