Caracteres
da lei natural
Conhecimento
da lei natural
O
Bem e o Mal
Divisão
da lei natural
Levar
a criança a compreender o conceito de Lei, comparando com as leis de trânsito.
Destacar
a Lei Natural através da Natureza e experiências simples.
Construir
as “regras” da própria sala que todos devem obedecer.
Desenvolver
o sentimento de obediência às leis da vida.
Destacar
que a lei de Deus esta escrita na consciência.
Apresentar
Jesus como o tipo mais perfeito que Deus nos ofereceu para servir de guia e
modelo. Destacar seus exemplos e ensinamentos.
Introduzir
noções do bem e do mal.
Objetivo
da adoração
Adoração
exterior
Vida
contemplativa
Da
prece
Politeísmo
Sacrifícios
Desenvolver
o sentimento de amor à Deus desde as primeiras reuniões.
Destacar
a prece como um ato de aproximação e ligação com Deus.
Destacar
que a prece é sempre agradável a Deus quando é ditada pelo coração. A intenção
é tudo.
Fazer
o bem e praticar as Leis de Deus é um ato de adoração a Deus.
O
hábito da prece deve ser estimulado em todas as reuniões.
Necessidade
do trabalho
Limite
do trabalho. Repouso
Levar a criança a perceber que tudo na
Natureza trabalha.
Identificar os pequenos trabalhos que
todos podemos realizar.
Criar grupos de arrumação e pequenos
trabalhos na própria sala
Desenvolver as qualidades: disciplina
e ordem no trabalho
Assim como a prece, os
pequenos trabalhos em sala deve ser uma constante. Disciplina e ordem são
hábitos que se adquirem com o tempo.
População
do globo
Sucessão
e aperfeiçoamento das raças
Obstáculos
à reprodução
Casamento
e celibato
Poligamia
Desenvolver o sentimento de respeito
pela vida.
Destacar a reprodução como lei da
Natureza:
A reprodução no reino vegetal - germinação
A reprodução no reino animal - os
pássaros, répteis e mamíferos
A família - pais e filhos. A
importância da vida em família.
Instinto
de conservação
Meios
de conservação
Gozo
de bens terrestres
Necessário
e supérfluo
Privações
voluntárias. Mortificações
Levar a criança a compreender a
importância do próprio corpo e os cuidados necessários à sua conservação.
Destacar a importância da higiene do
corpo e da alma. Desenvolver o hábito da higiene.
Conservação do próprio ambiente, dos
materiais e objetos da sala.
Conservação do meio que vivemos, nossa
casa e nosso mundo.
Compreender a diferença entre o
necessário e o supérfluo.
Destacar a importância da simplicidade
e da moderação em tudo.
As atividades de
conservação e prática da higiene dever ser uma constante. A criança aprende
vivenciando.
Destruição
necessária e destruição abusiva
Flagelos
destruidores
Guerras
Homicídio
Crueldade
Duelo
Pena
de morte
Destacar
a diferença entre a destruição necessária e a abusiva
Cultivar
a responsabilidade nas atividades realizadas.
Cultivar
o respeito ao trabalho e ao espaço dos amigos e, ao mesmo tempo, destacar a
necessidade da cooperação.
A
cooperação é um antídoto contra a guerra, homicídio e crueldade.
Pode-se
trabalhar em conjunto a Lei de Conservação e Destruição.
Necessidade
da vida social
Vida
de isolamento. Voto de silêncio
Laços
de família
Levar
a criança a perceber a importância da vida em família, da compreensão e
colaboração em família.
Minha
escola e meus amigos. O valor da amizade
Meu
bairro e minha cidade - vivendo em sociedade: colaboração, indulgência,
tolerância, fraternidade.
A
criança aprende vivenciando. Assim, a sala de evangelização deve ser (sempre)
uma pequena sociedade, onde todos procuram viver em harmonia, cooperação e amizade.
Estado
natural
Marcha
do progresso
Povos
degenerados
Civilização
Progresso
da legislação humana
Influência
do Espiritismo sobre o progresso
Levar
a criança a perceber o progresso na própria natureza: - da sementinha à arvore
enorme - do ovo ao pássaro que aprende a voar.
Nosso
progresso pessoal: amizade, gentileza, sinceridade, coragem.
Cultivar
o esforço e a perseverança em todas as atividades.
O
exercício da melhora íntima deve estar presente em todas as atividades, não
apenas em uma “aula”.
Igualdade
natural
Desigualdade
de aptidões
Desigualdades
sociais
Desigualdades
das riquezas
Provas
da riqueza e da miséria
Igualdade
de direitos do homem e da mulher
Igualdade
diante do túmulo
Igualdade
e desigualdade na Natureza - diversidade de plantas e animais
Diferentes
aptidões: nos gostos pessoais, nas
artes, na escolha das cores, nas músicas, nas brincadeiras.
Auxilie
o desenvolvimento da noção de igualdade de direito, embora as desigualdades de
aptidões, desigualdades sociais, de raças, religiões, etc.
A
construções de regras para todos, na própria sala, leva ao desenvolvimento da
noção de igualdade de direitos.
Liberdade
natural
Escravidão
Liberdade
de pensar
Liberdade
de consciência
Livre
arbítrio
Fatalidade
Conhecimento
do futuro
Resumo
teórico da motivação das ações do homem
Levar
a criança a compreender a noção de liberdade e responsabilidade pelos nossos
atos.
Destacar
a liberdade de agir e liberdade de pensar através de atividades simples (vide Prática
Pedagógica III)
Destacar
que sempre colhemos o que semeamos, utilizando atividades lúdicas (vide Prática
Pedagógica III)
Auxiliar
o desenvolvimento do respeito à liberdade alheia.
Justiça
e direitos naturais
Direito
de propriedade. Roubo
Caridade
e amor ao próximo
Amor
maternal e filial
Desenvolver
o sentimento de amor ao próximo.
Destacar
os ensinamentos de Jesus.
Destacar
a caridade material e moral, como exercício do amor verdadeiro. A colaboração e
a ajuda mutua são formas de caridade.
Propor
atividades que auxiliem a desenvolver o espírito de colaboração e amizade e
respeito ao próximo e à propriedade alheia.
Desenvolver
atividades entre pais e filhos
As
virtudes e os vícios
Das
paixões
Do
egoísmo
Caracteres
do homem de bem
Conhecimento
de si mesmo
Atividades
que desenvolvam as virtudes da alma:
amizade, boa vontade, tolerância.
Destacar
os cuidados e prevenção contra os vícios: higiene pessoal e bons hábitos.
Destacar o egoísmo como a raiz de todos os vícios.
O
exercício da melhora íntima à caminho da perfeição moral deve estar presente em
todas as atividades, não apenas em uma “aula”.
Ampliar o assunto se o grupo estiver em
condições de assimilar:
-
Veja
outras obras no item Bibliografia e obras para consulta –
3 comentários:
Parabéns pela iniciativa de partilhar seu conhecimentos com as pessoas. Todos os seus textos são providenciais. Eles vão me ajudar muito nas atividades com as crianças e seus responsáveis.
Excelentes as matérias e publicações!Fico feliz em ver a Doutrina Espíritasendo divulgada de forma séria e competente!
Parabéns pelo material ,são sempre providenciais.Aprendo muito com eles!Não preparo minha aula sem consultá-lo.Que Deus continue te inspirando .
Postar um comentário