VAMOS VIVENCIAR MELHOR O MOMENTO PRESENTE?




OBJETIVO:
Incentivar os alunos a refletirem sobre as coisas boas que já possuem em suas vidas. Estas coisas boas podem ser a saúde perfeita, o teto que nos abriga, suas famílias, os anos de estudo que já trilharam, enfim, tudo aquilo que eles já “conquistaram” para a vida deles, e que é a base a partir da qual construirão o futuro que almejam.  Agradecimento por tudo que temos.

INCENTIVAÇÃO INICIAL:
Bom, vamos começar o tema de hoje. Tem alguém que não quer ser feliz? Ah, pelo visto, todo mundo quer, não é?  Por aí o mundo nos mostra várias coisas que às vezes nos transmitem a idéia de felicidade, sem na verdade ser, principalmente a riqueza.  Só que às vezes olhamos para nos mesmos e vemos o quanto estamos distantes do que queremos alcançar e ficamos tristes e insatisfeitos, imaginando que jamais poderemos ser felizes por não termos uma porção de coisas.  Com o tema de hoje iremos pensar um pouquinho sobre isso. 

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:
Vamos pensar que a nossa vida é como a construção de uma casa.  Vocês já viram como é a construção de uma casa?  Por acaso o pedreiro começa a levantar a parede a partir da superfície do terreno?  É claro que não.  Ele primeiro escava uma vala bem funda e prepara o terreno para suportar o peso das paredes e do telhado, fazendo os alicerces, que são a base da futura casa que será construída.  Vamos imaginar que a nossa vida seja como uma casa em construção, que já tem os alicerces prontos e que já está no momento de levantar as paredes.  A casa portanto não existe ainda, ela é apenas um sonho.  É como se fosse o sonho da vida da gente.  E a base da casa é como se fosse a nossa vida atual, a realidade.  Vocês acham que dá para construir uma casa em um solo ruim, numa base ruim?  É claro que não, pois na primeira chuva a casa desmancharia.  Da mesma forma na vida da gente, precisamos ter projetos de vida, saber o que queremos construir no futuro.  Aquelas pessoas que pensam que não tem nada de bom na vida podem pensar que não tem uma base adequada para construir seus objetivos.  Porém, isto não é verdade , pois todos nós temos pontos bons e firmes em que nos basear.  Afinal, Deus Nosso Pai nos ofereceu tudo aquilo que precisaríamos para sermos felizes.  Cabe a nós percebermos todos os presentes que Deus já nos deu, ou que Ele nos permitiu conquistar, para, em agradecendo o que já somos e o que já possuímos, conquistarmos ainda mais.  E a vantagem de pensar assim é que nos sentimos melhor e mais felizes desde já, vislumbrando dias ainda melhores, quando a casa estiver pronta, isto é, nossos objetivos estiverem realizados.  Mas, quais são os pontos firmes de que dispomos?  Cada um poderá em separado pensar nas coisas boas que tem.  Vamos pensar bem positivamente e extrair de todas as pequenas partes que compõe a nossa vida seu lado positivo: nossa saúde, nosso corpo perfeito, nossa família, nossa casa, nossos anos de estudo (que conquista! Quantas pessoas não tem nem a metade do estudo que vocês já tem hoje!), esta escola que nos recebe, um animalzinho de estimação que temos, etc… Enfim, temos um montão de coisas a agradecer pessoal! Vamos nos lembrar de agradecer todos os dias a Deus por tudo de bom que Ele nos deu.  E vamos ficar felizes por isso! O futuro de cada um de nós é conseqüência do que fizermos hoje.  Assim, ao invés de pensarmos no futuro pensemos no presente, no hoje.

TEXTO DE APOIO: 
DICAS PARA VIVENCIAR MELHOR O MOMENTO PRESENTE:

