MUNDO ESPIRITUAL




Objetivo: Levar a criança compreender a existência de dois mundos distintos, o físico de espíritos encarnados e o Espiritual pelos Espíritos desencarnados.

Primeiro momento: Pedir atenção, pois eles deverão olhar dentro da caixinha que mostraremos e não contar a ninguém o que viu até ser pedido (a caixa estará vazia).
Depois que todos olharem dentro da caixa perguntar o que viram e quando todos responderem que a caixa está vazia vai dizer-lhes:  “Existe sim, existe AR dentro da caixa, o ar está em todo o lugar. Mas nós não podemos enxergá-lo. Vamos respirar fundo, para sentir o ar”.
Bem, não podemos vê-los, mas conseguimos respirá-lo. Existem coisas que não vemos ou porque são muito pequenos como os micróbios, o ar ou porque nossos olhos não podem enxergar como os pensamentos, as ondas de rádio e TV.
Existe também outro mundo, semelhante ao nosso, que não vemos – é o mundo espiritual - onde vivem os espíritos. Lá eles moram, estudam e se preparam para uma nova encarnação em um novo corpo físico.
Quem são os espíritos? São pessoas que já desencarnaram e vivem no mundo espiritual que é invisível aos nossos olhos e existe como o ar que respiramos.
Levar uma boneca e fazer perguntas as crianças: O que é isso? De que é feita? Movimenta-se? Agora fazer com que cada um observe o coleguinha que está a seu lado e faça observações (comparando com a boneca, para perceberem as diferenças).
Irão constatar que somos diferentes, que nos movimentamos nos falamos e fazemos muitas outras coisas que a boneca não faz. Pergunta: Por quê? Porque a boneca não possui espírito, e o espírito é uma ‘pessoa’ ou um ser inteligente que vive no corpo de carne aqui na terra e podendo também viver sem o corpo de carne no mundo espiritual e foi criado por Deus para evoluir até chegar à perfeição.
Um dia Deus enviou para nós, para humanidade um Espírito muito puro que ensinou como deveríamos proceder quem é Ele? JESUS. E o que Jesus ensinou? Amar a todos com mesmo amor que dedicamos á nossa família e amigos; perdoar sempre; ser caridosos com nossos irmãos necessitados, etc.
Tudo isso se fizermos aqui na terra carregaremos para o mundo espiritual? Sim, do mesmo modo se fizermos o mal também levaremos. Se formos bons, seremos bonitos e iluminados; se formos ruins, seremos feios e de aparência desagradável.
Mas, como se chama mesmo o mundo onde vivem os Espíritos (as pessoas sem o corpo de carne), vocês sabem como se chama esse mundo? MUNDO ESPIRITUAL - Muito bem!
Segundo momento: Contar a história “Marina no mundo espiritual” (anexo)

Terceiro Momento: Atividade dinâmica: Diálogo e montagem de painel.
Para representar os Espíritos e tudo do mundo espiritual, os desenhos são desenhados e coloridos mais suavemente, assim como nessa ilustração.
No Mundo Espiritual existem as mesmas coisas que aqui. Lá, sentimos tudo da mesma forma,continuamos nos vestindo, alimentando, trabalhando, estudando, brincando...
O que vocês acham que existe no Mundo Espiritual? (Deixar que as crianças falem). Ir anotando no quadro. O evangelizador irá providenciar recortes de revistas e jornais de escola, hospital, jardim, animais, árvores, para que as crianças montem um painel em papel pardo ou outro material.
Com o painel montado, questionar: - Vocês acham que todas as cidades do Mundo Espiritual são iguais? Aqui na Terra elas são iguais? Quem conhece outras cidades? ... Se os Espíritos que moram numa cidade são bons, trabalhadores, a cidade será bonita, mas se eles forem preguiçosos, a cidade será feia e desagradável. Só dependerá de cada um de nós, de trabalharmos, de ter cuidado com tudo e com todos.

