Diferenças físicas - Somos todos irmãos



Livro – A Turma do Agito Diferente
Atividade inicial : Levar faixas de TNT para tampar os olhos, prender um braço.
Nessa brincadeira tampar o olho de uma criança e pedir para que ela busque um objeto na sala; ela tentará achar sozinha e depois um coleguinha irá ajudá-la. Mostrar com essa brincadeira que com a ajuda dos amigos tudo se torna mais fácil.
Depois brincamos de jogar bola um para o outro sem deixar a bola cair. Com as duas mãos será muito fácil, mas em seguida prendemos um braço para trás e tentaremos jogar a bola novamente um para o outro sem que ela caia.  Mostramos nessa brincadeira que quando nos falta um sentido ou  um membro do nosso corpinho, tudo fica mais complicado e as pessoas  que não tem essas dificuldades, tem que entender e sempre procurar ajudar.

Atividade principal: Apresentação dos Amigos Especiais
 As figuras dos personagens do livro estarão colados na parede. Começaremos dizendo que nessa aula iremos apresentar vários amigos especiais, que é para eles prestarem bem atenção pois esses amigos vão ensinar muita coisa.
Tentaremos enfatizar a deficiência e também a facilidade que esses amigos tem em substituir um sentido que falta por outro.
Podemos perguntar  para as crianças quem tem um amigo especial,  como ele se  chama, qual a sua diferença, a sua qualidade, e  o que podemos  fazer para ajudar esse amigo.
Nessa conversa apresentamos também a figura de uma menina morena, um menino de óculos, um menino gordinho e tentaremos explicar que essas crianças também são ditas como diferentes por alguns, e a falta de entendimento dessas diferenças pode acarretar muita tristeza.
É imprescindível deixar claro que todos somos iguais perante o Pai e que não podemos julgar as pessoas pela aparência, pela sua cor de pele, pela sua raça, pela sua deficiência...
Que Jesus nos ensinou a amar o próximo como a nós mesmos e que esses amigos especiais também precisam de amor e atenção. Que devemos tratar a todos com muito respeito, muito carinho e que Deus fica feliz quando encontra um coração cheio desses sentimentos.

Atividade final: As figuras do livro estão em preto e branco. As crianças deverão escolher qual dos personagens quer pintar (bem bonito pois vai ficar na sala), e para não haver preferência, podemos sortear jogando o dado para ver quem escolhe em primeiro, em segundo...
Para levar para casa, fiz uma lembrança com o LIBRAS e o Braille.  


IGOR

É UM MENINO SUPER DOTADO, ELE CONSEGUE SABER O DIA DA SEMANA EM QUE ALGUÉM NASCEU PELA DATA DE SEU ANIVERSÁRIO. OS AMIGOS ACHAM QUE ELE PODE RESOLVER QUALQUER PROBLEMA.


 LAILA

É UMA MENINA QUE POSSUI UMA DEFICIÊNCIA VISUAL, MAS CORRE, JOGA BOLA, SOBE EM ÁRVORES COMO QUALQUER CRIANÇA DITA “NORMAL”. ELA SABE QUE PARA VIVER É PRECISO BRINCAR. 
 PABLO
É UM MENINO QUE SÓ ANDA DE MULETAS OU APARELHOS NAS PERNAS, PORQUE TEVE PARALISIA INFANTIL, MAS TEM ENORME FACILIDADE PARA APRENDER LÍNGUAS, OUTROS IDIOMAS. ELE SABE FALAR INGLÊS, FRANCÊS, ITALIANO.
CARLA
É UMA MENINA QUE NÃO CONSEGUE SE LOCOMOVER SOZINHA, É PARAPLÉGICA. QUANDO CARLA ERA PEQUENA SOFREU UM TOMBO MUITO SÉRIO. HOJE ESTÁ APRENDENDO A MANEJAR UM COMPUTADOR PARA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O MUNDO.
JONATAS

É UM MENINO SURDO, QUE NÃO APRENDEU A FALAR, MAS SE COMUNICA MUITO BEM ATRAVÉS DA LINGUAGEM PRÓPRIA, A DOS SINAIS. É A LIBRAS, LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. ALÉM DISSO É OBSERVADOR COMO NINGUÉM E TAMBÉM CONSEGUE SENTIR CHEIROS DIFERENTES E MUITO DISTANTES DA SUA CASA.

GEORGETE
NASCEU COM UM CROMOSSOMA A MAIS NAS CÉLULAS DO SEU CORPINHO. É UMA MENINA EXTREMAMENTE CARINHOSA COM TODOS. GEORGETE POSSUI A SÍNDROME DE DAWN.
CRISTOVÃO
É UM MENINO QUE PARECE TER VINDO DO CÉU NUM DISCO VOADOR, PORQUE NÃO CONSEGUE COMPREENDER QUASE NADA  DO NOSSO PLANETA  TERRA , MAS É UM EXCELENTE AMIGO. CRISTOVÃO POSSUI DEFICIÊNCIA MENTAL.
NIVALDO
A DEFICIÊNCIA DE NIVALDO É TER NASCIDO COM PROBLEMAS NAS SUAS DEFESAS ORGÂNICAS. ELE É UM MENINO SORO POSITIVO DA AIDS E ESTÁ APRENDENDO A LUTAR PELA VIDA. 


 COMO VC ESTÁ VENDO A NATUREZA PERMITE QUE CADA UM DE NÓS SUBSTITUA O SENTIDO QUE NOS FALTA POR OUTRO.
E SÃO EXATAMENTE ESTAS DIFICULDADES QUE FAZEM A GENTE CRESCER.
CADA SOLUÇÃO ENCONTRADA LEVA A UMA OUTRA SOLUÇÃO, QUE LEVA A OUTRA E MAIS OUTRA.
DE TAL FORMA QUE DANDO AS MÃOS, PROGREDIREMOS SEMPRE.
É A LEI DE DEUS QUE ASSIM SEJA!
CADA UM DE NÓS É DIEFERENTE DO OUTRO E ESPECIAL PARA O PAI, COMO EU, COMO VOCÊ.
EXISTEM FORMAS DE COLABORAR E SER SOLIDÁRIO:
1º NÃO DISCRIMINE. SOMOS TODOS IRMÃOS.
2º AJUDE-NOS A SUBSTITUINDO POR ALGUNS MOMENTOS NOSSOS OLHOS, OS NOSSOS BRAÇOS, OS NOSSOS OUVIDOS E AS NOSSAS PERNAS.
3º AJUDE NOS DANDO EMPREGO, SOMOS CAPAZES DE FAZER MUITAS COISAS.
 DAÍ VC SERÁ UM AMIGO EXCEPCIONAL DAS CRIANÇAS ESPECIAIS.


BRAILLE SISTEMA DE ESCRITA E LEITURA INVENTADO POR LOUIS BRAILLE PARA DEFICIENTES VISUAIS.
A LIBRAS APROPRIADA PARA DEFICIENTES DA AUDIÇÃO OU DE FALA.




2 comentários:

Paulo Giovanni disse...

Simplesmente ótimo

Paulo Giovanni disse...

Simplesmente ótimo

Postar um comentário