2º/3º CICLO DA JUVENTUDE
Materiais necessários:
Papel pardo (2)
Fichas de cartolina (tamanho: 1 cartolina dividida em quatro partes)
Pincel atômico
Giz de cera
Lápis de cor
Lápis de escrever
Fita adesiva
Cola
CONTEÚDOS
· O que é a mediunidade
· Mediunidade na criança
· Mediunidade na juventude
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender o que é a mediunidade
- Compreender os objetivos da mediunidade
- Conhecer os tipos de mediunidade
- Refletir sobre a manifestação da mediunidade durante a adolescência.
REFERÊNCIAS
- Livro dos Médiuns
- Evangelho Segundo o Espiritismo
- www.programatransicao.tv.br
- Raul Teixeira - Mediunidade
- Divaldo Franco – Mediunidade
- Divaldo Franco – 3º Congresso
DESENVOLVIMENTO
ATIVIDADE 1
Dinâmica Inicial: Criptograma (9 QUESTÕES)
· Questões para o criptograma e para a discussão
1) O que é mediunidade?
§ Mediunidade ao longo da história
· Moisés: Mandamentos e Proibição
· Sócrates: Era constantemente orientado por seu Daimon (Espírito)
· Tomé
· Joana Darc (1425): vozes – fazer o bem, cumprir os deveres cristãos e libertar a França
· Hydesville
· Kardec
· Chico Xavier
2) Tipos de mediunidade
3) Razões da mediunidade:
§ Causas da mediunidade
§ Para que serve a mediunidade
§ Resgate / Missão
1) Consequências e efeitos da mediunidade
§ aspectos físicos: fadiga (como outras faculdades também causam), que se repara com o repouso; sistema nervoso
§ aspectos psicológicos: não produz loucura, mas se existe uma predisposição ou fraqueza do cérebro, qualquer agitação ou superexcitação pode ser nociva e não se deve estimular o desenvolvimento da mediunidade, seja em crianças, jovens ou adultos.
§ aspectos morais (Como o fator moral do médium afeta as comunicações?)
2) Mediunidade na infância e na juventude
§ Como o jovem deve lidar com a mediunidade na juventude?
§ Em que idade deve começar o desenvolvimento da mediunidade?
3) Participação de jovens médiuns na Codificação e na Doutrina Espírita
§ Irmãs Fox (Catarine e Margarida – 12/14 e 14/16, segundo outros)
§ Julie e Caroline Baudin
§ Ruth Japhet – 14/15 anos – Falou a Kardec a respeito da missão que ele deveria executar na Terra.
§ Aline Carlotti – 15 anos, filha do senhor Carlotti, que o chamou ao Espiritismo
§ Ermance Dufaux
§ Chico Xavier (Parnaso de além túmulo - passagem do grão de areia e do concurso de redação)
§ Divaldo Franco
§ Raul Teixeira
§ Yvone do Amaral Pereira (texto: Mediunidade na Juventude – Cátia Pargana)
4) Responsabilidades dos jovens
§ Escola
§ Família
§ Trabalho
5) Responsabilidade dos médiuns
§ Conduta moral
§ Atitudes do médium
§ Humildade – combate ao personalismo e à vaidade
§ Equilíbrio
6) Perigos da mediunidade
ATIVIDADE 2
· Separar os jovens em trios;
· Atribuir cada questão do criptograma a um trio;
· Pedir para que cada trio converse sobre o item do criptograma que ficou responsável, atentando para as seguintes questões:
o Já ouviu falar no assunto?
o O que sabe sobre esse assunto?
o Quais as suas dúvidas sobre esse assunto?
o Dê ou crie um exemplo que você conhece que se refere a esse assunto
o Escreva uma frase (ou crie um desenho) que explique o assunto na ficha que você recebeu
· Abrir a discussão para cada grupo expor as suas reflexões;
· No momento que os grupos forem expor, será o momento do facilitador abordar as várias questões propostas sobre o assunto, interagindo, discutindo e tirando as dúvidas dos jovens;
· Criação de um painel em papel pardo com as fichas de cada grupo;
· A ideia do painel é ir formando um resumo, tipo esquema, onde as informações podem ser consultadas ao longo da aula.
2 comentários:
Muito boa aula, porém faltou a folha com o significado de cada código
muito bom material , obrigado
Postar um comentário