Somos espíritos, temos um corpo físico


Prece inicial
Primeiro momento: perguntar aos evangelizandos quem faz aniversário em janeiro, fevereiro, março, passando por todos os meses do ano. Explicar que o dia do nascimento é um dia muito importante para cada um, pois é o dia em que nosso corpo físico estava pronto para nascer.
Segundo momento: levar figuras de pessoas de diversas idades: idosas, adultos, adolescentes, crianças, até um bebê. Perguntar aos evangelizandos qual era o tamanho de nosso corpo ao nascer, será que era assim? E mostrar as figuras iniciando pela idoso, diminuindo a idade, até chegar ao bebê. E ir perguntando, a cada nova figura: qual será a idade da pessoa? Que será que ela gosta de fazer? Como eles eram ao nascer? Bebês. E antes de serem bebês, na barriga da mamãe? Mostrar um ultra-som com a criança já formada e depois um do inicio da gestação.
Terceiro momento: questionar o que éramos antes de estarmos na barriga da mamãe. Quem nos criou? Explicar que cada um é um espírito, criado por Deus. Ganhamos um corpo físico para renascer na Terra . Assim como não podemos ver o ar, não podemos ver o nosso espírito. Só podemos ver o corpo físico. Pedir aos evangelizandos que toquem no seu corpo: nariz, orelhas, mãos, pés. Importante que a criança entenda que cada pessoa é um espírito e que, enquanto está na Terra, tem um corpo físico.
Quarto momento: explicar que cada espírito tem muitas qualidades. Qualidades são coisas boas que aprendemos e colocamos em prática: ser amigo, fraterno, amoroso, leal, saber perdoar, ter paciência, paz, harmonia, amar o próximo, respeitar as pessoas. Momento em que as crianças participam sugerindo coisas boas que o espírito possui.
Quinto momento (atividade): completar o corpo físico. Através do liga-pontos, unir o corpo ao espírito, escrevendo as qualidades do espírito.
Prece de encerramento
Atividade:
Sou espírito, tenho um corpo físico.
Possuo muitas qualidades.


Sugestão de texto:
O espírito
Cada pessoa é um espírito, criado por Deus, com muito amor e carinho, para evoluir.
Enquanto estamos na Terra, temos um corpo físico.

1 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito dos momentos citados para a criança/ jovem compreender que somos espíritos que temos um.corpo físico. As imagens/ fotos usadas vão ajudar bastante eles entenderem que cada um de nós somos espíritos. Grata.

Postar um comentário