Resta Um
-
Material necessário: 33 tampinhas de refrigerante, caixa ou pedaço de papelão
quadrangular (pode ser 30x30), 32 bola de gude, pedaços de papel colorido, fita
crepe ou dupla face.
-
Formação: um participante sentado numa mesa.
-
Desenvolvimento: Forra-se a parte de dentro das tampinhas com círculos
confeccionados com os papéis coloridos, de modo que tape seu fundo. Colam-se as
tampinhas, deixando a parte onde foi colado o papel, para cima, com fita dupla
face ou outro tipo de fita crepe e coloque uma bolinha de gude em cada
tampinha, menos na do meio. Sobre cada casa em círculo é colocada uma pedra,
exceto na casa central. O jogo consiste em fazer saltar as pedras umas sobre as
outras, nos sentidos horizontal e verticais, desde que a casa seguinte naquele
sentido esteja livre. Cada vez que
pulamos sobre uma pedra, tiramos esta do jogo. Só se toma pedras em linha reta.
O jogo prossegue com seguidos saltos.
- Finalização: o jogo termina quando não for mais possível tomar-se
mais nenhuma pedra.
- Comentários: O objetivo maior é deixar apenas uma pedra sobre o
tabuleiro. É possível deixar essa última pedra na casa central ou em outras
partes do tabuleiro.
O Jogo do
Gato e Rato
- Material necessário: 4
rolhas, E.V.A., uma tampa de panela, plasticor, retalhos de fios.
- Formação: participantes
sentados em círculo.
- Desenvolvimento:
Recorta-se o E.V.A em formato de um círculo com uns 15 cm de diâmetro. Com as
rolhas, plasticor, e fios confeccionam-se os ratos, desenhando um rosto,
fazendo as orelhas e o rabo. Jogam cinco
jogadores. Quatro deles serão os ratos e um deles será o gato que ficará com a
tampa da panela. Cada um segura o seu rato pelo rabo, devendo ficar atento para
puxá-lo para fora do círculo, na hora em que o gato tentar prender os ratos,
utilizando a tampa. Esta deverá ser do tamanho do círculo de E.V.A. Os ratos
presos são eliminados.
- Finalização: O jogo
termina quando todos os ratos forem eliminados. O rato que for vencedor, poderá
ser o gato na próxima partida.
- Comentários: Este jogo
também foi retirado do livro “Vamos criar com rolhas?”, de Sabine Lohf, Editora
DCL.
Quantos
pontos eu fiz?
- Material necessário: uma
caixa de ovos (para 24 ovos), tintas (umas 5 cores diferentes), 5 bolinhas de
isopor pequenas.
- Formação: participantes
sentados num círculo.
- Desenvolvimento: Pinta-se
os buracos da caixa com tinta de forma aleatória, alternando as cores, sendo
cada buraco pintado com uma cor. Define-se valores para as cores das casinhas
(ex: casas azuis valem 10 pontos, as vermelhas valem 15,...) Cada participante,
na sua vez, arremessa as 5 bolinhas ao mesmo tempo ou uma de cada vez (essa
variação pode ser combinada no início do jogo). Somam-se os pontos de acordo
com o lugar onde as bolinhas caírem.
- Finalização: Ao final da
partida, o jogador que tiver conseguido o maior número de pontos será
considerado o vencedor.
- Comentários: Ao definirem
os pontos correspondentes a cada cor, é importante lembrar que as cores menos
usadas devem valer sempre mais pontos, pois a possibilidade de cair uma bolinha
nessa cor é menor. Este jogo foi retirado do livro “Criatividade, meu livro de
idéias”, de Leo Amorim, Editora Bloch Educação, com o nome de Jogo Colorido.
Futebol de
Assoprão
- Material necessário: Uma
tampa de papelão ou isopor com borda (tamanho 30 x 15 mais ou menos), dois
canudos, uma bolinha de isopor e tinta.
- Formação: participantes
sentados em um círculo.
