Prece
inicial
Primeiro momento: pedir as crianças
que imaginem que eles estão em uma enorme loja, onde é possível comprar tudo o
que desejam, apenas escrevendo na folha anexa distribuído a cada um. (de 10 a
15 itens) – coisas que eles realmente querem: cadernos especiais, roupa ,
brinquedo, qualquer coisa. Peça para eles especificar o produto.
Exemplo: caderno da Polly; mochila do
Batman; óculos da Hello Kitty, Tênis com rodinhas, celular, etc
Oportunizar alguns minutos para que eles
concluam a tarefa (5 a 8 minutos). Recolher as folhas e contar a estória.
Segundo momento: contar a história "Mãe me da meu celular?
Terceiro momento: conversar com as
crianças sobre a história, usando os seguintes questionamentos:
ü A TV incentiva o
consumo? Por quê? (Sim, pois passa a falsa idéia de que precisamos de coisas
que não são importantes ou necessárias para nossa vida. Os comerciais querem
nos convencer que não seremos felizes se não tivermos aquilo que ele está nos
oferecendo.)
ü Desejamos coisas só
porque os outros têm? (Roupas de marca, celular, jogos, tênis, mochilas entre
outras coisas.)
ü As coisas materiais
são importantes? Por quê? (É preciso dinheiro para viver, para manter-se
materialmente.) Mas, os bens materiais são provisórios e usados somente nesta
vida. Enquanto que os bens espirituais, são eternos, levamos conosco após a
morte para a verdadeira vida.
ü Por que algumas
pessoas têm muito dinheiro e outras nem tanto? (Reencarnamos ricos ou pobres
para aprender e evoluir, de acordo com a necessidade daquela existência.)
A experiência da pobreza é para
exercitarmos a aceitação, a força de vontade; e a experiência da riqueza para
exercitar a caridade, o desapego.
ü Deus gosta mais de
quem tem mais dinheiro? (Não. Deus ama todos seus filhos igualmente. As pessoas
devem ser valorizadas por suas virtudes e não pelo que possuem materialmente.)
ü É necessário ter
muito dinheiro para ajudar alguém? (Não. Podemos doar amor, atenção, respeito,
boas energias, uma prece, tempo dando aulas, visitando doentes, tre outras
coisas.)
Quarto momento: Devolver as folhas com os pedidos e pedir para as
crianças reveram, cortando os itens, como fez a garota da história, a partir
dos seguintes critérios (devem ser riscados na ordem indicada abaixo, passando
para o item seguinte apenas quando já tiver riscado o anterior, a fim de
facilitar a visualização do objetivo final).
1 - Coisas
muito caras ou que sabem que os pais não podem comprar;
2 - Coisas que possuem ou não tem utilidade
real;
3 - Coisas que querem ter apenas porque os
amigos ou os colegas têm;
4 - Coisas que desejam apenas porque está na
moda.
Quinto momento: pedir que eles
colem a lista no caderno e, em seguida, escrevam a seguinte pergunta:
QUAIS SÃO OS BENS MAIS IMPORTANTES QUE
POSSUÍMOS? A resposta deve ser BENS ESPIRITUAIS,
ou seja, as qualidades que desenvolvemos, as boas ações que praticamos, o
conhecimento que adquirimos, o afeto que temos pelos amigos e familiares.
Lembrar que os bens materiais são
passageiros e que os bens espirituais permanecem. Pedir então que escrevam
vários bens espirituais que já possuem ou que gostariam de possuir, colando
abaixo da lista anterior. Lembrar que nunca possuímos virtudes em excesso e que
não é necessário dinheiro para adquiri-las, mas sim boa vontade, determinação e
esforço individual.
Sugestões de bens
espirituais:
perdão, paciência, harmonia, confiança, estudo, bondade, gratidão, alegria, bom
humor, sensibilidade, desapego, educação, lealdade, entusiasmo, doçura, paz,
carinho, responsabilidade, fé, humildade, simplicidade, cooperação, prece,
trabalho, respeito, calma, coragem, sinceridade, justiça, amor, honestidade.
Sexto momento: Atividades Escritas –
Entregar trabalho “Para Casa”
Prece
de encerramento
História: Mãe, me dá um celular?
