OBJETIVO: Identificar a importância e os meios
de preservar alguns recursos naturais, evitando qualquer forma de desperdício.
ATIVIDADES: Preparar com antecedência, locais
para as crianças indicarem onde colocar o lixo, que será separado pelo
educador:
Recipiente
azul: papel
Recipiente
vermelho: plásticos
Recipiente
amarelo: metal
Recipiente
verde: vidro
Colocar
“rostos” nos recipientes, conforme o modelo (anexo 1).
Colocar, em
uma vasilha grande transparente com água e areia no fundo, peixinhos tristes,
recortados em EVA ou em garrafa PET(modelo 1ª). Jogar também nesta vasilha, latinhas e outras
formas de lixo
Perguntar:
Onde os peixinhos vivem?
É bom ter lixo onde os peixinhos vivem?
Vocês gostariam de morar em um local cheio de lixo?
O que devemos fazer para ajudar os peixinhos? (Retirar o lixo, não jogar lixo na
água do rio..).
Após as
respostas das crianças, retirar “o lixo” da água e substituir os peixes tristes
por outros alegres (modelo 1b).
Perguntar:
Como estão
os peixinhos agora?
Dizer que os
peixinhos ficaram felizes porque não tem mais lixo nas águas.
Perguntar:
Onde é que
podemos colocar o lixo?
Mostrar os
recipientes já preparados, para as crianças dizerem onde colocar cada tipo de
lixo que for sendo mostrado: papel, plástico, metal e vidro 9 É A COLETA
SELETIVA DE LIXO).
Concluir
dizendo que todo esse lixo vai ser transformado em novas garrafas, novas
latinhas, novas folhas de papel. Com isso, o lixo não é jogado em qualquer lugar
e não atrapalha os peixinhos, nem outros animais
Sentados em
rodinha, pedir que dêem as mãos e repitam:
“SOU AMIGO
DA NATUREZA”.
0 comentários:
Postar um comentário