SUGESTÕES PARA A AULA PERISPIRITO
Enviado por Alice de Campinas
Tenho 4 sugestões para explicarmos as 3 coisas e gostaria de saber qual delas vcs. preferem:
1. levar uma laranja e cortá-la ao meio:
a casca representa o corpo físico que é retirado e jogado fora quando não serve mais;
a pele é o perispirito que dá forma ao sumo;
o sumo é o espírito que contem o sabor, o conteudo da laranja.
2. comprar saquinhos de papel, sendo um maior na cor parda e outro menor na cor branca e fitilho.
prender o fitilho ligando o saco branco no pardo e colocar o branco dentro do pardo;
pedir para as crinças desenharem uma pessoa no saco pardo.
Explicação:
o saco pardo é o corpo físico e o branco o espírito que ficam ligados entre si pelo cordão prateado.
3. bexiga e argila
inflar a bexiga sem encher muito para ser fácil de moldar,
com a argila moldar uma pessoa sobre a bexiga.
Explicar sobre as 3 partes (argila = corpo físico; bexiga = perispirito; ar = espírito) e apõs a explicação, colocar "a pessoa" em uma bacia de água, onde a argila vai se dissolver e sobrará o perispirito e o espírito.
4. Existe uma maneira simples de exemplificar espírito, perispírito e corpo com uma maçã. O evangelizador deverá levar uma maçã (de preferência vermelha porque aparece mais) e cortar ao meio em aula. Explicar que a semente é o espírito, a polpa é o períspirito e a casca, o corpo. Deixar uma metade do lado. Na outra, o evangelizador dá uma mordida na maçã para explicar que o que acontece com o corpo marca o perispírito, como por exemplo, um tiro: afeta corpo e perispírito (*). A outra metade (deixada de lado) ficou escura não ficou? Serve para mostrar que maus pensamentos, mágoa, cólera, ódio tudo marca o perispírito, alterando-o.
Se a turma for pequena, uma idéia é uma maçã para cada um. Fica SHOW!!
(*) Obs.: Somente o que é provocado pelo próprio Espírito afeta o corpo e o perispírito, como no caso do suicídio, ou uso de drogas, tabaco, etc...
Se o indivíduo for afetado por outrem, como no caso de um acidente ou ser vítima de um crime, pode não afetar em nada o perispírito, que sai ileso (embora o Espírito possa sair traumatizado e sentir as sensações por um tempo)
8 comentários:
muito legal, adorei, vou usar essa aula amanhã.
A aula 4, achei muito boa: rápida, lúdica e doutrinária.
A aula 2, eu diria que o saco branco é o perispírito ligado ao saco pardo (corpo físico) por um cordão. Mas aí, fica faltando um elemento nesta aula o espírito!
Abraços pela vida!
Jane Chantre -RJ
literatajc@yahoo.com.br
Todas as 3 propostas são maravilhosas.SHOW DE BOLA.
Bacana demais! Estava apreensiva de como tornar claro essa explicação, mas com essas ideias sem que será tranquilo passar essas ideias aos evangelizandos.
Obrigada e parabéns pela iniciativa de compartilhar conosco essas experiências.
achei a aula dois interessante mas incompleta , sugeriria uma lâmpada acesa e os dois sacos.abraços gosto muito do conteúdo de vcs
Todas as ideias são muito boas, mas reformularia a ideia 2 para que ficasse da seguinte forma:
Comprar saquinhos, sendo um maior de papel e outro menor de plástico e uma fita ou barbante (de preferência prata). Prender o barbante ligando o saco de papel no de plástico e colocar o de plástico dentro do de papel. Pedir para as crianças desenharem uma pessoa no saco de papel e no saco de plástico.
Explicação: o saco de papel é o corpo físico e o de plástico é o perispírito que ficam ligados entre si pelo cordão prateado. O espírito nesse caso seria a mão da criança que ficaria dentro do saco de plástico.
A aula 2 não está incompleta, ela representa de maneira simples, porém eficiente, uma das funções do perispírito; o de ser o instrumento ou elemento de ligação entre o espírito e o corpo físico. O cordão prateado é uma expansão do próprio perispírito, representado no caso pelo fitilho.
Adorei todos os exemplos porém o 4 superou os demais. Irei dá-lo no próximo sábado. Obrigada
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