1. Enumere as coisas boas que você tem na vida.  Uma vez que tome consciência do seu valor e do quanto possui a seu redor, o sorriso voltará a seus lábios, a música voltará a tocar em você e finalmente, será capaz de ir em frente , em direção à vida que Deus prometeu a você…cheio de graça, força e confiança.
2. Hoje e todos os dias produza mais do que esperam que faça e mais do que é pago para fazer.  Metade da vitória do sucesso estará conquistada quando aprender o segredo de se empenhar mais do que o esperado em tudo o que se faz.  Seja valioso a ponto de se tornar indispensável em todas a atividades que você realizar.  Exercite o privilégio de poder andar um quilômetro extra na caminhada e curta todas as recompensas que receber.  Você as merece!
3. Sempre que cometer um erro ou sentir que a vida lhe passou uma rasteira, não fique muito tempo olhando para trás.  Os erros são a maneira que a vida encontra para lhe ensinar alguma coisa.  Sua capacidade de cometer erros ocasionais é inseparável da sua capacidade de atingir objetivos propostos.  Ninguém vence sempre e seus fracassos, quando acontecem, são apenas parte do seu desenvolvimento.  Desvencilhe-se de seus erros.  Como conhecerá seus limites sem uma derrota ocasional?  Não desista nunca.  Seu dia chegará.
4. Construa o dia de hoje sobre uma base de pensamentos agradáveis.  Nunca se irrite com pequenas imperfeições que você teme possam impedir seu progresso.  Lembre-se, sempre que for necessário, de que você é um seu criado por Deus e tem o poder de alcançar seus sonhos, elevando seus pensamentos positivamente.  Você pode voar.  Basta que assim o decida. Nunca pense em derrota outra vez.  Faça com que a fantasia de seu coração esteja presente no seu projeto de vida.  Sorria!
5. Deixe seus atos falarem por você, mas esteja sempre em guarda contra as terríveis armadilhas do falso orgulho e da presunção, que podem interferir em seu progresso.  Da próxima vez que ficar tentando de vangloriar de alguma coisa, simplesmente coloque a mão fechada dentro de um balde cheio d’água.  Quando retirá-la, o tamanho do buraco que ficar lhe dará a exata medida de sua importância.
6. Cada dia é um presente especial de Deus e, mesmo que a vida não seja sempre justa, nunca permita que as dores, os obstáculos e as desvantagens do momento envenenem suas atitudes e seus planos pessoais para o futuro.  Você não pode vencer nunca se se revestir de uma feia autopiedade.  O som amargo das lamentações certamente afastará qualquer oportunidade de sucesso.
7. Nunca mais entulhe seus dias ou noite de tantas coisas menores e sem importância a tal ponto que o impeçam de ter tempo para encarar os desafios reais quando eles aparecerem.  Isso se aplica não só à diversão, mas também ao trabalho.  O dia em que apenas se sobrevive não é motivo para comemoração.  Você não está aqui para desperdiçar seu precioso tempo quando tem a capacidade de realizar muito mais com uma simples modificação de sua rotina.  Acabe com o trabalho que não leva a nada.  Não mais de esconda do sucesso.  Abra tempo e espaço para seu crescimento.
8. Viva o dia de hoje como de fosse o último de sua vida. Faça com que hoje seja seu melhor dia do ano. Lembre-se de que só existe “amanhã” nos calendários dos tolos.  Esqueça as derrotas de ontem e ignore os problemas de amanhã.  As palavras mais tristes que você pode pronunciar são: “Se eu pudesse viver outra vez…” Não pense assim! Hoje é seu dia!
9. A partir de hoje, trate todos que encontrar, amigo ou inimigo, conhecido ou estranho, como se fossem morrer à meia noite.  Estenda a cada pessoa, Não importa o quanto seja trivial seu contato com ela, todo o carinho, bondade, compreensão e amor que puder.  Faça isso sem pensar em retorno.  Sua vida nunca mais será a mesma.
10. Ria de você mesmo e da vida.  Não com o espírito de deboche ou como lamento de autopiedade, mas como um remédio, uma droga milagrosa, que aliviará sua dor, curará sua depressão e o ajudará a analisar com perspectiva aquela derrota aparentemente terrível que acabou de sofrer.  Libere a tensão, a ansiedade e livre-se das preocupações, rindo dos momentos difíceis.  Liberte assim sua mente para pensar com clareza na solução que procura.  Nunca se leve a sério demais.
11. Nunca se negligencie de pequenas coisas.  Nunca se furte àquele esforço extra, àqueles minutos adicionais, àquela palavra doce de elogio ou agradecimento, à liberação do que você tem de melhor.  Não importa o que os outros pensam.  No entanto, é da maior importância o que você pensa a seu próprio respeito.  Você nunca poderá fazer o melhor possível – o que deve ser sempre sua marca registrada – , se ficar evitando dificuldades e reduzindo responsabilidades.  Você é especial.  Comporte-se como tal.
12. Saúde todas as manhãs com um sorriso.  Encare o dia que está começando como mais uma benção de seu Criador, mais uma oportunidade de ouro para completar o que você não foi capaz de terminar no dia anterior.  Seja seu próprio motor de ignição. Faça com que sua primeira hora do dia estabeleça o pique de um comportamento positivo de sucesso que, certamente, se fará ecoar por todo o resto do dia.  O dia que jamais voltará.  Não o desperdice com um mau começo ou absolutamente nenhum começo.  Você não nasceu para fracassar.
13. Você alcançará seu grande sonho, um dia de cada vez.  Assim, trace objetivos para cada dia.  Ao invés de projetos longos e difíceis, estabeleça  tarefas que o levem, passo a passo, na direção de seu arco-íris.  Anote-as se for preciso, mas limite a sua lista, para que não tenha que arrastar os assuntos inacabados de hoje para o dia de amanhã.  Lembre-se que você não pode construir uma pirâmide em 24 horas.  Seja paciente.  Nunca se permita que seu dia fique entulhado de tal forma que acabe por fazer com que você esqueça de seu objetivo mais importante – fazer o melhor possível, usufruir deste dia e repousar satisfeito com o que realizou.
14. Nunca permita que alguém o derrube e, dessa forma, atire uma pá de tristeza e derrota em todo o seu dia.  Lembre-se de que não é necessário nenhum talento, nenhum sacrifício, nenhuma inteligência especial, nenhum caráter, para que alguém se estabeleça no ramo de detectar os erros alheios.  Nenhum elemento externo pode ter influência sobre você, a menos que permita.  Seu tempo é precioso demais para ser sacrificado em dias desperdiçados no combate a coisas menores como o ódio, o ciúme e a inveja.  Proteja a sua frágil vida cuidadosamente.  Só Deus é capaz de fazer desabrochar uma flor, mas qualquer criança boba pode fazê-la em pedaços.
15. Tenha consciência de que a verdadeira felicidade está dentro de você.  Não desperdice tempo e esforço procurando paz, contentamento e alegria fora de você.  Lembre-se de que a felicidade não está no fato de ter ou  alcançar, mas sim no ato de dar.  Estenda sua mão.  Compartilhe.  Sorria.  Abrace.  A felicidade é um perfume que você não pode passar para os outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos.


(FONTE: A MELHOR MANEIRA DE VIVER – OG MANDINO – 3.ED. – RIO DE JANEIRO: RECORD,1990)

FIXAÇÃO: Discutir as 15 dicas de como vivenciar melhor o momento presente.  Dividir a classe em grupos para a elaboração de uma letra de música que fale sobre o tema da aula.
BOA AULA!
by: SEARA BENDITA INSTITUIÇÃO ESPÍRITA

0 comentários:

Postar um comentário