O PASSE IV




Objetivo: A criança deverá identificar o que seja um passe, suas características, para ir iniciando um discernimento quanto à necessidade e oportunidade de sua utilização.

Referência Bibliográfica: Bases Evangélicas: Mateus, 8:15; 15:15; Marcos, 1:41 - 5:22 e 23; Lucas 4; Bases doutrinárias: LM 2a parte: cap 8 , item 131; Obras subsidiária: Os Mensageiros , caps 19 e 44; Conduta Espírita

Aula:

Incentivação Inicial: Mostrar vidros de remédios, seringas, comprimidos, conversando sobre a utilidade destes recursos(servem para ajudar na cura de doenças). Perguntar, por exemplo, se sabem de outras formas para se curar, para se ajudar.

Desenvolvimento: Hoje nós vamos ouvir a história de uma garotinha  que esteve muito doente, e como foi que Jesus fez para curá-la.

Narrar a passagem referida em marcos, 5:22 e 23.
Essa narração deverá ser com linguagem apropriada ao entendimento das crianças da faixa etária.

Resumo sugerido:

Uma vez, quando Jesus andava por um lugar bem longe, ensinando às pessoas e curando as doenças, chegou perto dele um homem chamado Jairo.

Jairo estava muito aflito. Naquele tempo não havia muitos médicos, comprimidos, injeções, hospitais.... E sua filhinha estava quase morrendo.

Jairo disse:

_ Senhor, sei que és capaz de fazer muitas curas, sei que ajudar as pessoas que lhe pedem, e eu quero fazer-te um pedido: minha filhinha está muito mal, venha à minha casa e faze com que ela sare.

Jesus acompanhou Jairo. Chegando em casa, viu a menininha deitada, parecendo morta. Jesus colocou as mãos sobre a cabecinha da garota e orou. Ninguém via nada, mas Jesus era tão bom, tinha tanta vontade de ajudar porque amava as pessoas, que de suas mãos saia luzinhas , como se fossem estrelinhas brilhantes, que passavam para a menininha. E , daí a pouquinho, a filha de Jairo se levantou da cama. Ela estava curada.
Jesus não usou os remédios que conhecemos, mas usou do seu amor: usou o que a gente chama de passe. Vocês já viram um passe, não é mesmo? Quando a gente não está muito bem, recebemos o passe de uma pessoa que quer nos ajudar, e de suas mãos saem aquelas luzinhas que vão entrar lá dentro da gente e nos ajudar a ficarmos bons, a melhorarmos.

Fixação:

Dar a cada criança uma folha onde esteja reproduzida a garota assentada, pedindo-lhes que a pintem(guache). Depois dar o desenho do passista recortado, para que o colem na posição ideal junto à menina.

Após o termino do trabalhinho:

Lembrar às crianças que o passe é um remédio muito bom para ajudar a curar machucados. Feres, dores de barriga, carinhas emburradas, tristeza, vontade de chorar à toa, cansaço; que o passe não é um remédio que se compra na farmácia ou se pega no posto de saúde; que ele é dado de graça por pessoas de boa vontade.

Aplicar passe em quem estiver precisando, pedindo que as demais crianças fiquem em prece ou cantando uma música suave ou que tenha em sua letra sobre o passe ou pensando em Jesus e pedindo que para quem está precisando do passe fique bom .

Material Didático:

Figuras relativas à narrativa a ser feita.
Comprimidos, seringas, termômetro, esparadrapo, gaze, algodão, etc..

(Fonte: AME/JF-MG)
obs: Durante nosso bate papo foi feita ressalva na utilizaçao de medicamentos por crianças, sendo sugerido fosse trocado por vitamina. Ainda foi sugerido Ter-se o cuidado em não passar a idéia de que o passe seja remédio apenas e o cuidado para não se estar formando futuros papa-passe.

0 comentários:

Postar um comentário