- Mãe, me dá um
celular?- é Lara, novamente pedindo à mãe a mesma coisa.
- Filha, nós já
conversamos sobre isso...
- Mas, mãe, eu
preciso muito de um... insiste a garota.
- Será? Vamos fazer
um teste? Tome caneta e papel. Você vai anotar tudo o que você acha que precisa
ter - desafiou Dona Carla.
No dia seguinte, a
lista de Lara estava enorme. Influenciada pelos comerciais na TV e pelos
amigos, ela queria o celular, mas também canetas aromáticas, xampu Y, roupas da
marca X, diversos brinquedos e muitas outras coisas.
- O passo seguinte
do teste - explicou a mãe - é riscar todas as coisas que você acha que não
temos dinheiro para comprar. Lembre-se: temos que pagar a conta de água, de
luz, o aluguel, a sua escola, comprar comida...
- Entendi, mãe -
Lara interrompeu.
Ela começou, então,
a riscar. Tirou da lista as roupas da marca X, e as botas Z, e muitos outras
coisas, pois eram muito caras.
O item seguinte era
avaliar a utilidade, explicou Dona Carla. Pra que serviam mesmo as canetas
aromáticas? Assim, muitas coisas foram tiradas da lista porque Lara já tinha,
como uma mochila para ir à escola. A lista diminuiu bastante.
- Certo, disse a
mãe. O próximo passo é riscar tudo o que você quer só porque os outros têm ou
porque está na moda.
Ao final, não
restaram muitas coisas na lista. Foi quando Dona Carla perguntou:
- O que restou são
coisas realmente importantes para você?
A garota ficou
pensando...
- Você percebeu,
filha, que achamos que precisamos de coisas que não são realmente necessárias,
úteis ou importantes?
- Mas precisamos de
muitas coisas para viver... argumentou a garota.
- É verdade,
concordou a mãe. Mas, às vezes, imaginamos que precisamos muito de coisas
inúteis ou que não podemos comprar. Não é errado querer ter conforto e
aproveitar as coisas que temos. Mas o principal objetivo da vida não é adquirir
coisas materiais.
- A gente vale pelo
que é, não pelo que tem - lembrou a garota.
- Isso mesmo, disse
Dona Carla com carinho. Cada pessoa deve ser amada pelo que é e pelo esforço
que faz para possuir as virtudes ensinadas por Jesus: amor, paz, perdão,
caridade... A verdadeira felicidade independe do que se pode comprar, porque
ela vem da paz e do amor que temos no coração.
Quanto ao celular,
elas combinaram que Lara não ganharia o aparelho apenas porque está na moda ou
os seus colegas têm. Mas, quando ela tiver realmente necessidade de um, se seus
pais puderem comprar, ela terá o telefone, sim.
LISTA DE DESEJOS
1)__________________________________________________
2)__________________________________________________
3)__________________________________________________
4)__________________________________________________
5)__________________________________________________
6)__________________________________________________
7)__________________________________________________
8)__________________________________________________
9)__________________________________________________
10)__________________________________________________
11)__________________________________________________
12)__________________________________________________
13)__________________________________________________
14)__________________________________________________
15)__________________________________________________
PARA CASA
1) Você está vendo o tesouro que foi encontrado? Sabe o que
há nele? São os verdadeiros tesouros... os bens espirituais. Marque com um X o
que você acha que está dentro desse tesouro.
( ) Boneca Polly (
)Caridade (
) Bondade ( ) Mochila do Batman ( ) Estudo
( ) Calma ( ) Carrinhos (
) Lealdade ( ) Confiança (
) Tênis com rodinhas
( ) Vídeo Game (
) Dinheiro ( ) Paz ( ) DVD’s ( ) Prece
( ) Celular ( ) Humildade (
) Amor ( ) Roupas Novas ( )
Paciência
4 comentários:
Parabéns pelo material, me ajudou muito!!!!
grande abraço a todos.
Vinícius/Olímpia-SP
Segunda vez que vou utilizar essa sugestão. Adaptei para os jovens e agora com os pequenos!
Parabéns!
O material é excelente, muito tem ajudado no peparo das aulas. Obrigada
Obrigada! Também vou utilizar nas aulas! Grande abraço!
Postar um comentário