Evolução Material e Espiritual




Objetivo:
Reconhecer que evoluir é progredir e que resulta do esforço de cada um.
Conteúdos Mínimos:
Evoluir é progredir; é mudar para melhorar.
Evolução é  a resultante do esforço e do trabalho. Ela pode ser material ou espiritual.
A evolução material é a que se observa no ambiente físico. Resulta  do estudo e do trabalho aplicados `a melhoria das condições de vida: saúde, educação, transportes, comunicações etc.
A evolução espiritual é aquela que se realiza no intimo das criaturas pelas mudanças de hábitos e atitudes e pela prática do bem.
O trabalho, em sua forma material ou espiritual, é a maior fonte de progresso. Com o nosso esforço podemos nos melhorar bem como melhorar o ambiente em que vivemos
Sugestão de Atividades:
Iniciar a aula com uma prece.
1.    A evangelizadora colocará na parede da sala uma folha de papel pardo para construir com as crianças um lindo painel.
2.    A evangelizadora escreverá no meio do papel com letras de forma a palavra “ Evolução”.
3.    Perguntar as crianças se elas sabem o significado dessa palavra.
4.    Após ouvir a todos em uma exposição dialogada. Comentar que  a evolução, pode ser material ou espiritual. Que há evolução material resulta do estudo, do trabalho, do esforço das pessoas e que através dos tempos se evidencia essa evolução.
5.    Propor as crianças construírem o painel que demonstrem a evolução material do mundo.
6.    Através de gravuras de revistas e jornais que a evangelizadora deverá trazer, representar a evolução do homem, das residências, vestuários, transportes, comunicações, etc...
7.    Após a construção do painel sobre a evolução material a evangelizadora falará sobre  a outra forma de evolução; a evolução espiritual.
8.    A evangelizadora através de uma exposição dialogada enfatizará aos evangelizados que a evolução espiritual é aquele que se realiza no íntimo de cada um através da mudança de hábitos e atitudes e pela prática do bem; e que essa evolução vai se dar através do esforço de cada um. Dizer às crianças que os esforços e as dificuldades são meios para progredirmos, assim como fizemos esforços para aprendermos a ler, para andar de bicicleta, etc...assim também deverá ser o esforço para melhorarmos nossas atividades.
9.    Para encerrar o encontro o evangelizador proporá a brincadeira da dança no jornal. Distribuir uma folha  de jornal para cada criança. Colocar uma música e pedir que dancem sem pisar fora da folha do jornal. Fazer pausas na música para que dobrem a folha sempre em duas, até ficar tão pequena que seja preciso dançar em um pé só. Comentar as dificuldades e o esforço necessário para continuar dançando. Relacionar com o conteúdo do encontro.
10. Encerrar com uma prece.
Técnica e Recursos Didáticos:
Técnica: Confecção de painel,exposição dialogada, brincadeira do jornal.
Didática::revistas,jornais,folha de papel pardo,folha de jornal, CD.
Avaliação
A avaliação será positiva se houver a participação do grupo, com entusiasmo e sem distrações. Receber respostas positivas as perguntas feitas durante a conversação.


by: FERGS

5 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Muito obrigado por compartilhar, consegui fazer uma adaptação deste tema muito proveitosa com minha turma.
Super abraço,
Rodrigo

Sport Penta Campeão! disse...

OBRIGADA PELA AJUDA. TODO CONTEÚDO, PERFEITO.

Unknown disse...

Muito, muito, muito obrigada. Me deu muita inspiração!

Unknown disse...

Aula objetiva me auxiliou muito. Muito obrigada.

Anônimo disse...

Amei.grata

Postar um comentário