MEDIUNIDADE E JUVENTUDE


2º/3º CICLO DA JUVENTUDE
Materiais necessários:
Papel pardo (2)
Fichas de cartolina (tamanho: 1 cartolina dividida em quatro partes)
Pincel atômico
Giz de cera
Lápis de cor
Lápis de escrever
Fita adesiva
Cola


CONTEÚDOS
·      O que é a mediunidade
·      Mediunidade na criança
·      Mediunidade na juventude


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Compreender o que é a mediunidade
  • Compreender os objetivos da mediunidade
  • Conhecer os tipos de mediunidade
  • Refletir sobre a manifestação da mediunidade durante a adolescência.


REFERÊNCIAS
  • Livro dos Médiuns
  • Evangelho Segundo o Espiritismo
  • www.programatransicao.tv.br
    • Raul Teixeira - Mediunidade
    • Divaldo Franco – Mediunidade
    • Divaldo Franco – 3º Congresso
    •  

DESENVOLVIMENTO

ATIVIDADE 1
Dinâmica Inicial: Criptograma (9 QUESTÕES)
·         Questões para o criptograma e para a discussão
1)      O que é mediunidade?
§  Mediunidade ao longo da história
·         Moisés: Mandamentos e Proibição
·         Sócrates: Era constantemente orientado por seu Daimon (Espírito)
·         Tomé
·         Joana Darc (1425): vozes – fazer o bem, cumprir os deveres cristãos e libertar a França
·         Hydesville
·         Kardec
·         Chico Xavier

2)      Tipos de mediunidade

3)      Razões da mediunidade:
§  Causas da mediunidade
§  Para que serve a mediunidade
§  Resgate / Missão

1)      Consequências e efeitos da mediunidade
§  aspectos físicos: fadiga (como outras faculdades também causam), que se repara com o repouso; sistema nervoso
§  aspectos psicológicos: não produz loucura, mas se existe uma predisposição ou fraqueza do cérebro, qualquer agitação ou superexcitação pode ser nociva e não se deve estimular o desenvolvimento da mediunidade, seja em crianças, jovens ou adultos.
§  aspectos morais (Como o fator moral do médium afeta as comunicações?)

2)      Mediunidade na infância e na juventude
§  Como o jovem deve lidar com a mediunidade na juventude?
§  Em que idade deve começar o desenvolvimento da mediunidade?

3)      Participação de jovens médiuns na Codificação e na Doutrina Espírita
§  Irmãs Fox (Catarine e Margarida – 12/14 e 14/16, segundo outros)
§  Julie e Caroline Baudin
§  Ruth Japhet – 14/15 anos – Falou a Kardec a respeito da missão que ele deveria executar na Terra.
§  Aline Carlotti – 15 anos, filha do senhor Carlotti, que o chamou ao Espiritismo
§  Ermance Dufaux
§  Chico Xavier (Parnaso de além túmulo - passagem do grão de areia e do concurso de redação)
§  Divaldo Franco
§  Raul Teixeira
§  Yvone do Amaral Pereira  (texto: Mediunidade na Juventude – Cátia Pargana)

4)      Responsabilidades dos jovens
§  Escola
§  Família
§  Trabalho

5)      Responsabilidade dos médiuns
§  Conduta moral
§  Atitudes do médium
§  Humildade – combate ao personalismo e à vaidade
§  Equilíbrio
6)      Perigos da mediunidade

ATIVIDADE 2
·         Separar os jovens em trios;
·         Atribuir cada questão do criptograma a um trio;
·         Pedir para que cada trio converse sobre o item do criptograma que ficou responsável, atentando para as seguintes questões:
o   Já ouviu falar no assunto?
o   O que sabe sobre esse assunto?
o   Quais as suas dúvidas sobre esse assunto?
o   Dê ou crie um exemplo que você conhece que se refere a esse assunto
o   Escreva uma frase (ou crie um desenho) que explique o assunto na ficha que você recebeu
·         Abrir a discussão para cada grupo expor as suas reflexões;
·         No momento que os grupos forem expor, será o momento do facilitador abordar as várias questões propostas sobre o assunto, interagindo, discutindo e tirando as dúvidas dos jovens;
·         Criação de um painel em papel pardo com as fichas de cada grupo;
·         A ideia do painel é ir formando um resumo, tipo esquema, onde as informações podem ser consultadas ao longo da aula.





2 comentários:

Unknown disse...

Muito boa aula, porém faltou a folha com o significado de cada código

Unknown disse...

muito bom material , obrigado

Postar um comentário