Deus
e o infinito
Provas
da existência de Deus
Atributos da
Divindade
Apresentar a Natureza como obra de
Deus
Desenvolver o sentimento de amor à
Natureza.
Os minerais - levar a criança a
perceber a importância dos minerais
Os vegetais - a importância dos
vegetais, a beleza e diversidade.
Os animais - a importância e
diversidade dos animais
Os homens - o homem como parte da
Natureza, criado por Deus
Destacar que só existe um Deus,
todo-poderoso, que sempre existiu e não muda. Deus é bom e justo. Jesus nos
ensinou que “Deus é nosso Pai”
Podemos “conversar” com Deus através
da prece.
Vivenciar a prece em todas as
atividades, daqui em diante.
Espírito
e matéria
Propriedades
da matéria
Espaço universal
Levar a criança a compreender que é um
Espírito e possui um corpo material e ao mesmo tempo a valorizar e cuidar do
próprio corpo:
- Sou um Espírito e tenho um corpo de
matéria
- Sou filho de Deus, meu Pai e criador
de todas as coisas.
- Como Espírito posso agir sobre a
matéria: correr, pular, brincar...
Conhecimento do próprio corpo: os
órgãos dos sentidos.
Cuidados com o próprio corpo - higiene
e alimentação
Trabalhar
com as diferentes propriedades da matéria através dos órgãos dos sentidos:
diferentes sabores, odores, cores, sons, qualidades.
Ampliar
o assunto se o grupo estiver em condições de assimilar:
Introduzir gradualmente a noção de
espaço imensamente “grande”.
Formação
dos mundos
Formação
dos seres vivos
Povoamento
da Terra. Adão
Diversidade
das raças humanas
Pluralidade
dos mundos
Destacar
que Deus é o criador de tudo o que existe.
Deus
criou os minerais, as plantas, os animais e todos os seres vivos.
Deus
é o criador do homem e, portanto, nosso Pai.
Desenvolver
o sentimento de amor e respeito pelas obras de Deus
Despertar
para a necessidade de preservação da Natureza.
As
diferentes raças. Todos foram criados por Deus. Todos somos irmãos.
Ampliar
o assunto se o grupo estiver em condições de assimilar:
Deus
criou as estrelas e os planetas que são mundos semelhantes à nossa Terra.
Seres
orgânicos e inorgânicos
A
vida e a morte
Inteligência
e instinto
XI - OS TRÊS REINOS (da 2a. parte)
Os
minerais e as plantas
Os
animais e o homem
“Os
três reinos” deve ser estudado desde o início das atividades, como parte
integrante da Natureza e não de forma isolada.
Neste
item verificar a diferença entre:
-
os seres que não têm vida (minerais), os
serem que têm vida e não andam (vegetais), seres que têm vida e andam ou voam
(animais)
Identificar
que existe uma diferença entre uma pedra e uma planta.
A
planta tem algo que a pedra não tem e é o que lhe dá vitalidade (principio
vital) - as plantas têm vida orgânica, mas não pensam
Identificar
que existe uma diferença entre uma planta e um animal.
O
animal tem algo que a planta não tem - uma inteligência chamada instinto. O
instinto é uma inteligência não racional.
Identificar
que existe uma diferença entre o animal e o homem. O homem tem algo que o
animal não tem - uma inteligência mais aprimorada
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