4 AULA PARA BEBE: Deus Criador: Reino Vegetal




 Desenvolvimento da Aula

1) Dar boas vindas Música de apresentação, prece inicial. Cantar música sobre Deus.
Música de apresentação
“Bom dia (nome da criança) do meu coração,                                                                                                Você está na evangelização,                                                                                                                                Hoje é dia de brilhar a luz,                                                                                                                               Vamos estudar o evangelho de Jesus.”
Canta-se com o nome e todas as crianças.
2) Com o recurso do tapete, narrar a “História de semente”.

Atividade: Colocar os pés das crianças em contato com um pouco de terra, para a sentirem. Depois dizer que podemos colocar sementes na terra, para que nasçam plantinhas. Fazer um “boneco” de meia calça, cheio de terra e no alto colocar alpiste. Dizer que a semente vai crescer e vai virar o cabelo do boneco.

3) Colocar música “O semeador” do  “Grupo Segredo”. Cantar com as crianças.
No final, ler a Parábola do semeador, que estará em um cartaz.


Material:

Semente em diversas fases (semente, semente germinando, com folhinhas, árvore), de tecido. Espinhos de tecido. Pedras de papel (feitas na última aula).
Raio de tecido
Bolsa de água quente/bolsa de água fria
Borrifador
Folhas e flores naturais e artificiais 
Terra
Alpiste
Pedaços de Meia-calça
Toalhas
Aparelho de CD
CD Segredo (novo)
Cartaz com parábola do semeador

História:
História de semente (adaptada da Parábola do Semeador por Sandra)
(Tema Deus Criador: Reino Vegetal)



Depois que as pedras se formaram... foi chovendo nas rochas, nas pedras e foi se formando um lugar gostoso, fofinho, que é a terra.
Um dia uma sementinha sonhou que precisava seguir o seu caminho. Sentiu um vento forte...e... foi.... Foi voando, voando, querendo conhecer coisas novas. Foi aí que caiu na beira de um caminho. Ela ficou ali parada, meio achando aquilo sem graça, quando vieram os passarinhos... E quiseram comer a sementinha. A sementinha, então falou  que ela tinha que seguir seu caminho e logo veio o vento e a levou até outro lugar.  Ela foi parar no meio de muitas pedras. Pedras duras e desconfortáveis para ela. Lá não tinha água, não era gostoso. Ali também não era o seu lugar. Então veio o vento e levou a sementinha para outro lugar... ela caiu em uma terra onde tinha algumas plantas, mas que eram espinhos. A sementinha até ficou um pouquinho por lá, mas logo se sentiu sufocada, e percebeu que ali não era o seu lugar. Novamente veio o vento... e a sementinha caiu em terra boa, fofinha e gostosa... Ali, sim, era o seu lugar!
Ela deitou na terra e foi escorregando, escorregando e quando viu estava dentro da terra, um lugar escuro, mas que ela achou gostoso. Ela ficou quietinha, querendo ficar ali pra sempre... quando de repente, ela começou a crescer, a crescer, a crescer até que saiu dela um raminho... oh, ela estava ficando diferente. Ela agora começou a sentir uma vontade de voltar a ver a luz e foi tentando crescer, crescer até que o seu raminho começou a ver um pedacinho de luz! E quando chegou lá fora! Que alegria, que ar gostoso... Foi aí que caiu uma chuvinha gostosa... Aí a sementinha sentiu que seu raminho começou a crescer e ganhar folhas! Nossa, ela já não era mais uma sementinha, mas uma planta.
Então, ela entendeu: esse era o seu lugar, o lugar que Deus tinha dado para ela: se transformar, crescer e se tornar uma bela árvore, com folhas e frutos para dar sombra e alimentar os outros seres vivos que passassem por ali.

0 comentários:

Postar um comentário