- Desenvolvimento: Para
confeccionar-se o jogo, pinta-se na tampa um campo de futebol, com suas
marcações. Disputam dois jogadores, cada um em posse de um canudo. A bola será
colocada no meio do campo. Cada jogador através do seu assopro no canudo deverá
tentar fazer gol no adversário.
- Finalização: Ganhará o
jogo quem fizer mais gol.
- Comentários: Este jogo
foi sugerido no livro “Atividades Lúdicas para Crianças na Faixa Etária de 0 a
10 anos”, das autoras Cláudia Inês Horn, Jacqueline da Silva Harres e Juliana
Pothin, da Editora Univates. As regras do jogo devem ser definidas antes da
partida. Pode ser cronometrado um tempo para o jogo.
Soprador
- Material necessário: uma garrafinha
de iogurte (200 gr), 1 bola de isopor (30 mm), um cilindro de plástico com mais
ou menos uns 15 cm, fita durex colorida.
- Formação: sem formação
específica. Participantes dispersos pelo local.
- Desenvolvimento: Fura-se
a garrafinha de iogurte na base inferior, onde será colocado o cilindro de
plástico. Veda-se com a fita durex para não permitir que o ar escape por esse
buraco. Coloca-se a bola de isopor na abertura da garrafinha. A criança deverá
soprar pelo cilindro, fazendo com que a bola de isopor se movimente, cuidando
para não deixá-la cair.
- Finalização: a
brincadeira termina quando declina o interesse.
- Comentários: Sugestão no
livro “Atividades Lúdicas para Crianças na Faixa Etária de 0 a 10 anos”, das
autoras Cláudia Inês Horn, Jacqueline da Silva Harres e Juliana Pothin, da
Editora Univates. Este brinquedo permite a realização de movimentos
respiratórios. Pode ser feita também uma corrida, onde cada participante terá o
seu soprador. Estes disputam para ver quem chega primeiro à linha de chegada
sem derrubar sua bolinha no chão.
Balança
- Material necessário: 1
lata de Nescau, 1 cabide de madeira, 1 cabide de plástico, retalhos de fios, 2
cestas do mesmo tamanho, miniaturas de frutas e pedrinhas.
- Formação: participantes
sentados em um círculo.
- Desenvolvimento:
Colocam-se as pedrinhas na lata para dar suporte a haste que sustentará a
balança. Fura-se a tampa da lata onde será colocado o pau do cabide de madeira
na vertical. Na extremidade da ponta desta haste, será preso o cabide de
plástico, com auxílio de um durex ou fios. Nas duas extremidades do cabide de
plástico serão presas às cestas (cada uma para um lado do cabide), também com o
auxílio de fios. Este brinquedo pode ser usado como um material pedagógico sem
regras específicas, possibilitando que a criança faça comparações sobre o peso
de objetos, como miniaturas, brinquedos, elementos da natureza, entre outros.
- Finalização: a
brincadeira termina quando declina o interesse.
- Comentários: A cesta pode
ser confeccionada com caixas, porém ambas devem ter o mesmo tamanho.
Corrida do
Balde
- Material necessário: 4
potes de iogurte natural, 40 folhas coloridas, palitos de picolé, um dado de
quantidade.
- Formação: participantes
dispersos numa sala.
- Desenvolvimento: Confeccionam-se
quatro trilhas unindo as folhas coloridas com durex. Cada trilha terá 10
folhas. Com os potes de iogurte, confeccionam-se baldes, usando fios para
representar sua alça. Jogam 4 participantes. Cada um terá um balde e uma
trilha. Define-se quem começará a partida através do dado. Este jogará o dado e
avançará uma casa na sua trilha. O número que cair no dado representará a
quantidade de palitos que o jogador deverá colocar no balde. O jogo prossegue
até que todos cheguem ao final da sua trilha. Para se definir o vendedor, os
jogadores deverão contar os números de palitos que têm no seu balde.
- Finalização: Quem tiver
conseguido mais palitos será o vencedor.