Quarto momento: Atividade para colorir (anexo)

ANEXO 1
Marina no mundo espiritual

Marina estava triste seu avô havia desencarnado.
- Mãe, sinto saudade do vovô.
- Não fique triste Marina, quando as pessoas desencarnam elas vão para o mundo espiritual e lá  existe cidades iguais as que você conhece aqui com prédios, casas, hospital, flores, arvore e animais.  E você vai voltar a vê-lo, conversar  e abraçá-lo novamente.
-Mas, como?
- Ora, Marina! Somos espíritos e ganhamos o corpo de carne ao nascer. Podemos sentir o corpo, mas não podemos ver o espírito, há muitas coisas que não podemos ver como o micróbio e o ar. Quando desencarnamos deixamos o corpo de carne e nós – espíritos – continuamos a viver, mas, no mundo dos Espíritos.
- É lá que o vovô está?
- Sim, querida. Você pode encontrar com ele no mundo espiritual. Antes de dormir faça uma prece pedindo ao seu anjo da guarda para levá-la até ele e ele a guiará.
   O dia passou e a noite chegou. Marina fez como a mamãe disse, fez uma prece pedindo ao seu anjo da guarda que a levasse até o vovô.
Ao dormir, Marina em espírito, levantou-se sonolenta da cama e viu seu corpo deitado na cama quentinha. “Estranho” pensou. Foi quando um Espírito muito simpático chegou e disse-lhe assim:
- Olá, Marina. Sou seu anjo da guarda. Tenho acompanhado sua tristeza pela desencarnação de seu avô. Você gostaria de visitá-lo?- Claro! Mas, como pode isso?
- Como já lhe explicou sua mãe, seu avô é um Espírito desencarnado, mora no mundo espiritual onde, aliás, eu moro também.
- Aonde é esse mundo espiritual?


- Ele está em toda parte, aqui, no espaço. É um mundo invisível para os homens. Entendeu?
- Hum.. mais ou menos.- No mundo espiritual Marina temos tudo que você conhece no mundo material em que você vive e mais ainda. Quando você dorme, você está no mundo espiritual, pois você deixa seu corpo temporariamente e você em espírito pode ir para quase todos os lugares. Agora vamos, observe direitinho como é esse mundo onde os espíritos desencarnados (pessoas que já morreram) – vivem.
- Vovô está muito longe daqui?
- Um pouquinho, mas chegaremos lá rapidamente, pois volitaremos.
- Voli... o quê?
- Volitar quer dizer “voar” e é mais rápido, mas no mundo espiritual também existe meio de transporte.

- Dê-me sua mão e pense forte desejando me acompanhar.
E assim aconteceu, dentro de alguns minutos estavam se aproximando de uma linda cidade. Henrique -  o anjo da guarda -  explicou que aquela cidade espiritual chamava , “Cidade Esperança”.
Marina ficou encantada com os prédios, as casas, havia muitas arvores, flores e pássaros muito coloridos.

Aproximaram-se de uma casa, Henrique bateu de levinho e uma voz conhecida pediu que entrasse. E ao entrarem,  viu o vovô de braços abertos esperando por ela e então se jogou nos seus braços chorando.
- Marina, não chore assim!
Mas, não foi o vovô que disse isso e nem Henrique, foi à vovó que havia desencarnado há alguns anos. Abraçou-se aos dois, agora alegre em vê-los.

- Compreende querida que ao desencarnarmos deixamos apenas o corpo e vivemos em um mundo mais bonito que estávamos antes?
- Sim, vovô.
Depois de algum tempo que conversaram muito e vovó serviu um delicioso suco, passearam ainda pela cidade Esperança. E ao se despedir dos avôs, Henrique disse que ela poderia voltar em breve.

Logo depois, Marina acordava. Eram sete horas da manhã, sentia uma grande alegria no coração. Marina pensou ter tido um belo sonho e, nós sabemos que tudo aconteceu de verdade, mas, no mundo espiritual.
FIM

(História e ilustração: Simone Anastácio)









ANEXO 2












6 comentários:

chefe silvia disse...

Adorei essa aula... vou usá-la com minhas crianças.
Seu blog é maravilhoso.
Parabéns

Conceição Campos disse...

oi Lu,permita-me a intimidade,gosto muito das suas sugestões,essa do Mundo Espiritual então veio mesmo s calhar.Trabalho com o ciclo 1, e as vezes não é facil trabalhar certos temas. obrigada.

Anônimo disse...

Olá,
Tambem trabalho com as criancas e quando vi esse tema fiquei preocupada em como trabalhar com elas, mas essa aula vai me ajudar muito!! Obrigada por compartilhar com todos.

Rosemar Gonzaga disse...

Bom dia....aproveito sempre muito suas sugestões, porém gosto também de incrementar com as minhas. Tenho uma história sobre a Páscoa muito boa, pois explica o verdadeiro sentido da Páscoa de maneira fácil. Montei esta história e Powerpoint e gostaria de compartilhar para que vc pudesse colocar no seu blog. Como faço?

Sociedade Espirita Kardecista disse...

Obrigada pela ajuda!!! Seu blog é muito bom!!! Abraço

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog, muito criativo!

Postar um comentário