- Comentários: Podem ser
utilizados 2 dados para o jogo. Note-se que o jogador sempre avançará uma casa
na sua jogada. O dado definirá apenas o número de palitos colocados no balde. A
pista poderá ser desenhada no chão com giz, ao invés de ser feita com folhas. O
número de participantes pode ser maior que 4, porém cada um deverá ter o seu
balde e sua trilha.
- Variação do jogo: Corrida
do Caminhão. As regras são as mesmas, porém ao invés de balde, confeccionam-se
caminhões com caixas variadas.
O que tem e
o que não tem?
- Material necessário: uma
caixa de sapato, uma caixa de leite, várias sucatas ou objetos.
- Formação: participantes
sentados em um círculo.
- Desenvolvimento: Foram-se
as caixas com papel de presente. Elas também podem ser pintadas com tinta.
Jogam, no mínimo, 3 jogadores. Um será o coordenador que colocará todas as
sucatas e objetos, juntamente com a caixa de leite, dentro da caixa maior. Os
jogadores deverão observar quais são os objetos presentes nessa caixa. Após um
minuto de observação, mais ou menos, o coordenador, longe dos demais jogadores,
deverá escolher um dos objetos e escondê-lo dentro da caixa de leite.
- Finalização: Quem
identificar em primeiro lugar o objeto ocultado, será o vencedor.
- Comentários: Sugestão no
livro “Atividades Lúdicas para Crianças na Faixa Etária de 0 a 10 anos”, das
autoras Cláudia Inês Horn, Jacqueline da Silva Harres e Juliana Pothin, da
Editora Univates. Podem ser definidas rodadas para ver quem será o vencedor.
Para isso, organiza-se uma tabela com o nome dos participantes, pontuando quem
descobriu o objeto em cada rodada. Ao final de 10 rodadas, por exemplo,
verifica-se quem pontuou mais vezes.
Carrinho de
garrafa
- Material necessário: duas
garrafas de refrigerante de dois litros, guizos ou pedrinhas, barbante e durex
colorido.
- Formação: sem formação
específica. Participantes dispersos pelo local.
- Desenvolvimento:
Cortam-se as duas garrafas ao meio. Dentro de uma delas, é colocado os guizos
ou as pedrinhas. Encaixa-se a outra garrafa, fechando-as. Podem ser feitos
buracos nas garrafas para sair mais o som dos guizos ou pedrinhas. Com um ferro
quente, fura-se as duas garrafas na sua base inferior, passando o barbante
entre os dois buracos e amarrando-os para não soltarem. Forma-se então uma
espécie de alça. As garrafas podem ser enfeitadas com durex colorido. As
crianças puxam pela corda o carrinho. Este fará movimentos circulares, fazendo
com que os guizos e pedrinhas emitam sons.
- Finalização: a
brincadeira termina quando declina o interesse.
- Comentários: Esse é um
brinquedo que pode ser usado desde o berçário, pois trabalha a coordenação
motora, o equilíbrio, além de ser um estímulo visual e auditivo. Com crianças
maiores, o ideal seria que cada criança confecciona-se o seu, com o auxílio de
um adulto para cortar as garrafas e fazer os furos. Pode ser organizada uma
corrida entre os carrinhos, disputando para ver quem chega primeiro.
- Variações do jogo: Com a
parte que sobrou das duas garrafas, é possível fazer o jogo Vai e vem. Para
isso será necessário: as duas partes do gargalo que sobrou das garrafas
descartáveis, fita durex colorida, 4 pedaços de 20 cm de mangueira, cordão de
nylon. Para confeccioná-lo, encaixa-se uma garrafa na outra, passando dois
pedaços de cordão dentro delas. Na extremidade dos dois cordões (nas 4 pontas)
amarram-se os pedaços de mangueira, formando um círculo para proteger as mãos
das crianças. A regra do jogo é a seguinte: duas crianças pegam as pontas do
cordão (segurando uma ponta em cada mão), abrindo e fechando os braços para que
a garrafa deslize de uma ponta a outra.
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